Devendo esclarecimento
13 partidos políticos de MT não prestam contas à Justiça Eleitoral
Política | 08 de Maio de 2015 as 09h 24min
Fonte: Da Redação com Assessoria
Apenas 16, dos 29 partidos políticos atuantes em Mato Grosso entregaram à Justiça Eleitoral a prestação anual de suas contas referentes ao ano de 2014. Deste total, 13 diretórios estaduais entregaram a prestação de contas dentro do prazo e três o fizeram após a data limite. O prazo de 30 de abril para a apresentação das contas anuais à Justiça Eleitoral é definido pelo artigo 32 da Lei 9.096/95.
Os partidos que entregaram a prestação de contas relativas ao exercício de 2014, dentro do prazo, foram: Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Partido da República (PR), Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido Republicano Progressista (PRP), Partido dos Trabalhadores (PT), Partido da Mobilização Nacional (PMN), Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Partido Social Democrático (PSD), Solidariedade, Democratas (DEM), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).
O Partido Verde (PV), Partido Social Democrata Cristão (PSDC) e o Partido Republicano da Ordem Social (PROS) entregaram a prestação de contas após vencido o prazo de 30 de abril.
Os partidos que não entregaram sua prestação de contas serão intimados pelo Tribunal Regional Eleitoral (no caso dos diretórios estaduais) para apresentar o balanço financeiro. Caso não atendam à determinação, poderão sofrer sanções como a suspensão do Fundo Partidário e a suspensão do registro partidário, até sua regularização.
A prestação de contas deve ser assinada pelos dirigentes do partido (presidente e tesoureiro) e por profissional de contabilidade. Além disso, ela deve ser apresentada à Justiça Eleitoral por meio de advogado regularmente constituído pelo partido.
No ano passado, 14 partidos políticos de Mato Grosso deixaram de prestar contas à Justiça Eleitoral, referentes ao balancete financeiro do exercício de 2013. Dois deles apresentaram suas contas no decorrer do ano e 12 ainda não regularizaram a situação. Alguns destes partidos já foram julgados pelo Pleno e tiveram suspensos repasses do Fundo Partidário.
Notícias dos Poderes
Governo de MT e deputada Edna fecham acordo para criar comissão especial do feminicídio na AL
28 de Agosto de 2025 as 08h00Assembleia aprova proposta do Governo para redução de 30% sobre o 'Fethab da vaca'
Conforme projeto, a redução no percentual só vale para abates em frigoríficos instalados no Estado
27 de Agosto de 2025 as 15h46Vereador chama prefeita de 'cachorra viciada' durante sessão em MT
Prefeita vai registrar um boletim de ocorrência contra parlamentar
27 de Agosto de 2025 as 07h36Câmara implanta comissão de ética para apurar quebra de decoro
Falas de Élbio gravadas por Marcos Vinícius motivaram o procedimento
26 de Agosto de 2025 as 10h23CCJ aprova projeto do voto impresso, e Rosana Martinelli comemora resultado
25 de Agosto de 2025 as 08h15Deputados apresentam proposta para mudar regra de pagamento da RGA em Mato Grosso
25 de Agosto de 2025 as 07h24Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30