Sinop
Câmara concede comenda para Jair Bolsonaro
Presidente da República será agraciado com a Comenda Colonizador Ênio Pipino
Política | 04 de Outubro de 2021 as 17h 50min
Fonte: Jamerson Miléski

O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro entra para o rol de cidadãos condecorados com a Comenda Colonizador Ênio Pipino - honraria que leva o nome do fundador da cidade de Sinop. A condecoração foi aprovada pela Câmara de vereadores de Sinop na sessão desta segunda-feira (4). Apenas a vereadora Graciela Santos (PT), foi contrária a conceder o título para o atual presidente da República.
A vereadora argumentou que a comenda não deveria ser concedida para uma pessoa que divulga a nação de forma negativa no exterior – citando como exemplo a passagem de Bolsonaro por Nova York, durante a assembleia geral das Nações Unidas. Graciele também afirmou que não existe uma única obra significativa que tenha sido feita por esse governo e selou sua fala lembrando dos 600 mil brasileiros mortos durante a pandemia de Covid-19.
O projeto de lei que concede a Comenda para Jair Bolsonaro foi proposto pelo vereador Ademir Bortoli (PRB). Para o autor, Bolsonaro é um ícone de uma revolução política em curso. “Essa simples homenagem ao nosso presidente da República se dá a um homem que está Comandando nossa nação com punhos de ferro. Um homem que colocou Deus acima de tudo, a família e a pátria. Um homem que mandou para Sinop no ano passado R$ 40 milhões na época da pandemia. Que se preocupou em colocar ministros que não tem mancha alguma e estão lutando pela Ferrogrão e o desenvolvimento da nossa cidade. Um homem que diz que vamos ter a universidade federal do Norte de Mato Grosso e a construção do IFMT. Tem que dizer mais alguma coisa?”, discursou Bortoli.
O vereador também argumentou que Bolsonaro nunca foi preso e que seu mandato nunca teve uma mancha de corrupção. Sobre a participação do presidente no ONU, Bortoli disse que Bolsonaro defendeu a região e o país. “Bolsonaro é abençoado por Deus. Quando Deus coloca a mão, quando Deus está à frente, esqueçam. Pode gritar, pode espernear. Enquanto Deus quiser esse homem vai comandar nossa nação com punhos de ferro. Porque é isso que nós precisamos para nosso país continuar no desenvolvimento que tá”, completou o vereador.
Toninho Bernardes (PL), Élbio Volksweis (Patriota) e Hedvaldo Costa (PRB), também fizeram falas em defesa de Bolsonaro. “Um homem honesto, íntegro e que está fazendo muito pelo Brasil. Acabou a era da bandidagem”, disse Toninho Bernardes.
“Ninguém foi atacado como esse homem, até fisicamente. Todos os dias trabalham para destruir a reputação desse homem. Quem ataca esse presidente é quem quer a aprovação do incesto, a liberação de drogas, quem quer matar uma criança no ventre da mãe e aprovar a lei de aborto. Quem ataca esse presidente quer a ideologia de gênero pra destruir as famílias de nosso país”, discursou Hedvaldo.
Além da Ferrogrão, da proposta de emancipar o campus da UFMT, da defesa da família e de “Deus”, os argumentos de defesa ao atual governo também incluíram a crítica ao antigo Governo, do PT. “Bandido, covarde, safado e ladrão, que deveria estar na cadeia”, disse Hedvaldo Costa, sem mencionar o nome do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. E emendou: “Vou fazer um desafio. Proponha um título de cidadão sinopense nessa casa para o ex-presidente do partido vermelho para ver o que acontece”, disse Hedvaldo, encerrando sua fala e deixando a tribuna.
Criada em 2003, a Comenda Colonizador Ênio Pipino é uma homenagem destinada aos pioneiros de Sinop, pessoas físicas e jurídicas, merecedoras de distinção, pela destacada atuação em sua respectiva área de atividade, que tenham contribuído para o desenvolvimento ou divulgação de Sinop, do Mato Grosso ou do Brasil.
Notícias dos Poderes
‘Suprema humilhação’, diz Jair Bolsonaro sobre operação da Polícia Federal
18 de Julho de 2025 as 10h02Bolsonaro é alvo de mandado de busca e passará a usar tornozeleira eletrônica
18 de Julho de 2025 as 09h59ALMT aprova projeto de Janaina que garante às gestantes direito de escolher tipo de parto no SUS
18 de Julho de 2025 as 10h00Como os deputados federais de MT votaram em projeto que flexibiliza regras ambientais
O texto, apelidado por ambientalistas e entidades da sociedade civil de “PL da Devastação”, foi aprovado na madrugada
17 de Julho de 2025 as 15h49Governador de SP tem agenda com Mauro, reunião com produtores e casamento em MT
16 de Julho de 2025 as 07h30PGR defende que Bolsonaro seja condenado a 43 anos de prisão
15 de Julho de 2025 as 11h39Crise Econômica leva prefeitos a defenderem nova partilha do ICMS
Assim como TCU define o fundo de participação dos estados e municípios para impostos federais, o TCE/MT deveria definir uma melhor distribuição do ICMS
14 de Julho de 2025 as 14h14Vereadores aprovam projeto que proíbe transição de gênero em menores de 18 anos em Cuiabá
Texto agora segue para uma segunda votação antes de ser encaminhada à sanção do prefeito
11 de Julho de 2025 as 08h00