Iniciativa
Maluf propõe seminário sobre políticas públicas para infância e adolescência
A iniciativa considerou os resultados de levantamento referente à Fiscalização Nacional Coordenada Projeto Infância Segura
Geral | 02 de Maio de 2025 as 11h 03min
Fonte: TCE-MT

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) realizará seminário temático sobre políticas públicas voltadas à infância e à adolescência. A iniciativa foi proposta pelo conselheiro Guilherme Antonio Maluf, que considerou os resultados de levantamento referente à Fiscalização Nacional Coordenada “Projeto Infância Segura”, relatado pelo conselheiro Waldir Teis na sessão ordinária desta terça-feira (29).
O documento revelou uma série de fragilidades na atuação do poder público em áreas como educação, saúde, acolhimento e combate à violência. Diante disso, a sugestão de Maluf foi acatada pelo presidente do órgão, conselheiro Sérgio Ricardo, e por Waldir Teis, que também é supervisor da Escola Superior de Contas.
O evento será realizado no segundo semestre de 2025 e deve reunir diversas instituições em torno de um debate técnico e multidisciplinar. “Essa temática é fundamental e precisa ser tratada de forma transversal. Precisamos discutir a adoção, a saúde nas escolas, o fortalecimento dos conselhos tutelares. Infelizmente, não vejo ninguém discutindo isso e nós podemos contribuir”, avaliou Maluf.
Ao justificar sua proposta, o conselheiro apontou ainda deficiências na execução das políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes, com ênfase na saúde. Ele citou, como exemplo, a iminência do fechamento da Santa Casa de Misericórdia, único pronto-socorro pediátrico do estado.
Além disso, sugeriu ações específicas para enfrentar o déficit de atendimento oftalmológico nas redes municipais e estaduais de ensino. “Os gestores podem contratar profissionais voltados exclusivamente para o atendimento escolar. Isso não exige grandes estruturas, mas sim iniciativa.”
Maluf também defendeu maior rigor na cobrança por parte dos órgãos de controle. “É inadmissível que as políticas públicas voltadas às crianças ainda sejam tão frágeis. Precisamos evoluir, adotar critérios mais rígidos para o controle dos recursos públicos e cobrar dos gestores, inclusive com risco de reprovação de contas”, pontuou.
Notícias dos Poderes
Pint of Science retorna a Sinop neste mês de maio
14 de Maio de 2025 as 19h31STF condena morador de Cuiabá a 2 anos de prisão e pagamento de multa de R$ 5 milhões
15 de Maio de 2025 as 07h26Presidente do TCE-MT aponta desperdício de bilhões por prefeituras em prevenção de desastres
O alerta foi feito nesta quarta-feira (14), na abertura da capacitação Proteção e Defesa Civil - Plano de Contingência.
14 de Maio de 2025 as 19h21Contratada empresa que vai construir restaurante do IFMT
Obra orçada em R$ 2,7 milhões vai compor estrutura da nova sede
14 de Maio de 2025 as 17h22Licenciamento de veículos com placa final 5 vence dia 31 de maio
A taxa para pagamento pode ser emitida pelo site do Detran-MT, na opção “Consulte Seu Veículo”, ou pelo aplicativo MT Cidadão
14 de Maio de 2025 as 16h11Desembargadora Serly é eleita presidente do TRE-MT após acordo com Marcos Machado
14 de Maio de 2025 as 14h44Polícia Federal prende operador de lobista e advogado suspeitos de atrapalhar investigações
14 de Maio de 2025 as 11h42Bloqueio atmosférico provoca novo veranico em maio e eleva temperaturas em MT
temperaturas ficarão entre 3ºC e 5ºC acima do normal para o período, com destaque para a região sul do estado
14 de Maio de 2025 as 10h48