Ações de sustentabilidade
Nova Rota do Oeste lidera ranking ambiental da ANTT
Pelo sexto ano consecutivo, ações desenvolvidas na BR-163/MT são reconhecidas nacionalmente
Geral | 24 de Junho de 2025 as 18h 24min
Fonte: Assessoria Rota Do Oeste

As ações de sustentabilidade e a gestão ambiental desenvolvidas na BR-163/MT reafirmaram a Nova Rota do Oeste como Classe A no Índice de Desempenho Ambiental (IDA), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Neste ano, a Concessionária alcançou mais uma vez o primeiro lugar ao atingir 93,94% da pontuação, cumprindo 31 dos 33 indicadores avaliados. Este é o sexto ano consecutivo em que a empresa recebe o reconhecimento pelas boas práticas ambientais implementadas na principal rodovia de Mato Grosso.
O IDA mede o desempenho ambiental das concessionárias com base em ações sustentáveis, sociais e de inovação. Entre os destaques da Nova Rota estão:
- Redução de ruídos e emissões: a empresa adotou medidas para mitigar o barulho de geradores móveis, com redução de até 30% no som emitido. Também em 2024, foi adquirido mais um veículo elétrico.
- Eficiência energética: foram instaladas placas solares em instalações operacionais e realizada a compra de energia com garantia de fonte renovável. Além disso, foram instaladas 35 câmeras com sistema fotovoltaico.
- Infraestrutura resiliente: a implementação de estações meteorológicas possibilitou o fornecimento de dados em tempo real sobre chuva e vento, auxiliando na prevenção de desastres e no uso racional da água. A Nova Rota conta ainda com sistemas de drenagem e soluções para o controle das águas pluviais para mitigar impactos de inundações.
- Fomento para o desenvolvimento tecnológico na área socioambiental: parceria com a UFMT para criar uma Inteligência Artificial que monitora a BR-163, utilizando algoritmos para analisar imagens captadas por câmeras de alta resolução.
Para o gerente de Sustentabilidade da Nova Rota, Wilmar Manzi, o reconhecimento pelo IDA reforça que a Concessionária está no caminho certo, reafirmando o comprometimento da empresa com a sustentabilidade e a proteção ambiental. “Este resultado reflete o trabalho sério e comprometido de todos os integrantes que se dedicam diariamente à construção de um estado mais sustentável, buscando continuamente as melhores práticas e soluções que geram impactos positivos para o meio ambiente”, destaca.
IDA – Para chegar ao resultado apresentado, o IDA analisa 13 indicadores distribuídos em 33 categorias. Ao todo, 20 concessionárias foram reconhecidas por suas práticas, considerando, entre outros critérios: política ambiental institucional, certificações ambientais, preservação da biodiversidade, ações sociais e educacionais, atendimento a comunidades em áreas sensíveis, mobilidade e acessibilidade, gerenciamento e redução de ruídos e emissões atmosféricas, uso da água, gerenciamento e redução de efluentes, manejo de resíduos sólidos, eficiência energética, infraestrutura resiliente e fomento ao desenvolvimento tecnológico na área socioambiental.
Notícias dos Poderes
Ele viu o pai ser morto e 12 anos depois atuou no júri que condenou assassinos
Geraldo Xavier de Faria Júnior presenciou o crime em 2013, formou-se em direito e conseguiu Justiça
06 de Julho de 2025 as 13h38Em 2025, penduricalhos de juízes já superam custo de 5 programas sociais
Em 2025, 18,9 mil magistrados recebem mais em “penduricalhos” do que 5,37 milhões de famílias que ganham o Auxílio-Gás do governo
07 de Julho de 2025 as 07h35Peão de 21 anos morre após ser pisoteado por touro durante rodeio em MT
06 de Julho de 2025 as 13h01Ponte do Juruena é maior do que as 5 pontes entre Cuiabá e Várzea Grande juntas
Localizada na MT-208 entre Cotriguaçu e Nova Bandeirantes, a ponte sobre o Rio Juruena terá 1.360 metros de extensão
06 de Julho de 2025 as 13h02Inundações no Texas deixam 43 mortos e dezenas de crianças desaparecidas
06 de Julho de 2025 as 08h05Sema deflagra 127 operações contra crimes ambientais e aplica R$ 1,3 bilhão em multas
06 de Julho de 2025 as 00h49Condutor de carro morre ao colidir contra carreta na BR-163 em Sinop
05 de Julho de 2025 as 14h30Corpo de Bombeiros combate suspeita de incêndio criminoso em residência
Militares impediram que o fogo se alastrasse por toda a edificação; ninguém ficou ferido
05 de Julho de 2025 as 14h19