Honraria
Câmara de Sinop cria medalha para “Ato Heroico”
Lei aprovada em segunda votação cria uma nova honraria para Sinop
Política | 27 de Março de 2019 as 17h 11min
Fonte: Jamerson Miléski

O sinopense que arriscar a sua vida para salvar o próximo, sem que essa função seja obrigação da sua profissão, irá ser condecorado com uma medalha pela Câmara de Sinop. A proposta está no Projeto de Resolução 002/2019, aprovado em segunda votação na sessão desta terça-feira (26).
O projeto é de autoria do vereador Adenilson Rocha (PSDB). A matéria trata da criação da Medalha do “Ato Heroico”, uma condecoração que será conferida pelos vereadores em exercício através de decreto legislativo, com a aprovação de dois terços da Câmara.
Atualmente, Sinop já conta com outras 3 honrarias atribuídas pelos vereadores à ilustres sinopenses vivos: a Comenda Colonizador Ênio Pipino, o Título de Cidadão Sinopense Benemérito e as Moções de Aplauso. Personalidades que já morreram ainda podem ser homenageadas com seus nomes batizando logradouros públicos, como ruas, avenidas, escolas, praças e postos de saúde.
A medalha do Ato Heroico, pelo projeto de lei, promete ser a mais “rara” honraria. Ela só será atribuída a quem tenha praticado um “ato heroico de salvamento da vida, com risco da própria vida, exceto quando em exercício da profissão, devendo existir provas concretas do feito para o reconhecimento”.
Na mensagem do projeto, o autor afirma que a intenção é premiar feitos de bravura praticados por pessoas do município. “É sabido por todos o quão importante é para nós vereadores a valorização de condutas exemplares em nosso Município, em especial daquelas que em fatos notórios, tenham demonstrado dedicação à causa pública, espírito de sacrifício ao próximo, altruísmo e coragem”, declarou Adenilson no texto.
A medalha será cunhada em formato circular, com 5 cm de diâmetro, estampando o brasão de Sinop circundado pelos dizeres: Ato Heroico - Poder Legislativo de Sinop.
A lei estabelece ainda que a Câmara mantenha um livro próprio que anotará as medalhas concedidas em ordem cronológica, com os nomes dos agraciados, o número do Decreto Legislativo e a data da entrega da Medalha.
O projeto de resolução estabelece ainda que as despesas para conceder tal medalha serão custeadas por um orçamento próprio, suplementadas se necessário.
O projeto vai para última votação na sessão da próxima segunda-feira, 1º de abril.
Notícias dos Poderes
Mauro Mendes: China recuou diante dos EUA, agora cabe ao governo Lula negociar solução
Para o governador de MT, Brasil precisa estabelecer diálogo direto com Washington diante da ameaça de taxas de 50%
25 de Julho de 2025 as 13h10Marçal é condenado à inelegibilidade pela terceira vez por ataques à adversários
24 de Julho de 2025 as 08h41Virginia Mendes admite disputar vaga na Câmara Federal, mas que decisão depende da família
22 de Julho de 2025 as 13h42Mendes cita crise no setor aéreo, mas crê em voos internacionais em 2025
21 de Julho de 2025 as 08h11Após perder visto dos EUA, Moraes toma primeira medida contra Eduardo Bolsonaro
Ministro do STF determina inclusão de publicações do deputado em inquérito após Eduardo apoiar sanções americanas contra ele
19 de Julho de 2025 as 13h41