Eleições 2016
Assunção quer inaugurar uma nova fase da política
Pré-candidato aposta na postura conciliadora para unir lideranças e pensar o futuro de Sinop
Política | 04 de Julho de 2016 as 11h 22min
Fonte: Jamerson Miléski

Como candidato, Fernando Assunção ingressou na política com o slogan “Novas Ideias, novos ideais”. O mote da campanha de 2008, emoldurado na entrada do gabinete do vereador, continua atual após 6 anos. Na eleição de 2016, Assunção apresenta uma nova ideia e um novo ideal para o cenário político de Sinop: ser o candidato dos eleitores que procuram uma nova forma de fazer política.
Assunção recebeu a reportagem do GC Notícias em seu gabinete na tarde do dia 29 de junho. Na recepção uma fila de pessoas aguardava para falar com o vereador que interrompeu a entrevista por duas vezes para despachar com a assessoria jurídica da Câmara. Em seu segundo mandato, Fernando é o remanescente do PSDB no poder legislativo que no início dos anos 2000 chegou a contar com 6 cadeiras na casa de leis. Embora seja o único tucano no plenário municipal, Assunção nunca foi um opositor ferrenho. Críticas moderadas, postura de conciliação e sem discursos exaltados – ferramenta que ajudou a construir os últimos líderes políticos da cidade de Sinop. A oposição de Fernando é feita com outros expedientes, como requerimentos, sua presença nas mais importantes CPI’s da Câmara e as denúncias que frequentemente encaminha ao Ministério Público. “Às vezes existe uma cobrança, dos partidários, por uma postura de embate, mas o meu perfil é de moderador, de quem busca uma política de resultados”, comentou o vereador.
Essa linha de atuação acabou conduzindo Assunção ao posto de pré-candidato a prefeito do PSDB. O partido, que conta com lideranças expressivas em seu quadro, como do ex-deputado Dilceu Dal’Bosco, o ex-prefeito Antônio Contini e o presidente da OAB de Sinop, Felipe Guerra, acabou escolhendo Fernando Assunção para o pleito de 2016.
As articulações do deputado Federal, Nilson Leitão e do governador Pedro Taques – principais ícones do PSDB – ajudaram, mas segundo Fernando, o embrião do seu projeto político é outro. “Estou no PSDB desde 1998 e acabei ajudando a construir todas as fases do partido. Cresci politicamente com o PSDB e as pessoas que fazem parte desse grupo. Mas quando começamos a desenhar um projeto para 2016, ouvimos muitas pessoas que não são filiadas, que não possuem uma identificação política, mas que querem um novo modelo de gestão para Sinop”, explicou Assunção.
O nome do pré-candidato acabou se firmando devido ao trabalho de união desempenhado nas bases. Para Assunção, o próximo prefeito de Sinop precisa ser uma liderança capaz de pesar as diversidades da cidade, com maturidade política para sentar e conversar com todos, sem distinção ou revanchismos. “Esse é o perfil político que a população tem cobrado nas ruas, alguém que adote uma postura madura e que promova a união para encontrar as soluções para os problemas que existem”, argumenta o vereador.
União que Assunção já está buscando. O pré-candidato não escondeu a vontade de atrair para o projeto do PSDB o vereador Dalton Martini (PP), que anunciou recentemente sua pré-candidatura a prefeito, inaugurando uma terceira via no cenário local. Para Assunção, as posições apresentadas por Dalton compartilham de ideais semelhantes aos do PSDB para Sinop. “A minha expectativa é de que possamos fazer composições, ouvindo nossas lideranças para definir um projeto maior para Sinop”, revela Assunção.
O pré-candidato tem um mês para conseguir atrair Dalton e seu grupo para o projeto ou então ceder sua vaga – o que para Assunção é algo pouco provável de acontecer.
Ideias e ideais
Para Assunção, o próximo prefeito de Sinop precisa começar sua gestão com um diálogo aberto e claro junto aos servidores municipais. O pré-candidato vê como vital que o funcionalismo público compreenda e partilhe do projeto político que o prefeito eleito pretende implantar.
Fernando também vê como prioridade sentar com o Codesin (Conselho de Desenvolvimento de Sinop), entidade que reúne 22 associações de classe do município. “Essas entidades de classe nos ajudarão a olhar para frente e enxergar a nova fase da cidade de Sinop”, afirmou o pré-candidato.
Assunção quer ser um prefeito que fale de “futuro”. Na sua percepção, a secretaria de Indústria e Comércio do município deve ter uma atuação mais proativa, apresentando Sinop de forma grandiosa e próspera para o mundo. “Seu Ênio [Pipino] fez isso em 1974, levou Sinop para o mundo com toda a dificuldade de comunicação que existia. Precisamos retomar isso”, ressaltou.
Assunção considera fundamental Sinop abrir mercados com o eixo Rio-São Paulo e também com o Mercosul. Motivar a economia, na visão do vereador, é uma obrigação do poder público e a forma mais fácil de gerar segurança e qualidade de vida para a população. “Precisamos falar de inovação, agregar valor as nossas potencialidades, ajudar a promover o desenvolvimento econômico. Com isso geraremos emprego, renda e qualidade de vida. Existem várias formas de fazer isso e interesses dessas regiões em investir aqui. Falta apenas gestão para isso”, afirma Assunção, citando o parque de Desenvolvimento Tecnológico de Ribeirão Preto (SP), administrado pela USP (Universidade de São Paulo). “Eles tem interesse em Sinop”, completou.
O pré-candidato também vê a necessidade de diminuir o tamanho da máquina pública e otimizar recursos. Assunção cita a necessidade de rever algumas secretarias da prefeitura e reordenar os gastos que o município tem com a locação de imóveis. “Talvez seja possível fundir órgãos, compartilhar esses espaços físicos, adensando os serviços e reduzindo custos”, comentou.
Na saúde Assunção vê a necessidade de investir nos atendimentos das especialidades médicas, a chamada “saúde de meio”. “Existe demora no atendimento e falta de especialidades. Precisamos fazer concurso e chamar os servidores. O problema é conhecido, é antigo e precisa ser resolvido”, ponderou.
Para o déficit da educação infantil – um dos maiores problemas de Sinop – Assunção tem uma “ideia” promissora. Em 2 anos o município precisará abrir 4,5 mil novas vagas nas creches municipais, algo inalcançável para a prefeitura. “Teremos que fazer um pacto com a sociedade civil e buscar corrigir essa demanda. Minha proposta é fazer uma equipe multidisciplinar e estabelecer parcerias com entidades. Dessa forma podemos fazer pequenas creches, que funcionam em parceria com a iniciativa privada, que atenderão a população com segurança e receberão para isso através de convênios”, sugeriu Assunção. O modelo, chamado de “Casas Amigas”, já funciona em Lucas do Rio Verde.
Perfil
Fernando Assunção é bacharel em Direito, formado pela primeira turma da UNICEN Sinop, graduando em marketing, com cursos na FGV, Cesumar, Sebrae, TCE e CGU. Católico, é casado há 21 anos com Niuzete, juntos possuem dois filhos, Ana Luna e Heitor José. Fernando Assunção nascido em dia 24 de novembro de 1975, na cidade de São José dos Campos/SP. É filho do Bancário e Advogado José de Jesus Assunção e da Pecuarista Maria Aparecida de Oliveira Lopes Assunção, tem dois irmãos, Flávia e Cristiano. Em 1991 veio para Sinop, foi estudante na escola Oesp (CAD) e do Colégio estadual Nilza de Oliveira Pipino.
Aos 17 anos montou sua primeira empresa (Garden) e atuou como empresário e promotor de eventos da cidade até 2006. Sua militância partidária tem inicio em 1998, pelo PSDB, sendo voluntário na coordenação da campanha do candidato a Deputado Estadual Nilson Leitão. Em 1999 associou-se a Ki Legal Festas e Eventos, passando a trabalhar pela expansão da empresa. Em 2001 participou da criação da CDL Jovem onde atuou como presidente até 2005 quando passou a ser diretor da CDL Sinop.
Em 2005 foi convidado pelo prefeito Nilson Leitão para ser coordenador de cultura do município. Em 2008 foi eleito vereador pelo PSDB e em 2012 foi reeleito.
Notícias dos Poderes
Juarez Costa permanece como secretário-geral do MDB em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 20h04Com 48%, Mauro tem ampla vantagem; Janaina ficaria com a 2ª vaga para Senado
20 de Agosto de 2025 as 16h32ALMT vota projeto que reduz em 30% imposto sobre abate de vacas em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 15h08Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
PL nº 2628 ganha força após repercussão de vídeo do Felca
19 de Agosto de 2025 as 16h09Câmara de Sinop aprova 14 projetos que incluem Centro de Cuidados ao Idoso e incentivos educacionais
19 de Agosto de 2025 as 09h22Emenda de R$ 40 mi para entidade em Brasília gera embate entre Buzetti e Coronel Fernanda
14 de Agosto de 2025 as 14h58Julgamento no TRE-MT aponta maioria por absolvição de Chico Gamba e Robson Quintino
Relator aponta ausência de prova de ilicitude e destaca que adversário teve maior engajamento nas redes
13 de Agosto de 2025 as 17h06