Sem pena máxima
Maníaco que matou e estuprou mãe e filhas escapa de Pacote Antifeminicídio
Gilberto Rodrigues dos Anjos será enquadrado em lei que trata o feminicídio como homicídio qualificado com pena máxima de 30 anos
Polícia | 07 de Agosto de 2025 as 14h 56min
Fonte: Repórter MT

Gilberto Rodrigues dos Anjos, que matou e estuprou mãe e três filhas em Sorriso, não será julgado com base na novo Pacote Antifeminicídio, que prevê pena de até 40 anos de cadeia por cada um dos assassinatos. Como o crime foi cometido em novembro de 2023 e o Pacote Antifeminicídio, que equipara o feminicídio aos crimes hediondos, foi sancionado no dia 9 de outubro de 2024, ele vai escapar da pena máxima e será sentenciado apenas 30 anos.
Gilberto matou Cleci Calvi Cardoso, de 46 anos, Miliani Calvi Cardoso, de 19, Manuela Calvi Cardoso, 13, e Melissa Calvi Cardoso, de 10 anos, em novembro de 2023. Três delas também foram estupradas por ele. A barbárie repercutiu e chocou todo o país.
Mesmo tendo inspirado o Pacote Antifeminicídio, de autoria da senadora Margareth Buzetti (PSD), o assassino será enquadrado na lei anterior, que prevê pena máxima de 30 anos e trata o feminicídio apenas como um homicídio qualificado.
O assassino está enfrentando o júri popular, por meio de videoconferência, nesta quinta-feira (07), no plenário da 1ª Vara Criminal do município.
O motivo para que a pena mais dura não seja aplicada neste julgamento é justificado pelo princípio da irretroatividade, que, no âmbito do direito, não permite que leis tornem a pena de um crime mais severa do que era no momento em que ele foi cometido.
“Como houve essa mudança e essa mudança ela é mais maléfica ao réu, então nós temos um princípio: ela não retroagirá pra esse caso. Servirá para os próximos”, explicou o juiz Rafael Deprá Panichella, que conduz o julgamento.
O caso
Foi entre os dias 24 e 25 de novembro de 2023 que Gilberto cometeu o crime que ganhou repercussão nacional. Ele trabalhava como pedreiro quando invadiu uma casa ao lado, estuprou e matou as vítimas. Quando foi preso, o assassino confessou os assassinatos e contou que entrou na casa da família pela janela do banheiro.
À polícia, ele deu detalhes de como assassino Cleici, Miliani, Manuela e Melissa. Após matá-las, ele estuprou três delas, exceto a mais nova.
Regivaldo Batista Cardoso, marido e pai das vítimas, estava fora de casa a trabalho quando tudo aconteceu.
Notícias dos Poderes
Réu é condenado a 225 anos de prisão por morte de mãe e 3 filhas em MT
O crime ocorreu entre a noite de 24 de novembro e a madrugada de 25, em 2023. Gilberto Rodrigues dos Anjos não compareceu ao tribunal e acompanhou o júri em uma sala no presídio onde está detido.
07 de Agosto de 2025 as 20h20Mãe agride diretora após desentendimento por liberação de alunos em escola de Dom Aquino
07 de Agosto de 2025 as 19h13Homem de 64 anos que abusou dos próprios filhos menores de idade é preso
08 de Agosto de 2025 as 07h50Mais de 10 mil medidas protetivas foram emitidas este ano e quatro vítimas assassinadas em MT
08 de Agosto de 2025 as 07h40Casal achado morto e sem roupas foi namorar em carro e caiu de penhasco no ES
Acidente aconteceu na madrugada de segunda-feira (4). Segundo a Polícia Civil, o corpo do casal foi encontrado fora do veículo por causa do impacto da batida
07 de Agosto de 2025 as 17h23Mulher joga bebê de 9 meses da janela do segundo andar e se atira em seguida
Criança foi socorrida pelo pai e levada ao hospital; mãe também sobreviveu à queda e será investigada pela Polícia Civil
07 de Agosto de 2025 as 15h04