justiça de MT
Recuperação judicial da Sul Transportes é anulada após denúncia de fraudes e omissões
Com a decisão judicial de Mato Grosso, a empresa, que é uma das maiores transportadoras de cargas agrícolas do Brasil, terá de restituir credores
Geral | 30 de Maio de 2025 as 10h 27min
Fonte: Assessoria AFG & Taques

A 4ª Vara Cível de Rondonópolis determinou a extinção do processo de Recuperação Judicial da empresa Sul Transportes de Cargas LTDA, após constatar graves irregularidades nos documentos apresentados. A decisão atendeu aos argumentos apresentados por empresa credora do setor de locação de veículos pesados sediada em São Paulo.
O juiz Renan Carlos Leão Pereira, da 4ª Vara Cível de Rondonópolis, extinguiu de ofício nesta terça-feira (27) o processo de recuperação judicial da Sul Transportes, uma das maiores transportadoras de cargas agrícolas do Brasil, diante das suspeitas de fraudes contábeis e ocultação de patrimônio do grupo. A decisão favorável aos credores veio após mais de um ano da instauração de incidente processual específico para apuração das supostas irregularidades.
Em sua sentença, o Juiz Renan Carlos Leão Pereira do Nascimento destacou a existência de indícios de manipulação contábil, omissão de informações financeiras relevantes e possíveis manobras para ocultar o real patrimônio da empresa. Entre as irregularidades apontadas, constam divergências significativas nos balanços apresentados, falta de comprovação documental de créditos declarados e indícios de relações societárias não divulgadas com outras empresas do setor.
A decisão determinou a imediata restituição dos veículos locados à empresa credora, o restabelecimento das ações individuais contra a devedora e a comunicação ao Ministério Público para eventual apuração de responsabilidades.
Conforme o advogado Everaldo Andrade Jr., do escritório AFG & Taques Advogados Associados, essa decisão é importante por reforçar a jurisprudência que exige rigor na comprovação dos requisitos legais para concessão de recuperações judiciais, pautados em transparência e boa-fé.
“Ao coibir o uso distorcido da recuperação judicial, o Judiciário contribui para a segurança jurídica, protege quem opera de forma regular e combate práticas que desestabilizam o mercado. Também mostra que credores atentos e bem assessorados fazem toda a diferença no enfrentamento de condutas abusivas”, avalia o advogado.
As investigações revelaram um esquema sofisticado de manipulação contábil envolvendo a Sul Transportes, que declarou dívida superior a R$ 100 milhões. Foram identificadas a criação de empresas em nome de familiares e funcionários do sócio, transferências de ativos sem respaldo e uso indevido de procurações para manter o controle operacional indireto sobre empresas formalmente desvinculadas.
“Trata-se de um caso especialmente complexo, envolvendo análise detalhada de demonstrações financeiras, investigação de relações empresariais ocultas e suspeitas de blindagem patrimonial por meio de empresas de fachada. Processos dessa natureza exigem do Judiciário e dos advogados não apenas domínio técnico, como uma atuação diligente, estratégica e sustentada em provas robustas”, finaliza o especialista.
Notícias dos Poderes
Concurso premiou fotos aéreas mais incríveis de 2025; confira 10 destaques
A estreia do “Fotógrafo Aéreo Internacional do Ano” mostrou que as imagens tiradas do alto se firmaram como uma forma poderosa de expressão artística e documentação ambiental
13 de Julho de 2025 as 19h52Juíza é demitida após usar mesmo modelo de sentença em 2 mil processos
Irregularidade teria sido cometida para inflar resultados de produtividade da juíza auxiliar no Rio Grande do Sul
14 de Julho de 2025 as 06h20Ração tóxica mata ao menos 245 cavalos em 4 estados, diz ministério
Dados são do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). De acordo com a pasta, caso de ração contaminada é inédito e está sob investigação
14 de Julho de 2025 as 07h44Mulher desaparece em rio após salvar criança de afogamento em Cuiabá
Após quatro horas desde o desaparecimento, as equipes continuam em busca da vítima
13 de Julho de 2025 as 19h25Mãe e filha morrem após carro capotar e cair em córrego em estrada vicinal de MT
12 de Julho de 2025 as 18h52Voo para os EUA retorna após passageira ler mensagem de 'descanse em paz' em telefone de pessoa ao lado
Após inspeção, autoridades não identificaram ameaça concreta, e aeronave foi liberada
12 de Julho de 2025 as 18h50