Medida
Quantidade de etanol na gasolina e no biodiesel vai aumentar a partir de 1º agosto
Geral | 26 de Junho de 2025 as 07h 10min
Fonte: Isto é

O governo brasileiro decidiu elevar a mistura obrigatória do etanol anidro na gasolina e de biodiesel no diesel fóssil vendidos nos postos de combustíveis do país a partir de 1º de agosto, em medida que tem ampla aprovação dos produtores de biocombustíveis.
A decisão foi tomada nesta quarta-feira, em reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), afirmou o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Pietro Mendes, durante cerimônia.
A partir da decisão do conselho de ministros para aconselhamento do presidente da República, a gasolina vendida nos postos de combustíveis terá a mistura de etanol anidro elevada dos atuais 27% para 30%, enquanto a mistura de biodiesel no diesel passará dos atuais 14% para 15%.
Mendes afirmou que o aumento da mistura dos combustíveis é medida importante para trazer estabilidade geopolítica ao Brasil e reduzir importações, citando o conflito Irã-Israel.
Dentre os efeitos, Mendes destacou que a elevação de mistura do etanol reduzirá o consumo de gasolina A (pura, sem adição de etanol) em até 1,36 bilhão de litros e aumentará o consumo de etanol anidro em até 1,46 bilhão de litros.
Com isso, o país deixará de ser importador líquido do combustível fóssil e terá um excedente exportável de 700 milhões de litros por ano, considerando os atuais níveis de produção nacional, afirmou o secretário.
“Por isso que essa medida é importante para a estabilidade geopolítica do Brasil, porque (reduz) a importação de combustível, nos tornamos mais resilientes a qualquer cenário internacional”, disse Mendes. “Estamos muito suscetíveis a impactos no preço ao não adotar políticas como as que estamos fazendo hoje.”
No caso do diesel, Mendes afirmou que o país importa 23% de diesel A (puro, sem mistura de biodiesel). Segundo ele, “a adoção da medida do B14 para o B15 é fundamental para a resiliência e para a segurança energética”.
O Ministério de Minas e Energia afirmou que o aumento da mistura de etanol na gasolina de 27% para 30% foi apoiado por testes que mostraram “desempenho consistente” e “benefícios ambientais reais”.
A decisão foi acompanhada pessoalmente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não integrante do colegiado.
Mistura no biodiesel cresce pela 2ª vez no ano
Em fevereiro, o CNPE havia decidido adiar o avanço da mistura de biodiesel a 15%, antes prevista para março, em meio a temores de que o aumento proposto pudesse elevar os preços dos alimentos e prejudicar os índices de aprovação do governo, algo contestado por grupos do setor.
De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), biocombustíveis como etanol e biodiesel desempenham um papel importante na descarbonização do setor de transporte global e na redução das emissões de gases de efeito estufa associadas à queima de combustíveis não renováveis.
Notícias dos Poderes
Ele viu o pai ser morto e 12 anos depois atuou no júri que condenou assassinos
Geraldo Xavier de Faria Júnior presenciou o crime em 2013, formou-se em direito e conseguiu Justiça
06 de Julho de 2025 as 13h38Em 2025, penduricalhos de juízes já superam custo de 5 programas sociais
Em 2025, 18,9 mil magistrados recebem mais em “penduricalhos” do que 5,37 milhões de famílias que ganham o Auxílio-Gás do governo
07 de Julho de 2025 as 07h35Peão de 21 anos morre após ser pisoteado por touro durante rodeio em MT
06 de Julho de 2025 as 13h01Ponte do Juruena é maior do que as 5 pontes entre Cuiabá e Várzea Grande juntas
Localizada na MT-208 entre Cotriguaçu e Nova Bandeirantes, a ponte sobre o Rio Juruena terá 1.360 metros de extensão
06 de Julho de 2025 as 13h02Inundações no Texas deixam 43 mortos e dezenas de crianças desaparecidas
06 de Julho de 2025 as 08h05Sema deflagra 127 operações contra crimes ambientais e aplica R$ 1,3 bilhão em multas
06 de Julho de 2025 as 00h49Condutor de carro morre ao colidir contra carreta na BR-163 em Sinop
05 de Julho de 2025 as 14h30Corpo de Bombeiros combate suspeita de incêndio criminoso em residência
Militares impediram que o fogo se alastrasse por toda a edificação; ninguém ficou ferido
05 de Julho de 2025 as 14h19