TJ e STJ
Por unanimidade, STF mantém prisão de lobista de MT acusado de esquema de venda de sentenças
Geral | 13 de Maio de 2025 as 07h 33min
Fonte: O documento

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter, por unanimidade, a prisão preventiva do lobista Andreson de Oliveira Gonçalves, suspeito de chefiar um esquema de venda de decisões judiciais em Mato Grosso e no Superior Tribunal de Justiça.
O julgamento virtual começou em 2 de maio e foi encerrado nesta segunda-feira (12). Todos os ministros — Cristiano Zanin (relator), Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Luiz Fux — votaram pela manutenção da prisão.
A defesa pediu que Andreson fosse colocado em prisão domiciliar por problemas graves de saúde, mas o relator rejeitou o pedido, afirmando que já analisou a situação do investigado em três ocasiões e concluiu pela necessidade de manter a prisão, devido à gravidade dos crimes.
Segundo Zanin, há provas consistentes de que Andreson exercia papel central no esquema, com forte influência sobre advogados, intermediários e servidores públicos. “Os indícios de autoria e materialidade encontram-se presentes, e os fatos narrados revelam-se concretamente graves”, afirmou.
Zanin também explicou que a transferência do lobista para o presídio federal de Brasília visou garantir sua integridade física, conforme solicitado pela Procuradoria-Geral da República.
Sobre as alegações da defesa quanto à falta de atendimento médico, o ministro informou que já foi autorizado um cronograma para cuidados na rede privada, conforme a necessidade do preso. Com isso, afastou a alegação de risco à saúde como motivo para revogar a prisão.
Operação Sisamnes
Andreson foi preso em novembro de 2024 durante a Operação Sisamnes, que apura a venda de sentenças judiciais. A investigação ganhou notoriedade após a morte do advogado Roberto Zampieri, em Cuiabá.
Além da prisão de Andreson, o ministro Zanin determinou o uso de tornozeleira eletrônica e o afastamento de dois desembargadores de Mato Grosso — Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho — suspeitos de participação no esquema.
A operação investiga crimes como organização criminosa, corrupção, exploração de prestígio e violação de sigilo funcional.
Notícias dos Poderes
Universitária de 20 anos morre 10 dias após cirurgia plástica em Cuiabá
15 de Julho de 2025 as 21h51Consumo global de carne deve aumentar 47,9 milhões de toneladas no próximos 10 anos
Em média, o consumo per capita anual deve crescer 0,9 kg por pessoa por ano, segundo relatório da OCDE-FAO
15 de Julho de 2025 as 17h42TJ indica quatro juízes para substituírem afastados por PAD
15 de Julho de 2025 as 15h43Corpo de Bombeiros já atuou em 20 mil ocorrências de atendimento pré-hospitalar em MT
Os dados são de janeiro e junho e demonstram a crescente demanda pela prestação do serviço no Estado
15 de Julho de 2025 as 15h40Herói anônimo que cansou de esperar pelo IBAMA e salvou baleia em SC pode ser punido
Vídeo registra resgate de baleia-franca presa por três dias em rede de pesca em Palhoça (SC). Animal foi libertado com segurança após monitoramento
15 de Julho de 2025 as 15h30MT prevê receita de quase R$ 40 bi e renúncia fiscal de R$ 11 bilhões; servidores terão RGA de 4,56%
15 de Julho de 2025 as 14h57Requisitos para novas unidades de preservação ambiental em MT são questionados no STF
Argumento da PGR é de que regras do estado ofendem direito constitucional ao meio ambiente ecologicamente equilibrado
15 de Julho de 2025 as 12h20