Vítimas de 2024 e 2025
Mais de 50 mudas plantadas em homenagem a vítimas de feminicídio em MT são arrancadas
Árvores foram colocadas em uma área lateral ao Parque Tia Nair, em Cuiabá, em março deste ano. O número é referente à quantidade de mulheres mortas entre 2024 e 2025.
Geral | 20 de Maio de 2025 as 18h 32min
Fonte: Redação G1-MT

Mudas de ipês roxos plantadas em uma ação do Ministério Público do Estado em homenagem às vítimas de feminicídio em Mato Grosso foram arrancadas após um desencontro de informações sobre a posse do terreno. As 53 árvores foram colocadas em uma área lateral ao Parque Tia Nair, em Cuiabá, em março deste ano. O número é referente à quantidade de mulheres mortas entre 2024 e 2025.
Inicialmente, segundo o MP, a prefeitura afirmou que o terreno em questão pertencia ao município e que havia planos de incorporá-lo ao parque. Por isso, à época, pediu que as mudas fossem plantadas naquela área. No entanto, o verdadeiro proprietário apareceu e realizou a retirada das plantas com autorização da própria prefeitura, de acordo o Ministério Público. No lugar das plantas, deve ser contruída uma calçada.
Em nota, a Prefeitura de Cuiabá informou que as mudas foram retiradas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, porque teriam avançado 70 centímetros de uma propriedade particular.
"Todas as mudas estão cuidadosamente guardadas no Horto Florestal Tote Garcia e serão replantadas em breve em outro espaço, com a participação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, que é autor da homenagem prestada à época, simbolizando as vítimas de feminicídio", diz a nota.
Ainda segundo o Ministério Público, a promotora responsável pelo projeto 'Em Memória Delas' informou que deverá representar judicialmente contra os envolvidos na ação, incluindo a gestão municipal.
O MP disse ainda que recolheu as mudas arrancadas e as levará para uma área localizada na Avenida João de Barro. O novo local possui cerca de 1.300 metros, tamanho suficiente para acomodar o plantio.
"Ressaltamos que a prefeitura autorizou a retirada das mudas, e o Ministério Público está adotando as providências cabíveis para apurar os fatos e eventuais responsabilidades. Diante da situação, as mudas de Ipê-Roxo foram recolhidas e estão sendo armazenadas no Horto Florestal até que um novo local seja definido", disse o MP, em nota.
Notícias dos Poderes
Jornalistas e escritoras são homenageadas na Assembleia Legislativa de Mato Grosso
Um dos destaques da noite foi o momento em que a presidente da AJEB-MT presidiu a sessão
14 de Julho de 2025 as 17h42Idosa de MT descobre que estava oficialmente morta e tem aposentadoria bloqueada por erro do INSS
A situação só foi solucionada graças a um mutirão da Justiça realizado no distrito de Santa Clara do Monte Cristo, na região de fronteira do estado, entre os dias 1º e 9 de julho de 2025
14 de Julho de 2025 as 15h40Mulher mobiliza bombeiros ao descansar à beira da rodovia em Nova Mutum: 'Só estou tomando um solzinho'
Populares acionaram o Corpo de Bombeiros após verem mulher caída, mas ela estava apenas aproveitando a manhã tranquila
14 de Julho de 2025 as 15h37Morre no hospital motociclista ferido em acidente com duas motos em Sinop
14 de Julho de 2025 as 15h13Motociclista morre em grave acidente com caminhão em Sinop; condutor fugiu do local
14 de Julho de 2025 as 15h08CNJ agenda julgamento de PAD contra desembargador de MT
14 de Julho de 2025 as 11h43Após espionar ministros do STF, coronel deixa MT e vai a prisão federal
Caçadini é suspeito de matar advogado Roberto Zampieri
14 de Julho de 2025 as 11h36Hovet Sinop oferece atendimento oftalmológico para animais
Hospital Veterinário do Campus Sinop oferece atendimento oftalmológico para animais de pequeno, grande porte e silvestres
14 de Julho de 2025 as 10h39