Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Domingo 17 de Agosto de 2025

Menu

Sinop

Bortoli reúne 9 votos e deve ser o próximo presidente da Câmara

Acordo assinado por 9 vereadores tem mesa composta por PMDB, PR e PP

Política | 30 de Dezembro de 2016 as 14h 20min
Fonte: Jamerson Miléski

A articulação do vereador Ademir Bortoli (PMDB), para a presidência da Câmara de Sinop alcançou êxito. Primeiro nome do PMDB a se apresentar como candidato à líder da mesa diretora na próxima legislatura, Bortoli conseguiu reunir 9 votos, garantindo matematicamente a sua condução para o cargo.

O acordo para a eleição da nova mesa diretora foi selado em uma reunião ao meio dia desta sexta-feira (30). Depois de diversas conversações, 8 vereadores decidiram endossar a chapa encabeçada por Bortoli. Um documento foi assinado como demonstração do compromisso firmado.

A chapa tem Bortoli como presidente e Billy Dal’Bosco (PR), como primeiro secretário. O 1º vice-presidente é Leonardo Visera (PP), vereador do bloco que apoio a eleição de Dalton Martini (PP), para prefeito. Visera é o único entre os 9 que não faz parte do grupo da prefeita eleita, Rosana Martinelli (PR). O 2º presidente é Lindomar Guida (PMDB) e o 2º secretário, Tony Lenon (PMDB).

Além dos vereadores que compõem a chapa, declararam o apoio os eleitos Fernando Brandão (PR), Joaninha (PMDB), Maria José da Saúde (PMDB) e Professor Branca (PR). O acordo coloca o PMDB, dono da maior bancada na próxima legislatura, com 3 cadeiras na mesa diretora, incluindo a de presidente. A composição poderia ser diferente, caso alguns vereadores não estivessem aberto mão em prol do projeto. Foi o caso de Fernando Brandão (PR), que chegou a anunciar seu desejo de disputar a presidência, foi convidado a compor a mesa diretora e, por fim, cedeu sua vaga para que o grupo se mantivesse unido. “Buscamos reunir todos os vereadores e chegar a um entendimento. Conversamos inclusive com os da oposição, pois não serei presidente de 9 vereadores e sim dos 15. Infelizmente, nem todos quiseram estar conosco. Faz parte da democracia”, declarou Bortoli. O candidato a presidente disse que está conversando com outros vereadores que podem declarar apoio à chapa até o dia da eleição.

A eleição da mesa diretora será no domingo, dia 1º de janeiro, após a solenidade de posse dos candidatos eleitos. Nesse dia o vereador mais votado, Dilmair Callegaro (PSDB), abrirá uma sessão solene da Câmara, realizando a eleição da mesa diretora, que pode ser votada por chapas ou individual (cargo a cargo). São 15 vereadores, todos com direito a voto.

 

O novo (provável) presidente

Bortoli conquistou em 2016 o seu terceiro mandato como vereador. Ele foi o segundo candidato mais votado, com 1.757 votos, e o primeiro dentro do grupo da prefeita Rosana Martinelli (PR). A trajetória mostra que Bortoli é um político constante. Em sua primeira eleição, em 2008, teve 2.087 votos e na segunda, em 2012, registrou 1.714. “Eu sou político 24 horas por dia. Não tenho um segmento específico, uma categoria ou bairro que vota em mim. Meus votos vem de pessoas que acompanham nosso trabalho e que confiam naquilo que nos propomos a fazer”, explica Bortoli.

A presidência, caso venha, mudará o seu comportamento de vereador. Hoje a franca atuação de Bortolli é em seu gabinete, no atendimento às demandas do público. Esse contato corpo a corpo, costuma ser menos frequente com os vereadores eleitos presidentes. “A função do presidente é cuidar demais vereadores, dando condições deles exercerem bem a sua atividade e administrar a casa do povo. É uma mudança de perfil para mim, mas estou pronto para fazer. Um grupo político se fortalece quando podemos trabalhar para abrir portas e gerar oportunidades para quem está junto”, declarou.

Bortoli tem formação acadêmica em Serviço Social e está concluindo a sua segunda faculdade, no curso de Direito. Ao lado de Hedvaldo Costa (PR), é o vereador mais experiente da próxima legislatura, com 3 mandatos consecutivos. Bortoli já teve uma passagem pelo poder executivo como Secretário de Governo, na gestão Juarez Costa e é o atual líder do prefeito na Câmara.