Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Segunda Feira 08 de Setembro de 2025

Menu

7 de setembro

Famílias reúnem em desfile cívico para valorizar a independência do Brasil e contar a história de Sinop

Polícia | 08 de Setembro de 2025 as 13h 36min
Fonte: Assecom

Foto: Divulgação

Neste domingo (07), milhares de pessoas lotaram a avenida das Saudades (Dom Henrique Froelich) para prestigiar o desfile cívico em celebração ao Dia da Independência do Brasil e aos 51 anos de fundação de Sinop. O evento, considerado um dos mais tradicionais da cidade, integrou a programação do Festeja Sinop 2025 e reuniu famílias, escolas, entidades e forças de segurança em uma tarde de civismo e memória histórica.
 
Este ano, 83 blocos desfilaram e retrataram a trajetória de Sinop desde a década de 1970 até os dias atuais. As apresentações valorizaram a cultura, a educação, o papel dos pioneiros e homenagearam personagens que marcaram a história do município.
 
O prefeito Roberto Dorner acompanhou o desfile e destacou a relevância da data para a cidade e para o país. “É um dia cívico, que relembra a independência do Brasil, e nós temos que respeitar esse dia. É um respeito à data e estamos reunidos para um desfile com toda a cidade, com as crianças, entidades, forças de segurança. Vemos a empolgação das crianças aguardando para poder passar no desfile. Desde pequeninos já têm aquele espírito de brasileiros fortes, chamando para si aquela vontade de ser independente. E além do desfile cívico da independência do país, também estamos celebrando o aniversário da cidade. A cidade está em festa, completando 51 anos nesta semana especial”, disse.
 
O vice-prefeito Paulinho Abreu também acompanhou o desfile cívico e reforçou o papel educativo do evento. “Esse desfile cívico é muito importante, pois mostra nossas crianças e nossas famílias engajadas em celebrar o civismo. Além disso, também resgatamos a história de Sinop, década a década, nesses 50 anos, para que nossas crianças entendam o que foi feito para que a cidade chegasse até aqui. Ficamos muito felizes de ver esse movimento que remonta a toda a caminhada de Sinop”, afirmou.
 
O vereador Célio Garcia ressaltou que o evento uniu famílias em torno da memória da cidade e da pátria. “É uma data para lembrar que o Brasil é independente e mostra a soberania do nosso país. Mostramos e ensinamos aos nossos pequenos a importância desse dia. Ao mesmo tempo, as famílias se unem em um evento bonito e significativo, que também conta a história da nossa cidade. Estamos em período de festividade e é o momento de resgatar a história daqueles que tanto contribuíram para que Sinop chegasse a esse patamar”, destacou.
 
A secretária de Educação, Salete Rodrigues, lembrou que as escolas se prepararam desde junho para a celebração. “As unidades escolares estavam ansiosas para participar, pois no ano passado não tivemos o desfile. Este ano, cada escola abordou uma parte da história de Sinop, fortalecendo os laços com os pioneiros e resgatando as conquistas da cidade ao longo de cinco décadas”, afirmou.
 
A coordenadora de Educação Básica, Carla Ponce, explicou que a organização buscou valorizar a história da cidade e o patriotismo. “Esse é um dia muito importante, nós estamos aqui com todas as escolas municipais e algumas instituições, totalizando 83 pelotões. Essa integração é fundamental porque aproveitamos o dia da independência e também o aniversário de Sinop para trazer à população um momento de respeito à pátria e amor à cidade”, ressaltou.
 
As famílias que compareceram também destacaram a relevância do evento. Emerson de Andrade, pai dos gêmeos Breno e Bernardo, que desfilaram pela primeira vez, falou que ficou feliz em apoiar os filhos. “É importante esse apoio e, para mim, é um privilégio muito grande estar aqui nesse evento grandioso, nesse mês do aniversário de Sinop. Ver meus pequenos participando pela primeira vez foi muito legal e emocionante. A população estava em peso e gostamos muito”, declarou.
 
Breno, de apenas 5 anos, contou que se preparou para o desfile com o irmão. “Eu gostei de desfilar. Eu cantei o hino nacional e me preparei na minha casa para não errar nada”, disse, ao lado do irmão Bernardo.
 
Ana Sena, mãe de Guilherme, outro aluno participante, ressaltou o esforço das famílias para prestigiar o desfile. “O Guilherme ficou muito entusiasmado para desfilar, ele estava realmente ansioso. Achei muito importante trazer ele para que desde pequeno aprenda esse valor cívico. Foi uma correria para chegarmos no horário, mas valeu a pena, o desfile foi ótimo”, relatou.
 
Além da participação das escolas da rede municipal, o desfile contou com pelotões formados pela Apae, Comunidade Kolping São Cristóvão, Clube de Idoso São Francisco, AABB Comunidade, Cooperafs, Banda Rudimentar Municipal, IFMT, CAOPA, Projeto Abba, Grupo Escoteiro, Moto Clube e outras entidades. Em 2024, o desfile cívico não foi realizado no município devido às condições climáticas. Desta vez, a população compareceu para prestigiar e valorizar a história e o desenvolvimento do Brasil e de Sinop.
 
Festeja Sinop
 
O Festeja Sinop 2025 é realizado pela Prefeitura de Sinop e recebe apoio da Câmara de Vereadores, Grupo Sinop, Sicoob Norte MT, Mobilize-C - mobilidade zero carbono, Shopping Sinop, Deputado Dilmar Dal Bosco e Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec MT). Toda a programação oficial do Festeja Sinop 2025 pode ser acompanhada nas redes sociais da Prefeitura e no site institucional.
 
Confira a programação completa do Festeja Sinop 2025:
  
09/09 (Terça-Feira)
14h: Concurso de criação de slogan e logotipo do conselho de Alimentação Escolar - Ceforme
19h: Posse de servidores aprovados no concurso público 001/2024 - Câmara de Vereadores
 
10/09 (Quarta-Feira)
19h: Palestra com Sílvio Barros, Prefeito de Maringá - Câmara de Vereadores
 
11/09 (Quinta-Feira)
17h: Sessão solene em homenagem aos 35 anos de fundação da Unemat - Auditório da Unemat
 
12/09 (Sexta-Feira)
15h30: Lançamento da pedra fundamental da EVERMAT - usina de etanol - BR-163
20h: Abertura dos portões do Estádio para shows regionais e nacional com Leo Santana
 
13/09 (Sábado)
8h: Festival de Praia (banho assistido) - Praia do Cortado
18h: Marcha para Jesus - Praça da Bíblia
19h: Abertura dos portões Estádio para show Gospel de Israel Salazar
22h: Baile da Cidade e show com Banda Metrô - Garden Hall Eventos
 
14/09 (Domingo)
8h: Festival de Praia - Praia do Cortado
14h: Show nacional com Matheus Fernandes - Praia do Cortado