3 ordens judiciais
PF faz nova operação e investiga caixa 2 na eleição do prefeito de Sorriso
Geral | 20 de Maio de 2025 as 09h 45min

Polícia Federal investiga gastos excessivos e caixa 2, durante sua campanha a prefeito de Alei Fernandes, no ano passado, em Sorriso (420 km ao norte de Cuiabá). Na operação deflagrada nesta terça-feira (20), intitulada Operação Rustius, foi apontado que Fernandes liderou um esquema para burlar o limite de gastos estabelecido por lei contratando empréstimos por terceiros, distribuindo os valores a conta de candidatos a vereadores da cidade, bem como o pagamento em espécie, para que a contabilidade não registrasse os gastos extrapolados.
De acordo com a apuração do GD, a campanha do candidato a prefeito gastou mais do que o limite legal permitido e estabelecido por lei, para esconder essa extrapolação, foram usados diversos métodos, configurando crime de Caixa 2, que é o uso de recursos não declarados ou não contabilizados oficialmente na prestação de contas eleitoral.
Fernandes teria usado uma empresa para contratar um empréstimo com um valor acima do que é permitido, diluindo o valor em pequenas quantias e enviado para contas de pessoas ‘laranjas’, acobertando as transações ilegais. Quando chegavam nas contas, os valores eram repassados a campanha de Alei e dos vereadores, como forma de doação.
Além do empréstimo, atividades de cabo eleitorais do prefeito não eram declarados, apareciam apenas como prestadores de serviço, ao invés de serem identificados como gastos de campanha. Os pagamentos das atividades eram feitos por meio de dinheiro vivo, dificultando o rastreio das transações.
Caso seja confirmado, Alei pode responder criminalmente por abuso de poder econômico e Caixa 2, crime que tem pena de dois a cinco anos de reclusão.
Os policiais federais cumpriram três mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juiz Eleitoral de Garantias do Núcleo I – TRE/MT. A ação visa coletar novos elementos que auxiliem na apuração dos fatos. Até o momento, 17 pessoas foram formalmente indiciadas.
Outro lado
Reportagem procurou a assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorriso, mas foi informada que "não poderia se manifestar sobre o assunto, pois se tratava de uma questão pessoal".
Por isso, orientou a reportagem procurar o advogado do prefeito. Porém, a assessora não tinha o contato dele, nem mesmo o nome.
Notícias dos Poderes
Jornalistas e escritoras são homenageadas na Assembleia Legislativa de Mato Grosso
Um dos destaques da noite foi o momento em que a presidente da AJEB-MT presidiu a sessão
14 de Julho de 2025 as 17h42Idosa de MT descobre que estava oficialmente morta e tem aposentadoria bloqueada por erro do INSS
A situação só foi solucionada graças a um mutirão da Justiça realizado no distrito de Santa Clara do Monte Cristo, na região de fronteira do estado, entre os dias 1º e 9 de julho de 2025
14 de Julho de 2025 as 15h40Mulher mobiliza bombeiros ao descansar à beira da rodovia em Nova Mutum: 'Só estou tomando um solzinho'
Populares acionaram o Corpo de Bombeiros após verem mulher caída, mas ela estava apenas aproveitando a manhã tranquila
14 de Julho de 2025 as 15h37Morre no hospital motociclista ferido em acidente com duas motos em Sinop
14 de Julho de 2025 as 15h13Motociclista morre em grave acidente com caminhão em Sinop; condutor fugiu do local
14 de Julho de 2025 as 15h08CNJ agenda julgamento de PAD contra desembargador de MT
14 de Julho de 2025 as 11h43Após espionar ministros do STF, coronel deixa MT e vai a prisão federal
Caçadini é suspeito de matar advogado Roberto Zampieri
14 de Julho de 2025 as 11h36Hovet Sinop oferece atendimento oftalmológico para animais
Hospital Veterinário do Campus Sinop oferece atendimento oftalmológico para animais de pequeno, grande porte e silvestres
14 de Julho de 2025 as 10h39