Resolvido na justiça
Idosa de MT descobre que estava oficialmente morta e tem aposentadoria bloqueada por erro do INSS
A situação só foi solucionada graças a um mutirão da Justiça realizado no distrito de Santa Clara do Monte Cristo, na região de fronteira do estado, entre os dias 1º e 9 de julho de 2025
Geral | 14 de Julho de 2025 as 15h 40min
Fonte: Folha do Estado

No interior de Mato Grosso, uma idosa de 74 anos enfrentou um problema burocrático que chegou a “cancelar” sua própria existência: Izabel Flores Tomicha teve seu CPF registrado como se estivesse morta, o que resultou no bloqueio imediato de sua aposentadoria e da pensão por morte do marido.
A situação só foi solucionada graças a um mutirão da Justiça realizado no distrito de Santa Clara do Monte Cristo, na região de fronteira do estado, entre os dias 1º e 9 de julho de 2025.
Ao buscar a emissão de uma nova identidade durante a Expedição Justiça Sem Fronteiras, a equipe da Perícia Técnica Oficial (Politec) identificou inconsistências nos documentos de Izabel, como a ausência do nome de casada, e encaminhou o caso à Receita Federal. Para surpresa de todos, a idosa constava como falecida nos registros oficiais.
Após a apresentação de documentos comprobatórios, o CPF foi reativado ainda no mesmo dia, permitindo a liberação dos benefícios junto ao INSS, que estavam bloqueados.
Gonçalo Vasconcelos Duarte, analista da Receita Federal que participou do mutirão, destacou a importância da integração entre órgãos públicos para a resolução do problema.
“Se estivéssemos atuando isoladamente, não seria possível resolver essa situação”, afirmou. A filha da aposentada, Marinilza Tomicha Justiniana, emocionada, agradeceu o atendimento e ressaltou a importância dos documentos: “Documento é tudo na vida da gente”.
A Expedição Justiça Sem Fronteiras, promovida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso em parceria com mais de 40 instituições, leva serviços essenciais a comunidades vulneráveis e isoladas da região de fronteira.
Somente na última etapa da iniciativa, foram emitidos mais de 300 documentos e realizados cerca de 50 pedidos diários de CPF, incluindo pedidos de bolivianos em processo de regularização migratória.
Notícias dos Poderes
Jornalistas e escritoras são homenageadas na Assembleia Legislativa de Mato Grosso
Um dos destaques da noite foi o momento em que a presidente da AJEB-MT presidiu a sessão
14 de Julho de 2025 as 17h42Mulher mobiliza bombeiros ao descansar à beira da rodovia em Nova Mutum: 'Só estou tomando um solzinho'
Populares acionaram o Corpo de Bombeiros após verem mulher caída, mas ela estava apenas aproveitando a manhã tranquila
14 de Julho de 2025 as 15h37Morre no hospital motociclista ferido em acidente com duas motos em Sinop
14 de Julho de 2025 as 15h13Motociclista morre em grave acidente com caminhão em Sinop; condutor fugiu do local
14 de Julho de 2025 as 15h08CNJ agenda julgamento de PAD contra desembargador de MT
14 de Julho de 2025 as 11h43Após espionar ministros do STF, coronel deixa MT e vai a prisão federal
Caçadini é suspeito de matar advogado Roberto Zampieri
14 de Julho de 2025 as 11h36Hovet Sinop oferece atendimento oftalmológico para animais
Hospital Veterinário do Campus Sinop oferece atendimento oftalmológico para animais de pequeno, grande porte e silvestres
14 de Julho de 2025 as 10h39Acidente entre duas motos deixa três feridos em Sinop
Uma passageira foi parar em valeta e quebrou perna
14 de Julho de 2025 as 09h33