Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Domingo 31 de Agosto de 2025

Menu

Ação regulatória

Ager realiza fiscalização na barragem da Usina Colíder

Agência avaliou o nível de segurança e o desempenho da usina

Polícia | 29 de Agosto de 2025 as 23h 15min
Fonte: Nayara Takahara - Ager-MT

Inspeção foi realizada nos dias 20 e 21 de agosto Foto: Fiscalização AGER-MT

A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT), conveniada da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), realizou uma fiscalização na barragem da Usina Hidrelétrica Colíder, localizada no rio Teles Pires, na região norte de Mato Grosso. A ação ocorreu após a estrutura passar do nível de segurança de “atenção” para “alerta” no dia 14 de agosto.

Durante a inspeção, realizada nos dias 20 e 21 deste mês, a equipe técnica da agência mato-grossense avaliou as medidas adotadas pela concessionária responsável quanto ao nível de segurança, bem como o desempenho da usina. O relatório da fiscalização será encaminhado à ANEEL, que, a partir das conclusões, decidirá sobre as medidas cabíveis.

Em nota publicada nesta sexta-feira (29.08), a ANEEL informou ter exigido da nova titular da usina, a Centrais Elétricas Brasileira – Eletrobras –, a adoção de ações concretas para restabelecer o nível de segurança da barragem à condição normal, “de modo a garantir a segurança das pessoas e das estruturas do ativo”, conforme destacou o comunicado.

“No âmbito do planejamento das fiscalizações do ano de 2025, a usina Colíder já havia sido selecionada para fiscalização presencial no segundo semestre, com o objetivo de avaliar seu desempenho e as condições do nível de segurança de sua barragem, além da verificar a conformidade regulatória dos instrumentos da Política Nacional de Segurança de Barragem (PNSB), instituída pela Lei nº 12.334/2010”, segundo a ANEEL.

A Usina Hidrelétrica Colíder foi construída pela Copel Geração e Transmissão S.A. (Copel-GT) entre 2011 e 2019, que também operou o empreendimento até maio de 2025, quando a Eletrobras assumiu a gestão.

 

Convênio com a ANEEL

Firmado desde 2002, o convênio de cooperação entre a Ager e a ANEEL delegou à agência reguladora estadual a execução de atividades complementares de regulação, controle e fiscalização dos serviços e instalações de energia elétrica no Estado de Mato Grosso, o que inclui as 142 usinas hidrelétricas em operação, entre pequenas, médias e grandes; e suas barragens.