Sinop
Prefeitura entrega 78 escrituras aos moradores da Comunidade Belo Ramo em Sinop
Geral | 17 de Outubro de 2025 as 10h 12min
Fonte: Assecom

O prefeito Roberto Dorner, juntamente com o vice-prefeito, Paulinho Abreu e a secretária de Planejamento Urbano e Habitação, Scheila Pedroso, entregou 78 títulos aos moradores da Comunidade Belo Ramo. O evento aconteceu ontem (16), à noite, na Mecatrônica do Bento, chácara 10, na própria comunidade, e faz parte do maior programa de regularização fundiária urbana (Reurb) da Prefeitura de Sinop, o Escritura na Mão.
O prefeito Roberto Dorner explicou que o desejo do Executivo Municipal era já ter entregue as escrituras a todos os bairros contemplados pelo Escritura na Mão, entretanto, há a necessidade de cumprir prazos administrativos do cartório.
“Justamente, é isso que a gente propôs fazer de promessa de campanha e, de uma maneira possível, completando esses bairros que ainda estão necessitando desses títulos. São mais de 2.200 títulos, e assim segue, tem mais títulos para entregar, em outros bairros, porém, tem que fazer de acordo com o cartório que vai entregando. O cartório finaliza as documentações, nos repassa e nós estamos entregando os títulos para o cidadão que tanto esperou por esse momento. Que essa titulação traga a dignidade e o valor real da sua propriedade, que está aqui. Está acontecendo na cidade”, comentou.
O vice-prefeito, Paulinho Abreu, comemorou o momento e destacou que é o cumprimento de um compromisso da gestão e a devolução da dignidade e segurança jurídica aos moradores da comunidade.
“É muito gratificante a gente poder entregar esses títulos, hoje completando mais de 2.200 títulos; são 2.200 famílias tendo o seu documento em mãos e que estão sendo agraciadas com esse programa tão importante da gestão do prefeito Roberto Dorner. O Escritura na Mão devolve dignidade para aqueles que há muitos anos vivem com a insegurança jurídica de um loteamento irregular, que infelizmente lá atrás aconteceu. Mas, hoje, a Prefeitura, dentro da legalidade, está resolvendo esse grande problema aqui da cidade de Sinop, e de forma gratuita para aqueles que estão recebendo documento”, explicou.
A Comunidade Belo Ramo existe há mais de 30 anos e não podia receber benfeitorias públicas, por ser uma área irregular. Com o Reurb Escritura na Mão, a área passa a ser um bairro do município e com direitos públicos de ações dos Poderes Executivo e Legislativo de Sinop. A secretária de Planejamento Urbano e Habitação, Scheila Pedroso explica que esse é o principal benefício desse programa municipal.
“A partir de agora essa comunidade, o Belo Ramo, passa a fazer parte do mapa do município de forma oficial, e, assim, a Prefeitura consegue trazer as suas infraestruturas, equipamentos públicos, asfalto e tudo que o bairro tem direito e que antes não permitia para administração. São mais de 70 escrituras que são entregues hoje na comunidade e a gente pretende expandir ainda mais esse projeto, atendendo em torno de 2.500 títulos, no total, através desse programa”, comentou.
Sueli Gabriel, moradora há 29 anos da comunidade explica que o sentimento é de muita alegria em poder conquistar o documento que lhe dá a garantia de propriedade da área. “Nós nunca imaginamos que iríamos ter um título, eu mesma, principalmente. Eu moro sozinha, não tenho condições de construir e comprar, pagar um título de uma casa, então, eu mesmo fiquei: ‘nossa cara, é muito gratificante, muito, muito mesmo!’ Agradeço muito a Deus e todos que correram atrás, os vereadores, o prefeito. Então é só agradecimento mesmo. Eu fico muito feliz grata a Deus e a todo mundo que correu atrás pelo nosso bairro que não está sendo mais esquecido”, disse ela contente.
Cézar Roberto Corrêa é morador do bairro há 20 anos e ressalta que a importância do documento é poder ter a valorização correta de seu imóvel e ter permissão jurídica para investimentos na área. “É muito importante ter um documento, em mãos, que nos dá a certeza que somos um proprietário verdadeiro, porque até um tempo atrás nós tínhamos um comprovante de compra e venda, então não identificava muito como uma pessoa é dono de verdade. Mas agora a gente está sabendo que é dono, que pode fazer investimento, até construir melhor o imóvel, uma construção melhor, e é muito importante”, completou.
Com essa entrega, a Prefeitura já alcançou 2.213 famílias beneficiadas pelo Escritura na Mão que é o maior programa de regularização fundiária urbana municipal. Já foram regularizados 14 bairros, sendo eles: Jardim do Ouro, Jardim Planalto, Chácara de Lazer São Cristóvão I e II, Maria Carolina I e II, Residencial Adalgisa, Comunidade Águas Claras, Casa da Gente (Parque das Araras), Jardim Maria Carolina, Chácara Silvia, Chácara de Lazer Comunidade Vitória, Chácara Monaliza e Comunidade Belo Ramo.
O programa começou a regularizar os bairros de Sinop em dezembro de 2022. Estão em andamento outros três bairros: Chácara Tapajós, Rua Ayrton Senna e Comunidade Canarinho. No total, o programa contempla 2.526 imóveis.
Notícias dos Poderes
União entre pessoas do mesmo sexo cresce mais de 8 vezes em 12 anos
Número aumentou de 58 mil para 480 mil, mostra Censo
05 de Novembro de 2025 as 10h46Câmeras do Vigia Mais MT recupera R$ 19,6 milhões em veículos
São 451 veículos apontados no sistema integrado de videomonitoramento da Sesp recuperados e devolvidos aos proprietários
05 de Novembro de 2025 as 10h34Corpo de Bombeiros socorre homem que foi atacado por enxame de abelhas
Vítima recebeu atendimento inicial da equipe do 4º BBM no local e em seguida foi transportada para uma unidade hospitalar
05 de Novembro de 2025 as 10h24Sogra e genro são internados com suspeita de intoxicação por metanol
05 de Novembro de 2025 as 10h30Igreja de VG doa R$ 1 milhão para construir casa de descanso de pastor em Chapada dos Guimarães
05 de Novembro de 2025 as 09h53Câmara presta homenagem a Anderson de Oliveira
Apresentador de TV e locutor de rodeios recebe título de cidadão sinopense
05 de Novembro de 2025 as 09h17Prédio na região central de Sinop é atingido por incêndio
Não houve registro de feridos
05 de Novembro de 2025 as 05h50Apresentador e jornalista são condenados à prisão por calúnia e difamação de conselheiro do TCE
Laerte Lannes e Devair Ribeiro foram condenados por declarações ofensivas a familiares do conselheiro Antonio Joaquim em programa de TV local
04 de Novembro de 2025 as 19h21