Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Terça Feira 13 de Maio de 2025

Menu

Sinop

Parque Florestal está fechado para visitação

Especialistas investigam a morte de macacos-prego

Geral | 13 de Maio de 2025 as 11h 10min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: Divulgação

Um dos principais pontos turísticos de Sinop está fechado para visitação por tempo indeterminado. A determinação é da Secretaria de Meio Ambiente do município. O parque teve seus portões fechados em razão do registro da morte de 6 macacos-prego. A suspensão na visitação faz parte do protocolo de segurança. O caso está sendo apurado.

Segundo a médica veterinária e coordenadora do Centro de Vida Selvagem da UFMT, Elaine Conceição, os animais foram encontrados na vizinhança do Parque na última sexta-feira (9). Desde então foram adotadas medidas para a investigação dos óbitos e de segurança para população que visita o parque. 

Inicialmente foram encontrados 5 macacos mortos e outros dois debilitados. Um deles acabou morrendo durante o tratamento. O segundo ainda está em recuperação. Elaine explicou que a equipe realizou a coleta de material, com amostras de tecido e soro. Os animais mortos passaram por uma necrópsia e amostras foram encaminhadas para um laboratório oficial, que atestará as causas das mortes. A previsão é de que os resultados saiam em 60 dias. Caso o laudo fique pronto antes, a visitação do Parque pode ser liberada.

Segundo a especialista, a interdição nas visitações atende ao protocolo de segurança. Até o momento não existem indícios de uma endemia (doença que possa passar para humanos). A suspeita inicial dos especialistas é de que os animais tenham sido envenenados com carbamato – substância comumente utilizada para controle de pragas, presente nos venenos para rato. Esse tipo de agente tóxico atua no sistema neurotransmissor e acaba causando falência das funções vitais. A morte dos macacos aconteceu de forma “hierárquica”, com o macho líder do grupo morrendo em primeiro e na sequência os mais jovens e mais fracos. Informações obtidas pelo GC Notícias dão conta de que no trato intestinal dos animais foram encontrados restos de banana com a substância tóxica.

Os especialistas aguardam o laudo para determinar as causas. Segundo o secretário de Meio Ambiente Jorge Muller, a situação está sendo apurada de forma interna. Se o envenenamento proposital for confirmado, uma investigação deve ser aberta, inclusive com a participação da Polícia. “Os pontos das mortes foram mapeados. É a primeira vez que se tem um registro de mortes com uma grande quantidade de animais no Parque. Um plano de manejo está sendo implementado para melhorar essa relação das pessoas com os animais”, apontou Muller. 

O Parque Florestal de Sinop é uma unidade de conservação natural com 102 hectares de florestal em meio a área urbana, cercada por casas e comércios. Implantado em 1989, o Parque recebe em média 200 visitantes por dia. Comumente são observados animais silvestres nas residências no entorno do parque.