Em liberdade
Após empate, Supremo concede HC e ex-presidente Riva será solto hoje
Política | 23 de Junho de 2015 as 19h 39min
Fonte: RDNews

A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal acaba de conceder Habeas Corpus para o ex-presidente da Assembleia José Riva (PSD), preso desde 21 de fevereiro durante a Operação Imperador.
Conforme a defesa do ex-parlamentar, patrocinada por Rodrigo Mudrovitsch, o social-democrata será solto nas próximas horas.
Segundo a assessoria do Supremo, Gilmar Mendes e Dias Tóffoli votaram favoráveis à soltura de Riva. Já o relator Teori Zavascki, relator do caso, e a ministra Carmém Lúcia se posicionaram contrários. Neste caso, como houve empate, automaticamente, o réu é solto.
Soltura
O advogado explica que, agora, o Supremo vai emitir um comunicado à Justiça de Mato Grosso, informando sobre a decisão, e cabe a 7ª Vara Criminal avisar o Sistema Carcerário. "Desde o início defendemos que a prisão dele era ilegal e arbitrária. E que a prisão não deveria ter existido".
Ainda segundo, Mudrovitsch a família já foi informada acerca da decisão. "Eles estão muito felizes com a decisão", reforça. Por fim, o advogado sustenta que, nos autos do processo, que tramita na 7ª Vara Criminal de Cuiabá, será provado que Riva é inocente.
Imperador
Riva está preso, há mais de quatro meses. O Ministério Público o acusa de chefiar um esquema de fraudes dentro da Assembleia, que provocaram um suposto desvio de R$ 62 milhões do Legislativo. Além de Riva, outras 15 pessoas foram denunciadas, inclusive, a esposa do ex-deputado, Janete Riva.
Às 17h48 – Gabinete de Juíza diz que notificação precisa chegar até às 19h.
Segundo a Corregedoria do Tribunal de Justiça, até o momento, a juíza da 7ª Vara Criminal, Selma Regina Arruda, não foi notificada quanto à decisão do Supremo. Conforme a assessoria da magistrada, para que o alvará de soltura seja expedido, ainda hoje, a notificação precisa ser entregue até as 19h.
Segundo a secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), independente da hora que o oficial de justiça entregar o alvará, Riva será solto imediatamente.
Notícias dos Poderes
Vereador chama prefeita de 'cachorra viciada' durante sessão em MT
Prefeita vai registrar um boletim de ocorrência contra parlamentar
27 de Agosto de 2025 as 07h36Câmara implanta comissão de ética para apurar quebra de decoro
Falas de Élbio gravadas por Marcos Vinícius motivaram o procedimento
26 de Agosto de 2025 as 10h23CCJ aprova projeto do voto impresso, e Rosana Martinelli comemora resultado
25 de Agosto de 2025 as 08h15Deputados apresentam proposta para mudar regra de pagamento da RGA em Mato Grosso
25 de Agosto de 2025 as 07h24Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30