Alvo da PF
Juiz de MT é suspeito de usar família para lavar propina de sentenças
Ivan Lúcio Amarante já estava afastado do cargo por determinação do CNJ
Geral | 29 de Maio de 2025 as 11h 24min
Fonte: FolhaMax

A Polícia Federal deflagrou hoje a oitava fase da Operação Sisamnes e cumpre mandados de busca e apreensão em Mato Grosso e afastamento das funções contra um juiz de primeira instância suspeito de venda de decisões judiciais.
A PF identificou suspeitas da existência de um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo o magistrado. Por isso, cumpre também sequestro de bens no valor de R$ 30 milhões. As medidas foram autorizadas pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Cristiano Zanin. No total, são três mandados de busca e apreensão em Mato Grosso.
O alvo é o juiz Ivan Lúcio Amarante, da comarca de Vila Rica. Ele já responde a um processo no CNJ (Conselho Nacional de Justiça). A PF identificou suspeitas de pagamentos e lavagem de dinheiro a familiares do juiz a partir de uma empresa do lobista Andreson de Oliveira Gonçalves, que está preso desde novembro sob suspeita de liderar um esquema de corrupção envolvendo assessores do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e outros tribunais.
No processo do CNJ, a defesa do juiz argumentou que seu nome foi citado indevidamente nos diálogos do lobista e que não cometeu irregularidades. Sua defesa ainda não foi localizada para se manifestar.
Essa nova fase busca aprofundar as suspeitas de corrupção envolvendo o Judiciário de Mato Grosso. A PF já investiga dois desembargadores do Tribunal de Justiça, que estão afastados pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça): Sebastião de Moraes e João Ferreira.
Ontem, a PF já tinha deflagrado uma outra fase da operação, com a prisão do suspeito de ser mandante do assassinato do advogado Roberto Zampieri e a revelação da existência de uma empresa aberta por militares para espionar e assassinar autoridades, incluindo ministros do STF.
Notícias dos Poderes
Concurso premiou fotos aéreas mais incríveis de 2025; confira 10 destaques
A estreia do “Fotógrafo Aéreo Internacional do Ano” mostrou que as imagens tiradas do alto se firmaram como uma forma poderosa de expressão artística e documentação ambiental
13 de Julho de 2025 as 19h52Juíza é demitida após usar mesmo modelo de sentença em 2 mil processos
Irregularidade teria sido cometida para inflar resultados de produtividade da juíza auxiliar no Rio Grande do Sul
14 de Julho de 2025 as 06h20Ração tóxica mata ao menos 245 cavalos em 4 estados, diz ministério
Dados são do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). De acordo com a pasta, caso de ração contaminada é inédito e está sob investigação
14 de Julho de 2025 as 07h44Mulher desaparece em rio após salvar criança de afogamento em Cuiabá
Após quatro horas desde o desaparecimento, as equipes continuam em busca da vítima
13 de Julho de 2025 as 19h25Mãe e filha morrem após carro capotar e cair em córrego em estrada vicinal de MT
12 de Julho de 2025 as 18h52Voo para os EUA retorna após passageira ler mensagem de 'descanse em paz' em telefone de pessoa ao lado
Após inspeção, autoridades não identificaram ameaça concreta, e aeronave foi liberada
12 de Julho de 2025 as 18h50