Barbárie de Sorriso
Acusação estima pena superior a 120 anos e autor de chacina
Polícia | 30 de Julho de 2025 as 07h 00min
Fonte: Gazeta Digital

Condenado, Gilberto Rodrigues dos Anjos poderá cumprir uma pena superior a 120 anos de prisão pela chacina de Sorriso. Somadas as qualificadoras do assassinato da família Calvi Cardoso e outras condenações anteriores, a sentença facilmente passa de um século recluso. A informação é do advogado e assistente de acusação, Conrado Pavelski Neto, que representa Regivaldo Batista Cardoso, viúvo de Cleci Calvi Cardoso e suas 3 filhas executadas pelo réu.
De acordo com o advogado, pesa contra Gilberto 4 homicídios e 3 crimes de estupro de vulnerável, este último em relação à mãe e as duas filhas mais velhas, a caçula não foi abusada sexualmente. No entanto, a vulnerabilidade se dá em função do estado em que elas estavam. Feridas, não tinham chance de defesa contra o ataque do invasor. Já a menina mais nova tinha apenas 10 anos na data do crime. Incidirá também o aumento de pena por terem sido cometidos na frente de familiares, já que eram mãe e filhas.
“A vida delas era trabalho, escola, faculdade, igreja. Estavam no ambiente doméstico quando isso ocorreu, embora nada justifique o crime. Porém, é ainda pior a situação porque elas estavam se preparando para dormir. Eu tive acesso ao local. É uma das piores cenas que vi na minha vida. Vendo toda a estrutura, eu só não vi elas lá, mas vi o que tinha acontecido. O pijama da Cleci estava dobrado, ela iria dormir. Elas estavam se preparando para dormir. As meninas já estavam prontas. É uma situação que não tem como explicar”, desabafou durante entrevista à Rádio Sorriso FM.
Pavelski ainda lembra que pesa também contra Gilberto outras duas condenações, deste ano, referentes a crimes anteriores a chacina. Porém, ele não havia sido preso e julgado, já que estava foragido.
Em 16 de maio deste ano, Gilberto foi condenado a 17 anos de prisão pelo homicídio do jornalista Osni Mendes Araújo, ocorrido em 2013, na cidade de Mineiros (GO). Ele chegou a ficar 6 meses preso pelo crime, mas conseguiu liberdade e não foi mais encontrado desde então.
Em 25 de março de 2025, ele foi condenado pelo Tribunal do Júri de Lucas do Rio Verde (a 332km de Cuiabá) pelos crimes de estupro, tentativa de feminicídio e lesão corporal qualificada pela violência de gênero. A pena total aplicada foi fixada em 22 anos, 7 meses e 10 dias de reclusão.
No dia 17 de setembro de 2023, por volta das 2h da madrugada, ele invadiu a residência de uma mulher e, mediante violência e grave ameaça, a obrigou a manter relação sexual não consentida. Ele ainda tentou matá-la, porém, o ato não foi consumado porque a vítima entrou em luta corporal.
O julgamento de Gilberto está marcado para o dia 7 de agosto a partir das 8h30. Familiares de Regivaldo também deverão ser ouvidos no dia do julgamento, já que estiveram presentes no local e vivenciaram a situação.
Atualmente Gilberto encontra-se preso na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá e deve ser julgado em Sorriso, já que o pedido de desaforamento do júri para a capital foi negado.
Recentemente circularam rumores de que o réu teria se matado na prisão, contudo foi apurado que a informação era falsa.
O caso
Em 24 de novembro de 2023, Gilberto invadiu a residência de Cleci Calvi Cardoso, na cidade de Sorriso (420 km ao norte4 de Cuyiabá) e assassinou brutalmente ela e suas 3 filhas. Os corpos foram encontrados no dia 27, após o esposo de Cleci, Regivaldo Batista Cardoso, que estava em viagem de trabalho, perceber que esposa e filhas não o atendiam mais e acionar a polícia e familiares. Só então, Gilberto foi encontrado e preso, em uma construção civil ao lado da residência onde cometeu o crime.
Notícias dos Poderes
Anatel e PF desarticulam esquema milionário de
Entre as medidas cautelares judiciais de grande impacto, estão o bloqueio de até R$ 33 milhões, o sequestro de veículos e imóveis, e o bloqueio de sites utilizados para a venda dos aparelhos ilegais
30 de Julho de 2025 as 11h49Bombeiros socorrem idoso vítima de espancamento em Sinop
30 de Julho de 2025 as 07h44Jornalista da TV Centro América sofre grave acidente na BR‑163 em Sorriso
Juliano Zimmer ficou preso às ferragens após ser fechado por outro carro e capotar veículo; ele foi encaminhado ao hospital consciente
30 de Julho de 2025 as 07h32Força Tática apreende 65 máquinas caça‑níquel em residência em Rondonópolis
Operação Tolerância Zero localiza depósito com máquinas de aposta ilegal; um homem foi preso em flagrante
30 de Julho de 2025 as 07h06