Grupo rachado
Bloco governista domina Comissões na AL
Política | 12 de Março de 2015 as 08h 16min
Fonte: Da Redação
Novamente o governo do Estado conseguiu demonstrar força política dentro da Assembleia Legislativa e com 16 dos 24 votos possíveis, literalmente ‘patrolou’ a composição das 13 Comissões Permanentes da Casa de Leis, por onde obrigatoriamente devem passar todas as matérias, principalmente aquelas que preveem a instituição de uma legislação ou lei nova.
Em vez das 13 Comissões Permanentes serem preenchidas como prevê o Regimento Interno, através das bancadas partidárias, foram constituídos dois blocos parlamentares, o dos governistas com 16 deputados e os oposicionistas com oito parlamentares.
A demonstração de força do governo Pedro Taques evidencia que o mesmo não deverá encontrar dificuldades para ver aprovada matéria de seu interesse, só que se a oposição se mantiver unida, ela tem votos mais do que suficientes para, por exemplo, instituir uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI que exige um mínimo de 2/3 de votos ou oito deputados, para apresentação do pedido sem a necessidade de votação em Plenário.
“Foi uma decisão democrática, onde a maioria formalizou um bloco que levou a ficar com três nomes em cada uma das 13 Comissões Permanentes e os demais deputados do outro bloco ficou com a competência de indicar os demais membros das referidas Comissões”, disse o líder do governo, Wilson Santos (PSDB). Cada Comissão tem cinco membros e outros quatro suplentes.
Depois de definidos os cinco membros, eles vão para uma reunião em separado, onde escolhem quem será o presidente e quem será o relator de cada uma dessas Comissões, pois por eles passam as principais decisões.
As duas mais importantes Comissões Permanentes do Parlamento estadual são a: Comissão de Constituição, Justiça e Redação - CCJR que trata da constitucionalidade e legalidade das matérias e tem caráter terminativo, ou seja, um parecer contrário impede que a proposta seja remetida à apreciação do Plenário que é soberano quanto a todas as matérias. A outra Comissão mais importante é a de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária – CFAEO, que aprecia todas as matérias orçamentárias e financeiras, principalmente a Lei de Diretrizes Orçamentária – LDO e a Lei Orçamentária Anual – LOA, além do Plano Plurianual votado a cada quatro anos e todas as matérias econômicas e financeiras, como pedidos de empréstimos, concessão de reajustes salariais entre outras matérias.
As demais Comissões Permanentes são: de Defesa do Consumidor e do Contribuinte (CDCC); Trabalho, Administração e Serviço Público (CTAP); Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, Adolescente e Idoso (CDHCACAI); Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto (CECTCD); Saúde, Previdência e Assistência Social (CSPAS); Segurança Pública e Comunitária (CSPC); Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e Regularização Fundiária (CADFARF); Indústria, Comércio e Turismo (CICT); Infraestrutura Urbana e Transportes (CIUT); Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais (CMARHRM) e Revisão Territorial dos Municípios e das Cidades (CRTMC).
Notícias dos Poderes
Cadastro nacional de pedófilos deve ser lançado em até dois meses após cobrança de Buzetti no CNJ
O sistema, que permitirá consulta pública de condenados por crimes contra a dignidade sexual, deve ser lançado em até 60 dias, segundo previsão da conselheira Renata Gil
29 de Agosto de 2025 as 08h38Governo de MT e deputada Edna fecham acordo para criar comissão especial do feminicídio na AL
28 de Agosto de 2025 as 08h00Assembleia aprova proposta do Governo para redução de 30% sobre o 'Fethab da vaca'
Conforme projeto, a redução no percentual só vale para abates em frigoríficos instalados no Estado
27 de Agosto de 2025 as 15h46Vereador chama prefeita de 'cachorra viciada' durante sessão em MT
Prefeita vai registrar um boletim de ocorrência contra parlamentar
27 de Agosto de 2025 as 07h36Câmara implanta comissão de ética para apurar quebra de decoro
Falas de Élbio gravadas por Marcos Vinícius motivaram o procedimento
26 de Agosto de 2025 as 10h23