Sinop
Câmara propõe mudança na lei para coibir o nepotismo
Alteração na legislação proíbe empregar parentes de políticos eleitos até o terceiro grau
Política | 31 de Agosto de 2020 as 16h 39min
Fonte: Jamerson Miléski

A Câmara de vereadores de Sinop iniciou nesta segunda-feira (31), o processo para tornar ilegal a contratação de parentes de políticos, em cargos públicos. Durante a sessão ordinária, o colegiado aprovou, por unanimidade, a proposta de emenda à lei orgânica municipal.
O projeto, de autoria do vereador Ademir Bortoli (PRB), cria novas normas para nomeação de servidores públicos nos chamados “cargos de confiança” – que são ocupados por livre escolha do político eleito.
A proposta de Bortoli inclui um 13º inciso no artigo 87 da lei orgânica municipal. Esse inciso proíbe a nomeação de cônjuges, companheiros ou parentes, em linha reta ou colateral, até o 3º grau, de prefeitos, vereadores e secretários da administração direta, indireta ou autarquias municipais.
Com esse texto, um parente de um vereador – ou mesmo de um secretário – não pode mais ser lotado em um cargo comissionado na prefeitura, na própria Câmara, na Ager ou mesmo no Previ-Sinop. O mesmo vale para os parentes do prefeito eleito.
Caso essa legislação se estabeleça, o ato de nomear um parente se torna automaticamente nulo.
Segundo Bortoli, autor da proposição, a matéria não foi aprovada em primeira a única votação para que os demais vereadores tenham oportunidade de apresentar emendas. Ele citou como exemplo a sugestão dada por colegas para incluir também o vice-prefeito nas vedações referentes ao nepotismo.
Bortoli diz que decidiu formular a proposição ao tomar conhecimento da decisão do Supremo Tribunal Federal que reconheceu a autonomia da Câmaras e Assembleias deliberarem sob as legislações que vedam a prática do nepotismo.
O projeto foi aprovado em primeira votação e voltará à apreciação na sessão da próxima semana. Para que a norma entre em vigor, é necessário maioria plena, com 10 dos 15 vereadores votando a favor.
Notícias dos Poderes
Após perder visto dos EUA, Moraes toma primeira medida contra Eduardo Bolsonaro
Ministro do STF determina inclusão de publicações do deputado em inquérito após Eduardo apoiar sanções americanas contra ele
19 de Julho de 2025 as 13h41Prefeito Roberto Dorner mobiliza prefeitos de MT para diálogo estratégico sobre o novo Código Tributário
18 de Julho de 2025 as 17h28‘Suprema humilhação’, diz Jair Bolsonaro sobre operação da Polícia Federal
18 de Julho de 2025 as 10h02Bolsonaro é alvo de mandado de busca e passará a usar tornozeleira eletrônica
18 de Julho de 2025 as 09h59ALMT aprova projeto de Janaina que garante às gestantes direito de escolher tipo de parto no SUS
18 de Julho de 2025 as 10h00Como os deputados federais de MT votaram em projeto que flexibiliza regras ambientais
O texto, apelidado por ambientalistas e entidades da sociedade civil de “PL da Devastação”, foi aprovado na madrugada
17 de Julho de 2025 as 15h49