8 de janeiro
STF condena morador de Cuiabá a 2 anos de prisão e pagamento de multa de R$ 5 milhões
Geral | 15 de Maio de 2025 as 07h 26min
Fonte: O documento

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou o cuiabano Reginaldo Silveira a dois anos e cinco meses de prisão em regime semiaberto por associação criminosa e incitação ao crime, devido à participação nos ataques de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.
Além da pena de prisão, Reginaldo foi condenado, de forma solidária com os demais envolvidos, a pagar R$ 5 milhões por danos morais coletivos. A decisão, publicada nesta quarta-feira (14), seguiu por maioria o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes.
Segundo o relator, as provas mostram que Reginaldo chegou a Brasília em 7 de janeiro, ficou acampado no QG do Exército e, no dia seguinte, participou dos atos que culminaram na invasão das sedes dos Três Poderes. Imagens extraídas de seu celular mostram sua presença no STF durante os atos de vandalismo.
Ele foi preso em 9 de janeiro, no acampamento em frente ao Quartel-General do Exército, e atualmente está em liberdade provisória com tornozeleira eletrônica.
Moraes destacou que há provas claras da adesão de Reginaldo à "turba golpista", evidenciando a intenção criminosa. O ministro também frisou que o réu permaneceu no acampamento mesmo após os ataques, o que reforça sua participação no movimento.
“No presente caso, constata-se a comprovação, acima de qualquer dúvida razoável, da adesão do acusado à turba golpista, o que comprova o elemento subjetivo do tipo penal – o dolo – para a prática do crime previsto no artigo 288 do Código Penal (associação criminosa)”, escreveu Moraes.
“A conclusão referida é reforçada pelo fato de que, mesmo após o dia 8 de janeiro de 2023, o acusado Reginaldo Silveira, permanecia no acampamento golpista, montado em frente ao Quartel-General do Exército, de modo a manter vivo o movimento desordeiro e a busca por um golpe de Estado, até sua detenção pela Polícia Militar do Distrito Federal”, acrescentou.
Notícias dos Poderes
Jornalistas e escritoras são homenageadas na Assembleia Legislativa de Mato Grosso
Um dos destaques da noite foi o momento em que a presidente da AJEB-MT presidiu a sessão
14 de Julho de 2025 as 17h42Idosa de MT descobre que estava oficialmente morta e tem aposentadoria bloqueada por erro do INSS
A situação só foi solucionada graças a um mutirão da Justiça realizado no distrito de Santa Clara do Monte Cristo, na região de fronteira do estado, entre os dias 1º e 9 de julho de 2025
14 de Julho de 2025 as 15h40Mulher mobiliza bombeiros ao descansar à beira da rodovia em Nova Mutum: 'Só estou tomando um solzinho'
Populares acionaram o Corpo de Bombeiros após verem mulher caída, mas ela estava apenas aproveitando a manhã tranquila
14 de Julho de 2025 as 15h37Morre no hospital motociclista ferido em acidente com duas motos em Sinop
14 de Julho de 2025 as 15h13Motociclista morre em grave acidente com caminhão em Sinop; condutor fugiu do local
14 de Julho de 2025 as 15h08CNJ agenda julgamento de PAD contra desembargador de MT
14 de Julho de 2025 as 11h43Após espionar ministros do STF, coronel deixa MT e vai a prisão federal
Caçadini é suspeito de matar advogado Roberto Zampieri
14 de Julho de 2025 as 11h36Hovet Sinop oferece atendimento oftalmológico para animais
Hospital Veterinário do Campus Sinop oferece atendimento oftalmológico para animais de pequeno, grande porte e silvestres
14 de Julho de 2025 as 10h39