Sinop
Câmara define membros da CPI do Nepotismo
Investigação de parentes nomeados para cargos públicos será concluída em 2020
Política | 03 de Dezembro de 2019 as 09h 02min
Fonte: Jamerson Miléski

A Câmara de Sinop definiu na sessão ordinária de ontem, segunda-feira (2), os vereadores que irão compor a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), instaurada para apurar a existência de nepotismo na gestão pública do município.
Foram nomeador para compor a comissão os vereadores Joacir Testa (PDT), Leonardo Visera (PP), Joaninha (MDB), Ícaro Severo (PSDB), e Billy Dal’Bosco (PL). Todos os partidos foram contemplados na formação da CPI, respeitando a proporcionalidade estabelecida por lei. Cabe aos membros eleger, entre si, quem será o presidente e o relator da comissão.
Os vereadores terão prazo de 120 dias, prorrogáveis por mais 60 dias, para encerrar a CPI. Com isso a comissão irá atravessar o recesso legislativo do final de ano e concluir os trabalhos apenas em 2020. Essa será a 6ª CPI instaurada nessa legislatura.
O pedido de abertura da CPI do Nepotismo foi apresentado pelo vereador Adenilson Rocha (PSDB), com assinatura de outros 6 vereadores.
A comissão produzirá um relatório final que deverá ser encaminhado ao Ministério Público, para que tome as medidas legais cabíveis.
A prática de “empregar parentes” é recriminada pela súmula vinculante 13 do Supremo Tribunal Federal, que veta expressamente o nepotismo na gestão pública.
A Câmara possui cerca de 20 cargos em comissão, que a rigor são nomeados politicamente, cabendo a definição final ao presidente do legislativo. Na prefeitura os cargos comissionados giram em torno de 450.
Notícias dos Poderes
Mendes cita crise no setor aéreo, mas crê em voos internacionais em 2025
21 de Julho de 2025 as 08h11Após perder visto dos EUA, Moraes toma primeira medida contra Eduardo Bolsonaro
Ministro do STF determina inclusão de publicações do deputado em inquérito após Eduardo apoiar sanções americanas contra ele
19 de Julho de 2025 as 13h41Prefeito Roberto Dorner mobiliza prefeitos de MT para diálogo estratégico sobre o novo Código Tributário
18 de Julho de 2025 as 17h28‘Suprema humilhação’, diz Jair Bolsonaro sobre operação da Polícia Federal
18 de Julho de 2025 as 10h02Bolsonaro é alvo de mandado de busca e passará a usar tornozeleira eletrônica
18 de Julho de 2025 as 09h59ALMT aprova projeto de Janaina que garante às gestantes direito de escolher tipo de parto no SUS
18 de Julho de 2025 as 10h00Como os deputados federais de MT votaram em projeto que flexibiliza regras ambientais
O texto, apelidado por ambientalistas e entidades da sociedade civil de “PL da Devastação”, foi aprovado na madrugada
17 de Julho de 2025 as 15h49