Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quarta Feira 01 de Outubro de 2025

Menu

Confronto

Garimpeiros discutem com agentes do Ibama e exigem socorro a rapaz baleado em ação em MT

Não há informações se o rapaz foi socorrido

Polícia | 01 de Outubro de 2025 as 11h 11min
Fonte: Olhar Direto

Foto: Reprodução

Uma discussão entre supostos garimpeiros e agentes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) foi registrada em video, minutos após o confronto entre as forças de segurança ambiental e faccionados do Comando Vermelho que atuam no garimpo do Cururu, localizado na região indígena do Sararé, em Pontes e Lacerda/MT. O confronto foi registrado no último domingo (28).

O vídeo, obtido pela reportagem do Olhar Direto, mostra discussão acalorada entre pelo menos dois garimpeiros e alguns agentes. Na gravação, um dos garimpeiros acusa as equipes de terem alvejado um homem e tê-lo deixado para trás.

"Não vai matar todo mundo não, não é possível... O rapaz tá baleado ali, tem que tirar, tem que tirar", diz um homem no rádio.

A pessoa que faz o registro responde a gravação afirmando que as equipes de segurança foram informadas do rapaz baleado, mas que logo saíram da região com o helicóptero, ignorando a vitima.

"Mas na hora que falou que o rapaz ta baleado, que era pra prestar socorro, os caras tiraram o helicóptero e foram pra conquista (Conquista d'Oeste). Os caras não estão prestando socorro, eles estão atirando para matar, vão deixar morrer", diz o homem.

Após mais alguns instantes de discussão, um dos supostos agentes chega a dizer que vai prestar socorro e pergunta o nome do baleado.

O homem que registra tudo diz que eles não vão "trabalhar com nomes", mas que era pra socorrer o rapaz, informando uma localização.

Não há informações, até o momento, se o rapaz foi socorrido.

CONFRONTO

Conforme informações obtidas pela reportagem do Olhar Direto, as equipes do Ibama foram até o local ainda no sábado e encontraram algumas escavadeiras em uma área usada pelos garimpeiros.

Os agentes pernoitaram lá e ainda durante a madrugada foram recebidos a tiros. Os agentes revidaram e durante o confronto, conseguiram espantar os criminosos da região.

Dois teriam se ferido no local, um homem e uma mulher. No local foi encontrado material de mineração, equipamento de internet Starlink e em um bunker, usado pelo Comando Vermelho para armazenar equipamentos como escopetas, munições e fuzis.

Os bandidos fugiram para a mata e até o momento ninguém foi localizado. Segundo apurado pela reportagem foram destruídas seis escavadeiras e explodidos dez túneis.