Sinop
Câmara promove encontro da equipe do Hospital do Câncer de SP e prefeito
Política | 25 de Maio de 2015 as 14h 04min
Fonte: Assessoria

A Câmara de vereadores de Sinop articulou um encontro da coordenadora do programa “Passos que Salvam”, Naima Khatib, do Hospital do Câncer de Barretos-SP, e o prefeito de Sinop, Juarez Costa (PMDB), nesta sexta-feira (22-05) à tarde no gabinete na prefeitura.
Na oportunidade, Naima Khatib apresentou ao gestor os trabalhos que estão sendo feitos pela unidade, especificamente em Mato Grosso, já que em Barretos, muitos pacientes daqui do Estado são atendidos.
“Nosso objetivo é apresentar às prefeituras da região, como funciona o serviço do HCB. É preciso ter um disgnóstico antes do encaminhamento à Barretos, onde muitos casos chegam lá praticamente irreversíveis. Se fosse constatado antes, poderia ter sido feito um tratamento, pois o câncer infantil tem cura”, alegou Naima.
Ao lado da secretária de educação Gisele Faria e do secretário de Saúde Manoelito, além de membros da Refeccs – Rede Feminina de Combate ao Câncer de Sinop, o grupo decidiu participar no dia 22 de novembro deste ano, da Caminhada Nacional contra o Câncer Infantojuvenil, que se realizará em todo país.
Em termos de ações no município, a prefeitura através das secretarias de Educação e Saúde, fará uma mobilização nas escolas, creches e na comunidade em geral, em parceria com a Câmara Municipal.
O prefeito Juarez também salientou que a prefeitura adquirirá cerca de 500 kits infantil (boné, camisa, cantil e cadarço) simbolizando o trabalho do Hospital e será comercializado, a fim de levantar fundos para o projeto, bem como a confecção de panfletos.
“São ações deste tipo, com pessoas envolvidas numa grande causa que nos motiva a ajudar. Nosso projeto era construir em Sinop um Hospital Infantil, mas não podemos pensar num projeto de hoje para amanha, temos que ter abrangência, cumprir etapas e estamos equipando toda nossa rede de saúde para depois, quem sabe, pensar nisso. Mas a prefeitura estará sim participando deste projeto “Passos que Salvam“ que vai conscientizar e alertar sobre a prevenção”, disse o prefeito.
Um profissional da área de saúde, provavelmente um enfermeiro, médico pediatra e um agente de saúde, farão uma qualificação em Barretos para trabalhar com capacitação no município.
O vereador do Solidariedade, Fernando Brandão, que representou os vereadores na articulação do encontro, acredita que em Sinop, poderá ser feito um trabalho grandioso. "Podemos mobilizar a comunidade para se engajar em prol disso. É extremamente importante que os país façam o diagnóstico precoce do câncer e evitem complicações. Nós, juntamente com todos os colegas vereadores, estaremos apoiando e participando das mobilizações", citou o vereador que está em viagem à Brasilia.
Sinop e outras cidades no Norte como Alta Floresta, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sorriso, Juara e Juína farão uma caminhada contra o Câncer Infantojuvenil, antes de novembro.
Notícias dos Poderes
Governo de MT e deputada Edna fecham acordo para criar comissão especial do feminicídio na AL
28 de Agosto de 2025 as 08h00Assembleia aprova proposta do Governo para redução de 30% sobre o 'Fethab da vaca'
Conforme projeto, a redução no percentual só vale para abates em frigoríficos instalados no Estado
27 de Agosto de 2025 as 15h46Vereador chama prefeita de 'cachorra viciada' durante sessão em MT
Prefeita vai registrar um boletim de ocorrência contra parlamentar
27 de Agosto de 2025 as 07h36Câmara implanta comissão de ética para apurar quebra de decoro
Falas de Élbio gravadas por Marcos Vinícius motivaram o procedimento
26 de Agosto de 2025 as 10h23CCJ aprova projeto do voto impresso, e Rosana Martinelli comemora resultado
25 de Agosto de 2025 as 08h15Deputados apresentam proposta para mudar regra de pagamento da RGA em Mato Grosso
25 de Agosto de 2025 as 07h24Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30