Confronto
Garimpeiros discutem com agentes do Ibama e exigem socorro a rapaz baleado em ação em MT
Não há informações se o rapaz foi socorrido
Polícia | 01 de Outubro de 2025 as 11h 11min
Fonte: Olhar Direto

Uma discussão entre supostos garimpeiros e agentes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) foi registrada em video, minutos após o confronto entre as forças de segurança ambiental e faccionados do Comando Vermelho que atuam no garimpo do Cururu, localizado na região indígena do Sararé, em Pontes e Lacerda/MT. O confronto foi registrado no último domingo (28).
O vídeo, obtido pela reportagem do Olhar Direto, mostra discussão acalorada entre pelo menos dois garimpeiros e alguns agentes. Na gravação, um dos garimpeiros acusa as equipes de terem alvejado um homem e tê-lo deixado para trás.
"Não vai matar todo mundo não, não é possível... O rapaz tá baleado ali, tem que tirar, tem que tirar", diz um homem no rádio.
A pessoa que faz o registro responde a gravação afirmando que as equipes de segurança foram informadas do rapaz baleado, mas que logo saíram da região com o helicóptero, ignorando a vitima.
"Mas na hora que falou que o rapaz ta baleado, que era pra prestar socorro, os caras tiraram o helicóptero e foram pra conquista (Conquista d'Oeste). Os caras não estão prestando socorro, eles estão atirando para matar, vão deixar morrer", diz o homem.
Após mais alguns instantes de discussão, um dos supostos agentes chega a dizer que vai prestar socorro e pergunta o nome do baleado.
O homem que registra tudo diz que eles não vão "trabalhar com nomes", mas que era pra socorrer o rapaz, informando uma localização.
Não há informações, até o momento, se o rapaz foi socorrido.
CONFRONTO
Conforme informações obtidas pela reportagem do Olhar Direto, as equipes do Ibama foram até o local ainda no sábado e encontraram algumas escavadeiras em uma área usada pelos garimpeiros.
Os agentes pernoitaram lá e ainda durante a madrugada foram recebidos a tiros. Os agentes revidaram e durante o confronto, conseguiram espantar os criminosos da região.
Dois teriam se ferido no local, um homem e uma mulher. No local foi encontrado material de mineração, equipamento de internet Starlink e em um bunker, usado pelo Comando Vermelho para armazenar equipamentos como escopetas, munições e fuzis.
Os bandidos fugiram para a mata e até o momento ninguém foi localizado. Segundo apurado pela reportagem foram destruídas seis escavadeiras e explodidos dez túneis.
Notícias dos Poderes
Identificado a primeira vítima encontrada em lagoa de Sinop
01 de Outubro de 2025 as 16h43Homem é preso por maus-tratos e morte de criança de 3 anos em MT
Duas crianças sob a guarda do acusado, uma menina de 3 anos e um menino de 6, foram submetidas a condições de risco, com negligência em alimentação e falta de cuidados básicos de saúde
01 de Outubro de 2025 as 15h40Gaeco prende advogada por ser ''pombo-correio'' de faccionado em MT
Jurista estaria levando mensagens de integrante do CV para outros faccionados
01 de Outubro de 2025 as 11h10Dois corpos são encontrados em Sinop em menos de quatro horas; Polícia investiga
01 de Outubro de 2025 as 10h59'Vou ser preso, mas saindo eu te mato', diz homem à esposa ao ser preso em Cuiabá
01 de Outubro de 2025 as 09h43Bandidos rendem família e levam R$ 60 mil; idoso sofre acidente ao seguir grupo na fuga em Sinop
01 de Outubro de 2025 as 07h57Mulher é atacada em cemitério de Sorriso
Vítima teria ido visitar a filha
01 de Outubro de 2025 as 06h12Carga de pneus estrangeiros é apreendida pela PRF
Motorista foi preso
01 de Outubro de 2025 as 06h08