Sinop
Perícia mostra que hidrômetros novos estavam medindo menos do que deveriam
Equipamentos registraram um consumo 25% menor do que o normal
Geral | 11 de Outubro de 2017 as 18h 04min
Fonte: Jamerson Miléski

Os resultados da calibração técnica dos hidrômetros utilizados pela Águas de Sinop não são nada animadores para os consumidores de Sinop. O laudo apresentado pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), relatou falhas nas medições em boa parte dos equipamentos encaminhados para avaliação. Os hidrômetros estavam medindo menos água do que deveriam.
A perícia foi realizada em 80 equipamentos, a pedido da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), instaurada pela Câmara de vereadores de Sinop para apurar o aumento nas contas de água no município. O estudo técnico foi contratado e pago pela Águas de Sinop. O resultado integrará o relatório final da CPI.
O IPT analisou dois modelos de hidrômetros utilizados pela Águas de Sinop. Os equipamentos foram recolhidos nas residências onde houveram diferenças gritantes no consumo entre um mês e outro. Cada dispositivo foi lacrado e encaminhado para o centro de pesquisa do Instituto, que fica em São Paulo.
Conforme o relatório, 38% dos hidrômetros do tipo Itron 2015 Y, calibrados nos testes, não estavam de acordo com a Portaria 246 do Inmetro. O IPT afirma que essa não conformidade projeta uma “submedição” no parque de medidores. Ou seja, mede menos água do que de fato está sendo entregue pela concessionária. O instituto reforça em seu laudo que essa irregularidade gera prejuízos para a Águas de Sinop e que os erros de medição são em favor do consumidor. Os hidrômetros do tipo Itron Y 2015/2016 compõem 80% dos equipamentos de medição de consumo de água em Sinop.
O resultado foi ainda mais problemático com os hidrômetros do tipo LAO 2012 Y. Esse tipo de equipamento responde por 14% dos hidrômetros instalados em Sinop. Conforme o laudo do IPT, todos os equipamentos desse tipo que foram testados estavam medindo para menos. Existem aproximadamente 6 mil hidrômetros desse tipo instalados em Sinop.
O instituto afirma que as diferenças para menos nesse modelo de hidrômetro são em média de 25%. Ou seja, se estivessem calibrados corretamente, o consumo seria de 4 a 6 metros cúbicos de água para mais.
Na prática, o relatório do IPT mostra que, se existe uma cobrança abusiva sendo praticada pela Águas de Sinop, que lesa o consumidor, o problema não está no instrumento que faz a medição do consumo nas residências. Pelo contrário. A queixa teria sido maior se os hidrômetros estivessem funcionando corretamente.
O IPT é um instituto vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. Com mkais de 100 anos de existência, o IPT figura como um dos maiores institutos de pesquisas do Brasil, com laboratórios e pesquisadores atuando basicamente em quatro grandes áreas: inovação, pesquisa & desenvolvimento; serviços tecnológicos; desenvolvimento & apoio metrológico, e informação & educação em tecnologia.
Notícias dos Poderes
Todas as vítimas fatais de acidente na BR-163 são identificadas
As vítimas foram submetidas ao exame de necropsia e identificadas pelas impressões digitais
09 de Agosto de 2025 as 22h54Sinfra alerta que ponte interditada no Rio Teles Pires em Sorriso pode cair
Motoristas estão passando pela ponte, mesmo após a Sinfra determinar a interdição e fechar o acesso ao local
09 de Agosto de 2025 as 16h35Politec identifica sete passageiros de ônibus vítimas de acidente na BR - 163
09 de Agosto de 2025 as 16h37Colisão entre sedan e picape mata casal e criança de três anos em MT; seis ficam feridos
09 de Agosto de 2025 as 14h14Autoridades lamentam 11 mortes em acidente na BR‑163 e reforçam importância da duplicação
Governador, prefeitos e parlamentares enviam mensagens de apoio às famílias das vítimas; prefeito de Lucas do Rio Verde elogia rapidez das equipes de saúde e pede avanço nas obras de duplicação da rodovia.
09 de Agosto de 2025 as 12h27MPF investiga Correios por falhas na entrega domiciliar em Sinop
Procuradora federal instaura procedimento administrativo para fiscalizar cumprimento de decisão judicial que há quase dois anos obriga a estatal a atender todos os bairros; moradores de pelo menos 19 comunidades continuam sem receber correspondências.
09 de Agosto de 2025 as 11h59Tráfego na BR‑163 é liberado após quase 10 horas de bloqueio; colisão entre ônibus e carreta deixou 11 mortos
Concessionária Nova Rota informa que rodovia foi reaberta às 7h43 deste sábado; filas de caminhões e carros provocam lentidão nos dois sentidos
09 de Agosto de 2025 as 08h32Sobe para 11 o numero de mortos em acidente entre ônibus e carreta na BR-163. Veja imagens
Acidente ocorreu entre Lucas do Rio Verde e Nova Mutum; ultrapassagem em faixa contínua é investigada pela Polícia Civil
09 de Agosto de 2025 as 06h36