Caso inusitado
Pescador 'fisga' e ajuda filhote de onça a atravessar rio no Pantanal; veja vídeo
Experiência aconteceu em Corumbá (MS). Filhote foi encontrado na junção entre os rios Miranda e Paraguai, ao lado da mãe e irmão.
Geral | 20 de Junho de 2025 as 11h 34min
Fonte: Redação G1-MT

Sabe aquela história que todos dizem ser de pescador? O empresário Vanderlei da Silva Rosa tem uma para contar e se orgulha dela. Ele ‘fisgou’ um filhote de onça-pintada no Pantanal de Mato Grosso do Sul, mas calma que foi por uma boa causa. O filhote foi encontrado no meio do rio e, cansado, ele teve ajuda para chegar até a margem.
Vanderlei é de Ibaté (SP) e ao menos uma vez por ano viaja para o Pantanal de Mato Grosso do Sul para praticar o hobby de pescar. Ele conta que já foi duas vezes para a região de Corumbá (MS), mas na semana passada (13), viveu uma experiência única.
“Um fato que vai marcar por toda a nossa história de pescador amador que gosta de ir a lazer para o Pantanal. Vi toda aquela natureza que tem lá e nós somos premiados dessa vez”, explicou.
Vanderlei estava com um amigo pescador e quando voltavam da pescaria, mais precisamente na junção do Rio Miranda com o Rio Paraguai, avistaram uma onça com dois filhotes.
“Quando passaram alguns barcos na nossa frente, os filhotes trocaram a direção. Um foi para o sapé e o outro foi em direção ao Rio Paraguai. Lá tem uma correnteza e com certeza ele ia extraviar da mãe, aí só sobrou alternativa de tentar ajudar”, lembra.
Os pescadores agiram de forma amadora para tentar salvar o filhote, que já aparentava estar cansado. O animal se agarrou em uma rede e foi levado até às margens do rio na direção em que a mãe foi avistada, cerca de 30 metros.“Com certeza o bichinho se salvou, a oncinha estava muito cansada, mas graças a Deus que deu tudo certo”, disse.
O outro filhote, segundo o pescador, também conseguiu se salvar, após seguir a mãe.
Parte do vídeo, postado nas redes sociais, viralizou e teve mais de 200 comentários e mais de 240 mil reproduções. Nas imagens, ainda é possível ouvir o outro pescador dizendo que ‘ganharam a pescaria’.
Final feliz?
O biólogo Henrique Abrahão Charles analisou as imagens e informou que sim, o final é feliz. Segundo ele, há chance de mais de 90% do filhote reencontrar a mãe.
“O filhote chama a mãe, ele sabe. A mãe não abandona o filhote. Eles se comunicam. A onça tem olfato muito poderoso, boa audição e visão excelente. Existem métodos de vocalização do filhote. Ela vai procurar por ele, ele vai chamar por ela”, explicou, dizendo ainda que ficou emocionado com o vídeo.
Vídeo: https://www.instagram.com/diasdepesca/reels/
Notícias dos Poderes
China firma acordo para 'rasgar' Brasil com ferrovias
Acordo estuda a viabilidade de um corredor ferroviário, ligando o Brasil ao Oceano Pacífico
07 de Julho de 2025 as 15h54Juiz de MT sofre traumatismo craniano em acidente e vai para UTI
Veículo em que estava Cláudio Deodato Rodrigues Pereira teria capotado na região de Campo Verde
07 de Julho de 2025 as 15h51Turismo de guerra deve crescer quase 75% e valer US$ 927 mi até 2035
Especialistas explicam o que é esse tipo de turismo, quando ele é mais procurado e o motivo de estar em ascensão
07 de Julho de 2025 as 16h33Homem é encontrado morto após ser engolido por píton na Indonésia
07 de Julho de 2025 as 15h25Represa mais alta do mundo pode causar tragédia diabolicamente apocalíptica
07 de Julho de 2025 as 15h14Prefeitura debate com associações e entidades religiosas atualização da lei de eventos em Sinop
07 de Julho de 2025 as 14h43Prefeitura em Ação: moradores do Daury Riva e região recebem diversos serviços durante mutirão
07 de Julho de 2025 as 11h22Veja quantos cassinos e bingos MT poderá ter se lei for aprovada
Projeto já passou pela Câmara e se for aprovado no Senado seguirá para sanção do presidente Lul
07 de Julho de 2025 as 12h06