Sinop
Câmara vai instalar CPI para apurar incentivos ao esporte
Pedido com 15 assinaturas foi apresentado na sessão desta segunda-feira
Política | 23 de Outubro de 2018 as 09h 01min
Fonte: Jamerson Miléski

A Câmara de vereadores de Sinop vai instaurar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), para investigar a destinação de recursos públicos para projetos esportivos. O pedido de CPI foi apresentado pelo vereador Tony Lennon (MDB), na sessão desta segunda-feira (22), e conta com a assinatura dos 14 demais vereadores.
O assunto foi levantado pelo próprio Tony Lennon nas últimas sessões. O vereador trouxe à tribuna ilações sobre possíveis desvios de recursos públicos e irregularidades na prestação de contas de um projeto esportivo que recebeu o incentivo em 2017. O projeto em questão destinou, através da renúncia fiscal, R$ 17 mil para que atletas de handebol em Sinop disputassem duas competições – uma no município e outra no Estado de Goiás.
A CPI pedida pelos vereadores vai colocar em dia uma fiscalização que a Câmara não tem feito desde 2005, quando a lei de incentivo foi aprovada. Conforme o pedido, a comissão deverá apurar todos os projetos que já receberam recursos.
A lei de incentivo ao esporte funciona de forma similar a lei de incentivo a cultura. Entidades e desportistas precisam desenvolver um projeto, demonstrando os custos e o que será feito com o recurso. A secretaria de Educação, através da coordenadoria de esporte, precisa aprovar esse projeto, levando em conta o interesse desportivo e social. A partir do projeto aprovado, seus desportistas precisam encontrar um “patrocinador”, que dará o dinheiro para o projeto esportivo e, em troca, receberá uma carta de crédito, que pode ser utilizada para abater os impostos municipais (em geral IPTU e ISSQN). Depois de tomar o dinheiro, os esportistas precisam prestar contas das despesas para a coordenadoria de esportes.
Nos últimos 3 anos cerca de R$ 100 mil por ano foram destinados à projetos esportivos em Sinop através da lei de incentivo.
Notícias dos Poderes
Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Informação de que a lei seria aplicada nesta quarta foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN
30 de Julho de 2025 as 13h02Deputada Carla Zambelli é presa na Itália, diz Ministério da Justiça
Deputado italiano Angelo Bonelli contou em sua conta no X que ele deu o endereço de Zambelli para a política italiana. Zambelli tinha fugido do Brasil no fim de maio após ser condenada a 10 anos de prisão.
29 de Julho de 2025 as 16h21Janaina foca no Senado, mas não descarta governo em 2026 e busca apoios
29 de Julho de 2025 as 07h45Senado tem 26 pedidos de impeachment a ministros do STF
Atual legislatura está sob pressão do bolsonarismo para dar andamento ao processo de cassação. Moraes é principal alvo dos pedidos
28 de Julho de 2025 as 07h00