Laboratório investigado
Laboratório fraudou todos os laudos periciais de criança de 5 anos que morreu em Cuiabá
Laboratório prestava serviços para a Prefeitura de Cuiabá, a Câmara Municipal de Cuiabá, além de clínicas médicas particulares
Polícia | 15 de Agosto de 2025 as 14h 22min
Fonte: Repórter MT

O laboratório Bioseg - Saúde e Segurança do Trabalho fraudou todos os laudos e exames médicos de uma criança de 5 anos que morreu em dezembro passado em Cuiabá. A informação foi revelada pelo delegado Rogério Ferreira em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (15).
“As investigações apontaram situações gravíssimas, como por exemplo, de uma menina de 5 anos de idade, vítima de um acidente no interior do estado e que ficou internada em Cuiabá, depois passou para tratamento em homecare e que ex-funcionários dessa rede de laboratórios disseram que todos os laudos, todos os exames que essa criança fez, foram falsificados pelos sócios da empresa”, disse o delegado.
“Essa criança veio a óbito em dezembro de 2024, não há uma correlação ainda entre o fato de os laudos terem sido falsificados e o falecimento, já que o estado dela era grave, mas isso não deixa de dar uma gravidade à conduta dos sócios da empresa”, acrescentou o delegado.
A BioSeg foi alvo da Operação Contraprova, deflagrada pela Polícia Civil na manhã desta sexta-feira (15). A rede de laboratórios prestava serviços para a Prefeitura de Cuiabá e foi contratada na gestão do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), em dezembro de 2021. A rede de laboratórios é acusada de fraudes e falsificação de exames laboratoriais, inclusive de exames de doenças como sífilis e HIV.
As irregularidades foram descobertas em abril deste ano, já na gestão Abilio Brunini (PL), após denúncia da Vigilância Sanitária Municipal de Cuiabá, que apontou a suspeita de que o laboratório não realizava as análises das amostras coletadas e ainda assim emitia laudo.
Durante fiscalização, foi encontrada uma coleta de sangue sendo feita para um paciente que foi encaminhado ao laboratório pela Prefeitura. Contudo, o laboratório não possuía nenhum equipamento em funcionamento para a realização dos exames. No local, foram encontradas ainda amostras de sangue armazenadas de forma inadequada.
Na época, o responsável técnico, que também é biomédico, foi preso em flagrante e o laboratório foi interditado. Ele tentou explicar dizendo que as amostras de sangue eram enviadas para outro laboratório terceirizado, mas não conseguiu provar.
Notícias dos Poderes
Polícia Civil prende mais três envolvidos em homicídio praticado em Sinop
Outros dois menores já haviam sido apreendidos por envolvimento no crime
15 de Agosto de 2025 as 14h50Polícia Civil fecha laboratórios e prende dono por falsificações em exames em MT
Rede de laboratórios era contratada por órgão públicos, clínicas e convênios médicos particulares
15 de Agosto de 2025 as 08h50Mulher é assassinada a tiros em Sinop; polícia aponta indícios de execução
14 de Agosto de 2025 as 22h21Moraes retira tornozeleira de 4 de MT; outros 7 têm risco de prisão
15 de Agosto de 2025 as 07h40Justiça do Ceará solta influencer de Cuiabá que divulgava ‘jogo do tigrinho’, mas veta redes sociais
14 de Agosto de 2025 as 18h16Polícia Civil prende jovem por ameaçar de morte a avó de 65 anos
O jovem tentou fugir, mas foi alcançado pelos policiais civis
14 de Agosto de 2025 as 18h13