Ato de coragem
Sérgio Ricardo destaca coragem de Mendes e garante fiscalização de contrato com Albert Einstein
O Governo do Estado assinou contrato com o Hospital Israelita Albert Einstein para gestão do Hospital Central, em Cuiabá, nesta terça-feira.
Geral | 23 de Abril de 2025 as 09h 41min
Fonte: TCE-MT

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, classificou como um ato de coragem a decisão do governador Mauro Mendes de concluir as obras do Hospital Central e firmar contrato com o Hospital Israelita Albert Einstein para a sua gestão. Durante a assinatura do acordo, nesta terça-feira (22), o presidente também destacou que o TCE vai fiscalizar cada etapa da execução.
“A população será atendida gratuitamente por um estilo de medicina que não existe em outro lugar e nunca existiu em Mato Grosso. Então, quero parabenizar o governador Mauro Mendes pela coragem. Foram anos de uma obra paralisada e agora nós temos aqui o Einstein. Eu classifico como um ato de coragem do governador Mauro Mendes”, disse o presidente.
Sobre a fiscalização, Sérgio Ricardo explicou que o desdobramento do acordo será monitorado por meio de acompanhamento simultâneo. “O Tribunal de Contas vai acompanhar cada passo, cada assinatura, cada prazo. Vamos verificar o que está escrito no contrato linha por linha, vírgula por vírgula, já a partir de hoje, com a assinatura”, afirmou.
Após mais de três décadas de paralisações, o Hospital Central foi concluído e será administrado por uma das instituições de saúde mais renomadas do mundo. A unidade será 100% pública e ofertará serviços gratuitos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), tornando-se o sexto hospital público do Brasil gerido pelo Einstein, atualmente classificado como o 22º melhor hospital do mundo.
Durante a cerimônia, o governador Mauro Mendes destacou a confiança mútua entre as instituições e a solidez da parceria. “Tenho certeza que ela será uma parceria longeva, porque o Governo do Estado de Mato Grosso hoje tem todas as condições de honrar aquilo que está pactuado no contrato. E tenho também a mesma tranquilidade de dizer que o Hospital Albert Einstein tem todas as condições de prestar aqui um serviço de alta qualidade, com grande performance, entregando tudo aquilo que está sendo contratado."
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi, também destacou o avanço. “A Assembleia deu sua contribuição com agilidade e responsabilidade. Aprovamos emendas importantes para aprimorar o projeto, permitindo que o Einstein comece a atuar o mais rápido possível. É a população que mais precisa quem ganha com isso.”
Presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social do TCE-MT, o conselheiro Guilherme Antonio Maluf afirmou que a Corte estará vigilante na fiscalização da qualidade dos serviços. “Nosso papel será garantir que o padrão de excelência prometido chegue à ponta. O cidadão mato-grossense merece um atendimento digno e eficaz, e vamos trabalhar para que isso aconteça.”
O presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, Sidney Klajner, reforçou o compromisso com a regionalização e a qualidade da assistência. “Chegamos empenhados em aprender com os profissionais locais, que além das suas competências técnicas, conhecem as características da região e as necessidades da população. Essa é uma das razões pelas quais estamos priorizando pessoas da região na contratação de cerca de 1.600 profissionais que atuarão no hospital.”
Com 32 mil metros quadrados de área construída, o Hospital Central contará com mais de 210 leitos, centro cirúrgico de alta complexidade, unidades de terapia intensiva e serviços de diagnóstico por imagem de última geração. A unidade será referência no atendimento a casos de média e alta complexidade e deve beneficiar pacientes de todas as regiões do estado.
Também participaram da cerimônia o procurador-geral de Contas, Alisson Carvalho de Alencar; o procurador-geral de Justiça, Rodrigo Fonseca; o vice-governador do Estado, Otaviano Pivetta; o chefe da Casa Civil, Fábio Garcia; o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo; o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador José Zuquim Nogueira; além de deputados estaduais e demais autoridades.
Notícias dos Poderes
SEMA muda dinâmica do CAR e consegue em um mês superar resultados de 6 anos
São 11.820 CAR’s validados em 30 dias, mais do que havia sido registrado desde 2019
18 de Julho de 2025 as 17h45Sinop tem sessão de cinema adaptada e gratuita para crianças autistas neste sábado (19)
Ação integra o projeto MovieComTodos, realizado em cidades de todo o país.
18 de Julho de 2025 as 16h41Capacidade elétrica de Mato Grosso será ampliada em 26% em 2025
Hoje a capacidade gerada pelo sistema já é o dobro da máxima consumida.
18 de Julho de 2025 as 15h49Governo de MT e Nova Rota dão ordem de serviço para duplicar BR-163 entre VG e Jangada: 'avanço histórico'
Serão duplicados 56,2 quilômetros entre os dois municípios. Também foram assinadas as autorizações para construção da área de escape na Serra de São Vicente e implantação de sinal 4G nos 850,9 quilômetros sob concessão da BR-163
18 de Julho de 2025 as 15h39Aeroporto de Cuiabá terá voos diretos para Sorriso e dobra frequência para Brasília
Novas operações reforçam conectividade do maior aeroporto do estado de Mato Grosso
18 de Julho de 2025 as 15h10Abertas inscrição para Audiência Pública que discutirá limites do uso do glifosato em MT
TRT-MT marca audiência pública antes de decidir sobre uso do glifosato no campo
18 de Julho de 2025 as 15h10Homem enfrenta grave infecção e família lança campanha para custear tratamento médico
18 de Julho de 2025 as 14h37Confira os 10 carros que ainda serão lançados no Brasil em 2025
Algumas marcas, inclusive, podem aguardar o Salão do Automóvel para revelar suas novidades
18 de Julho de 2025 as 12h11