Suspensão temporária
Segunda maior fábrica da Coca-Cola no Brasil tem produção suspensa por contaminação
Segundo o Ministério da Agricultura, medida foi tomada de forma preventiva para apurar vazamento no sistema de resfriamento da linha de produção
Geral | 04 de Junho de 2025 as 17h 19min
Fonte: O tempo

O Ministério da Agricultura suspendeu temporariamente a produção de refrigerantes na unidade da empresa Solar em Maracanaú, Ceará. A medida foi anunciada pelo ministro Carlos Fávaro nesta quarta-feira (4) e afeta a segunda maior fabricante de produtos da Coca-Cola no Brasil, com produções suspensas enquanto autoridades investigam possível contaminação dos produtos com etanol alimentício.
A paralisação foi determinada após a identificação de componentes do refrigerante no líquido de resfriamento utilizado no processo industrial, que contém o produto. O ministério agora analisa se houve contaminação inversa, com a presença de etanol nas bebidas.
Cerca de 9 milhões de litros de refrigerante foram encaminhados para análise laboratorial como parte da investigação. A expectativa do ministério é concluir o processo investigativo ainda hoje.
Fávaro explicou que, caso seja confirmada a contaminação com etanol, o problema seria de natureza comercial, não de saúde pública. "Esta empresa usa o etanol alimentício e água no processo de resfriamento. Se tiver a presença de etanol alimentício [no refrigerante] não pode comercializar. Mas, se por acaso alguém consumir, não vai morrer. Se tiver etanol alimentício, aí virou uma Cuba-libre", disse.
A suspensão afeta apenas a unidade cearense. As demais fábricas da Solar pelo Brasil continuam operando normalmente.
A empresa informou, em nota encaminhada ao g1, que a interrupção na produção foi realizada preventivamente. "Estamos conduzindo testes rigorosos para comprovar a total segurança de nossos produtos", declarou a companhia em comunicado.
A fabricante também destacou seus procedimentos de qualidade: "A Solar segue rigorosos protocolos de controle sanitário e de qualidade, reafirmando seu compromisso com altos padrões internacionais de produção, segurança alimentar em todas as etapas. Reiteramos que nossos produtos são 100% seguros, sem qualquer risco para os consumidores".
Notícias dos Poderes
Mãe e filha morrem após carro capotar e cair em córrego em estrada vicinal de MT
12 de Julho de 2025 as 18h52Voo para os EUA retorna após passageira ler mensagem de 'descanse em paz' em telefone de pessoa ao lado
Após inspeção, autoridades não identificaram ameaça concreta, e aeronave foi liberada
12 de Julho de 2025 as 18h50