Trecho Rodoviário
Bancada Federal define prioridade no OGU/2016
Política | 07 de Outubro de 2015 as 11h 51min
Fonte: Adrielle Piovezan
A Bancada Federal de Mato Grosso discutiu na noite desta terça-feira (05), a programação orçamentária do OGU/2016. De acordo com o coordenador, deputado federal Ezequiel Fonseca (PP-MT), em conversas com o relator do orçamento, deputado Ricardo Barros (PP-PR), ouve a tratativa de uma emenda de bancada para ser inserida no plano de metas da LDO/2016, para ser executada como impositiva. A reunião ocorreu na liderança do Partido da República no Senado.
“A bancada dialogou e definiu que a emenda será de um investimento estruturante, em andamento junto ao Ministério dos Transportes, a construção de trecho rodoviário – Castanheira – Colniza na BR-174/MT. Essa é uma obra importante para o desenvolvimento do norte do Estado”, disse ele.
Na reunião ficou definido que as demais emendas serão divididas de forma que seja uma para cada deputado federal e senador e, outras três emendas, dividas em concordância ou através de sorteio entre a bancada.
A reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Dra. Ana Maria Di Renzo também esteve com a bancada, na noite de ontem, falando dos contingenciamentos enfrentados pela Unemat entre os anos de 2006 até o ano de 2012, em razão da definição de seu orçamento exclusivamente pela LDO/LOA, impossibilitando que a Universidade fizesse qualquer tipo de investimento em infraestrutura.
Foi requerido, através de documento, o empenho da Bancada Federal, no Congresso Nacional para um Programa de Recuperação e Investimento em infraestrutura da Unemat. Foi solicitado que cada parlamentar destinasse uma parte de sua emenda individual para obras de infraestrutura na Unemat.
A reitora citou a necessidade da construção de novas salas de aula e laboratórios, aquisição de acervo bibliográfico, implantação de redes tecnológicas e apoio na nomeação e concurso público de profissionais técnicos e docentes.
Com relação à gestão e autonomia foi tratado sobre a flexibilização do Decreto nº 53/2015, que trata dos restos pagar, excluindo a Unemat da sua aplicação, em razão do valor e espécie das despesas existente e, alteração da lei nº 319/2008, que trata das funções de confiança no âmbito da Unemat, para atendimento, em especial das novas Unidades (Diamantino e Nova Mutum).
Os parlamentares consideraram a importância dos pedidos apresentados e se comprometeram em apoiar a Unemat para que sejam realizados os investimentos necessários.
A bancada federal de Mato Grosso é formada pelos senadores Wellington Fagundes (PR), José Medeiros (PPS) e Blairo Maggi (PR) e deputados federais Adilton Sachetti (PSB), Fábio Garcia (PSB), Nilson Leitão (PSDB), Ságuas Moraes (PT), Victório Galli (PSC), Valtenir Pereira (Pros) e Carlos Bezerra (PMDB), sob coordenação do deputado federal Ezequiel Fonseca (PP).
Notícias dos Poderes
CCJ aprova projeto do voto impresso, e Rosana Martinelli comemora resultado
25 de Agosto de 2025 as 08h15Deputados apresentam proposta para mudar regra de pagamento da RGA em Mato Grosso
25 de Agosto de 2025 as 07h24Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30