Sinop
Câmara implanta comissão de ética para apurar quebra de decoro
Falas de Élbio gravadas por Marcos Vinícius motivaram o procedimento
	  
	  Política | 26 de Agosto de 2025  as 10h 23min
     Fonte: Jamerson Miléski

O vereador de Sinop, Élbio Volweis (Podemos), vai responder por quebra de decoro parlamentar. Uma comissão de ética foi estabelecida durante a sessão ordinária desta segunda-feira (25). Caso a denúncia seja confirmada, no mais drástico dos cenários, Élbio pode ter seu mandato cassado pelos seus pares.
A denúncia foi apresentada pelo vereador Marcos Vinícius (PSDB), que também é Corregedor da Câmara de Sinop – cargo que tem a função de recepcionar denúncias de violação ética e quebra de decoro por parte dos vereadores. Nesse caso, Marcos Vinícius foi quem presenciou a conduta geradora do processo.
O processo é resultado de um embate entre os dois vereadores. Marcos Vinícius apresentou um projeto de lei que impedia o poder público contratar servidores que já tivessem sido condenados pela Justiça em ações eleitorais. A proposta atinge frontalmente uma assessora de confiança contratada por Élbio. Durante a sessão da semana passada, quando o projeto de Marcos Vinícius foi apresentado, Élbio fez críticas pessoais ao colega vereador, mirando na sua profissão. Élbio equiparou os clientes de Marcos Vinícius como advogado - alguns criminosos integrantes de facção - ao próprio vereador. A fala foi repudiada pela OAB Sinop (Ordem dos Advogados do Brasil), inclusive com o presidente da entidade, Reginaldo Monteiro, fazendo uso da tribuna na sessão de ontem. “A Advocacia não defende o crime, não é conivente com a criminalidade. O advogado não pode ser associado ao cliente. O advogado defende o direito e a devida aplicação da lei, da constituição e a ampla defesa”, resumiu o presidente da Ordem.
Durante a semana, Élbio foi até Marcos Vinícius “dar uma dura”. Em tom áspero, o vereador disse que “Fernando Brandão se f*deu porque foi desrespeitoso, porque achou que era melhor que a comissão de ética”, disse Élbio. Marcos Vinícius gravou a fala e apresentou o áudio como indício para abertura do processo disciplinar.
Fernando Brandão, citado por Élbio, foi o primeiro e único vereador que já teve seu mandato cassado em Sinop. Liderança política jovem, em plena ascensão, Brandão foi cassado pelos seus pares em 2017, no seu segundo mandato, sob a acusação de “rachadinha” - receber parte do salário dos seus assessores como uma “comissão”. Um ano depois os dois servidores declararam que a história foi inventada, mas Brandão não conseguiu reverter a cassação e desapareceu do cenário político.
A comissão que irá apurar a denúncia contra Élbio é formada por Dilmair Callegaro (PL), Moisés Tavares (PL) e Ênio Pasuch (PSDB). Nos próximos dias os 3 vereadores devem se reunir para eleger um presidente, relator e membro. Cabe a comissão investigar os fatos narrados e apresentar um desfecho a corregedoria.
Notícias dos Poderes
Mendes tem 49%; Janaina é opção de 37% e Fávaro tem 20%
Pesquisa é do instituto Real Time Big Data, e ouviu 1.200 pessoas entre sábado (1º) e esta 2ª feira (3)
04 de Novembro de 2025 as 08h25Presidente do TJ diz que não vai recuar de reajuste a servidores
Governo aponta que o reajuste pode gerar um impacto bilionário nos cofres e efeito cascata nos Poderes
04 de Novembro de 2025 as 09h00Wellington Fagundes lidera disputa pelo governo de Mato Grosso, aponta pesquisa
03 de Novembro de 2025 as 14h33TJ aumenta em 150% valor de desapropriação de áreas em cidade de MT
Locais serão usados para ferrovia
03 de Novembro de 2025 as 08h48Michelle Bolsonaro desembarca em Sinop para evento com mulheres do PL em Sorriso
Encontro reúne lideranças femininas do Partido Liberal e marca agenda política de Michelle Bolsonaro no estado
31 de Outubro de 2025 as 16h01Câmara de Sinop ganha estação de TV
Emissora fará parte da Rede Legislativa, da Câmara Federal
31 de Outubro de 2025 as 10h11Lula sanciona lei que endurece combate a crime organizado e amplia proteção a agentes
Lei tipifica as condutas de
30 de Outubro de 2025 as 13h00