Sinop
Billy e Bortoli encabeçam nova mesa diretora Câmara
Grupo de situação manteve a união no processo de escolha do próximo presidente
Política | 14 de Dezembro de 2016 as 10h 20min
Fonte: Jamerson Miléski
O grupo de 9 vereadores de situação com 4 possíveis candidatos a presidente da Câmara de Sinop parece ter encontrado um consenso entre si. Mais alinhavados, os vereadores que compõem o bloco de sustentação da próxima prefeita, Rosana Martinelli (PR), se reúnem amanhã, quinta-feira (15), para definir a composição da mesa diretora que assume a gestão da Câmara em 2017.
Ademir Bortoli (PMDB) e Billy Dal’Bosco (PR), que tentavam em separado articular a candidatura a presidente, unificaram o projeto. Segundo Billy, houve um entendimento entre os dois, sustentando o nome de Bortoli para presidente e o seu para primeiro secretário – o segundo cargo mais importante da mesa diretora. “Essa formação e os demais cargos da mesa diretora serão discutidos com os demais vereadores que integram o grupo. O importante é manter a união”, ressaltou o vereador.
A reunião dessa quinta-feira envolverá os vereadores Fernando Brandão, Lindomar Guida, Tony Lenon, Joaninha, Maria José e Professora Branca, além de Bortoli e Billy. A exceção é Hedvaldo Costa (PR), que está em Cuiabá acompanhando uma cirurgia do seu irmão. Por telefone, Hedvaldo disse que mantém seu nome colocado para concorrer ao posto de presidente da Câmara, e que esta é uma decisão que cabe ao grupo. “Não vou impor a minha candidatura, como alguns tentam fazer”, ressaltou.
Fernando Brandão (PR), o 4º nome do grupo que alçava a presidência, decidiu apoiar a dobradinha de Bortoli e Billy. O vereador deve receber um status de líder do prefeito e ser o principal interlocutor de Rosana na Casa de Leis.
Os demais vereadores que não pertencem ao grupo de sustentação da prefeita somam 6 cadeiras, divididas em dois blocos. O PSDB conta com 4 vereadores, integrando o bloco que sustentou a candidatura de Roberto Dorner (PSD), tendo como principal doador de suas campanhas o próprio filho do candidato a prefeito. O outro bloco da oposição é composto por 2 vereadores, Leonardo Visera (PP) e Joacir Testa (PDT). Para que a oposição tenha êxito em articular a próxima mesa diretora será preciso atrair dois vereadores do grupo de Rosana, o que custaria, provavelmente, os dois principais cargos: a presidência e a primeira secretaria.
Notícias dos Poderes
Emenda de R$ 40 mi para entidade em Brasília gera embate entre Buzetti e Coronel Fernanda
14 de Agosto de 2025 as 14h58Julgamento no TRE-MT aponta maioria por absolvição de Chico Gamba e Robson Quintino
Relator aponta ausência de prova de ilicitude e destaca que adversário teve maior engajamento nas redes
13 de Agosto de 2025 as 17h06Câmara aprova projeto do Castramóvel e de políticas públicas voltadas para a saúde de Sinop
12 de Agosto de 2025 as 07h46Mendes lidera pesquisa ao Senado com 37,8%; Janaina tem 18,8%
O pleito eleitoral do ano que vem elegerá dois senadores; Pedro Taques tem a maior rejeição
12 de Agosto de 2025 as 07h50Trump oferece 50 milhões de dólares para quem prender Nicolás Maduro
09 de Agosto de 2025 as 08h30Lula diz que vai convidar Trump para a COP30, em Belém
Presidente quer saber o que norte-americano pensa da questão climática
06 de Agosto de 2025 as 07h00