Ressarcimento
STF mantém condenação de ex-secretário pelo esquema 'farra das passagens' em Mato Grosso
Geral | 12 de Junho de 2025 as 07h 15min
Fonte: O documento

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou o recurso do ex-secretário de Fazenda de Mato Grosso, Valdecir Feltrin, e manteve sua condenação por envolvimento no esquema conhecido como “farra das passagens”.
A decisão foi publicada nesta quarta-feira (11). Feltrin foi condenado em 2020, junto aos empresários Oiran Ferreira Guitierrez e Roberto Akio Mizuttia, donos da empresa Tuiu-Tur Viagens e Turismo, ao pagamento de R$ 280 mil — valor que, com atualização, já ultrapassa R$ 1 milhão.
A Justiça de Mato Grosso já iniciou o cumprimento da sentença e determinou o leilão de uma fazenda de Feltrin em Rosário Oeste para garantir a devolução do dinheiro ao erário.
Segundo o Ministério Público Estadual (MPE), entre setembro e outubro de 1990, a Secretaria de Fazenda realizou pagamentos irregulares à Tuiu-Tur, mediante duplicação de passagens aéreas supostamente fornecidas à Administração Estadual.
Feltrin alegou, em depoimento, que os pagamentos foram uma forma de quitar dívida do Estado com a empresa pela locação de veículos, serviço que não pôde ser pago oficialmente devido a uma proibição da chefia do Executivo na época. No entanto, o STF concluiu que não há provas de que os veículos tenham sido efetivamente locados, nem de que houve processo licitatório para a contratação.
A defesa do ex-secretário alegou ausência de dolo, cerceamento de defesa e pediu a aplicação retroativa da nova Lei de Improbidade Administrativa, mas o ministro Nunes Marques considerou que a análise do caso exigiria reexame de provas, o que é proibido no STF conforme a Súmula 279.
Ele também ressaltou que a decisão trata exclusivamente do ressarcimento ao erário, o que afasta a aplicação da nova lei de improbidade.
“Ante o exposto, nego provimento ao recurso extraordinário com agravo”, concluiu o ministro.
Notícias dos Poderes
Acompanhante relata tentativa de calote de vereador em Cuiabá
Thay Moura disse em podcast que precisou ir até a Assembleia Legislativa para cobrar o pagamento de programa de um parlamentar cuiabano
25 de Agosto de 2025 as 20h41Brasil tem menor número de queimadas em 12 anos; MT registra queda de 69%
Queda é atribuída a fim do El Niño e a ações de prevenção governamentais, que ampliaram brigadistas e equipamentos
26 de Agosto de 2025 as 07h23Motoristas devem quitar parcela do IPVA 2025 até sexta-feira (29)
Manter a regularidade evita cancelamento do parcelamento e acréscimos legais por atraso
25 de Agosto de 2025 as 17h07Casal de empresários mortos em acidente em Sinop faziam parte de clube de motociclistas em MT
25 de Agosto de 2025 as 14h58Advogada com deficiência tem preferência negada em audiência e OAB cobra mudança no TJMT
Márcia, que utiliza prótese mecânica devido à amputação da perna direita, solicitou prioridade tanto por sua condição física quanto pela necessidade de comparecer, em seguida, a uma audiência na Justiça do Trabalho
25 de Agosto de 2025 as 13h49Cuiabá recebe 1ª edição do maior congresso de comunicação política do país
25 de Agosto de 2025 as 10h38Sinop realiza 2ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires e show com Padre Reginaldo Manzotti
25 de Agosto de 2025 as 10h30Prefeitura prorroga inscrições para Romaria Fluvial até quarta-feira (27)
O percurso é estimado em duas horas e começará às 6h30, saindo da ponte da MT-220, seguindo pelo Rio Teles Pires, até à Praia do Cortado, onde haverá uma missa campal
25 de Agosto de 2025 as 09h48