Reconhecimento
Mais de 200 autoridades são homenageadas com Medalha de 190 Anos da Polícia Militar
Evento marcou início das comemorações dos 190 anos da instituição e agraciou militares e civis
Polícia | 03 de Setembro de 2025 as 14h 49min
Fonte: Hallef Oliveira - PMMT

A Polícia Militar de Mato Grosso homenageou, na noite desta terça-feira (2.9), mais de 200 autoridades civis e militares com a entrega da “Medalha de 190 Anos da Polícia Militar”. A cerimônia aconteceu no Salão Nobre Cloves Vettorato e celebrou a importância da instituição, marcando o início das comemorações de 190 anos da PM.
A medalha será entregue exclusivamente neste ano de 2025, em razão do aniversário da Polícia Militar, com data em 5 de setembro. A honraria foi concebida para reconhecer e homenagear personalidades e instituições parceiras pelos relevantes serviços prestados com a PM e a Segurança Pública em Mato Grosso.
A primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, esteve presente no evento e foi a primeira autoridade agraciada com a medalha. Virginia destacou que a Polícia Militar vem “desempenhando um papel indispensável na construção da segurança e da cidadania, em nosso Estado”, e parabenizou a história da instituição e os homenageados da noite.
“Mais do que uma medalha individual, essa honraria representa o respeito de toda a sociedade estadual, um genuíno reconhecimento à dedicação e comprometimento com o povo mato-grossense. Celebrar os 190 anos dessa instituição é também revisitar sua história, marcada por desafios, por momentos de provação, mas também por inúmeras vitórias e conquistas. É olhar para trás com gratidão e para frente com esperança, certos de que a Polícia Militar continuará evoluindo, modernizando-se e fortalecendo sua atuação em prol da nossa sociedade”, afirmou a primeira-dama.
O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, também foi homenageado com a medalha e parabenizou o trabalho da Polícia Militar. O secretário enfatizou o comprometimento dos militares na segurança dos cidadãos mato-grossenses e os investimentos recebidos pela corporação para realização do trabalho da PM.
“Talvez não haja um exemplo mais claro do que é se dedicar e servir ao público do que você ter a coragem de sair de casa e fazer o enfrentamento, que coloca sua própria vida em risco, para defender o bem comum. Tenho muito orgulho do trabalho e posso afiançar a vocês que, estando junto com o governador no dia-a-dia, o orgulho que ele também tem da nossa Polícia Militar. A segurança pública é o nosso maior orçamento e o governador não tem medido esforços para dotar as nossas forças de segurança com estrutura necessária para desempenhar o melhor papel possível”, ressaltou.
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Max Russi, celebrou a história da Polícia Militar e o empenho do Governo do Estado em valorizar o trabalho realizado pelos policiais militares no enfrentamento ao crime.
“Poucas instituições têm a condição de fazer quase dois séculos de história e a Assembleia Legislativa e a nossa gloriosa PM completam 190 anos esse ano. Isso é motivo de mais alegria, a todos aqui homenageados, motivo de bastante satisfação em colaborar com a Polícia Militar. É importante vermos um Governo que valoriza as suas instituições de segurança, estamos enfrentando facções criminosas e temos orgulho da Polícia Militar e todas as forças de segurança pelo trabalho que vocês fazem”, pontuou o deputado.
O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM Cesar Roveri, destacou o orgulho de fazer parte da corporação da Polícia Militar e a importância que a instituição tem para manter a segurança do Estado na redução da criminalidade e sensação de segurança.
“Falar da Polícia Militar é muito emocionante, porque estou completando quase 28 anos na corporação. A Polícia Militar completa 190 anos e é um braço forte da população, não somente do Governo. Para mim, é um grande orgulho fazer parte desse Governo, temos apresentado bons números, reduções de índices criminais, isso representa a defesa do cidadão de Mato Grosso e é isso que o Governo tem preocupado”, exclamou o secretário.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, complementou que o número 190 é significativo para a PM por ser o canal onde a população é atendida pela instituição. O coronel Fernando também agradeceu ao Governo do Estado pelos investimentos que estão possibilitando que o trabalho da Polícia Militar seja mais eficiente.
“O número 190 representa muito para a Polícia Militar e para todo cidadão mato-grossense, é o canal onde podemos chegar mais rapidamente às pessoas e atendê-las. Gostaria de agradecer a senhora primeira-dama e ao governador Mauro Mendes, porque nós estamos construindo um legado, uma história de uma polícia que serve a população com qualidade e eficiência, uma polícia comprometida, pró ativa a sociedade. Me sinto muito honrado de termos equipamentos, viaturas, aprovações de leis e promoções de policiais. Tudo isso representa um comprometimento com a segurança pública e isso faz com que o profissional se sinta motivado e se entregue cada vez mais a produzir por essa população”, finalizou o comandante-geral.
Estiveram presentes na solenidade e foram agraciados com a medalha de 190 Anos da PM, os secretários de Estado, Basílio Bezerra (Planejamento e Gestão), David Moura (Cultura, Esporte e Lazer), Laice Souza (Comunicação), Marcelo de Oliveira e Silva (Infraestrutura), Jordan Espíndola dos Santos (Chefe de Gabinete do Governo); os deputados estaduais, Elizeu Nascimento, Beto Dois a Um e Paulo Araújo; os prefeitos municipais, Flávia Moretti (Várzea Grande), Leandro Félix Pereira (Nova Mutum), Francisco Mendes (Diamantino), Levi Ribeiro (São José do Rio Claro), João Bang (Nova Xavantina) e Miguel Vaz (Lucas do Rio Verde).
Também foram homenageados o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, coronel Flávio Gledson Bezerra; a delegada-geral da Polícia Judiciária Civil, Daniela Maidel; o comandante-geral adjunto da PMMT, coronel André Wilian Dorileo; o subchefe de Estado-Maior Geral da PMMT, coronel José Nildo de Oliveira; o presidente do Feconseg-MT, Danillo Moraes; entre demais autoridades.
Notícias dos Poderes
Coçar as costas vira negócio lucrativo em salão de Miami; sessões custam até R$ 700
Empresa familiar oferece “terapia do arranhão” e atrai clientes do mundo todo com sessões que prometem relaxamento profundo
05 de Setembro de 2025 as 16h04Empresário do RS morre 2h após comprar Porsche e retirar carro da concessionária
Jonas Stefanello, de 45 anos, havia buscado o automóvel às 12h e sofreu o acidente por volta de 14h30. Ele era sócio proprietário de quadras esportivas e deixa uma filha de 9 anos
05 de Setembro de 2025 as 16h01STJ demite primeiro servidor envolvido em esquema de venda de decisões para lobista
Márcio José Toledo Pinto foi acusado de vazar decisões em troca de propina; defesa dele não se manifestou
05 de Setembro de 2025 as 15h55Grávida que estava em avião que caiu perdeu o pai e o irmão em acidente semelhante há 5 anos em MT
Eduarda Demski sobreviveu após se envolver em um acidente de avião, nessa quinta-feira (4). Em setembro de 2019, o pai e o irmão dela morreram na mesma pista de pouso
05 de Setembro de 2025 as 15h49Prisões por furto de energia aumentam 114% em comparação ao ano passado
Número teve salto com as ações realizadas em conjunto entre a Energisa, Politec e Polícia Civil; pena prevista para o furto é de até quatro anos de detenção
05 de Setembro de 2025 as 14h48Inscrições para o programa Start&Up estão abertas em Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde
O objetivo é impulsionar o empreendedorismo inovador para que ideias de negócios inovadores possam ser desenvolvidas de maneira sustentável
05 de Setembro de 2025 as 14h32Furto de energia no país gerou custo de R$ 10,3 bilhões em 2024
Dados estão em relatório da Agência Nacional de Energia Elétrica
05 de Setembro de 2025 as 10h42Sinop recebe 1ª Edição da MT construir
Feira que promete movimentar a construção civil e o mercado imobiliário no Norte de MT
05 de Setembro de 2025 as 10h17