Ranking nacional
Hospital Veterinário de Sinop ganha destaque em Fórum após auditoria de desempenho
Geral | 17 de Junho de 2025 as 17h 51min
Fonte: Assessoria

O Hospital Veterinário (Hovet) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campus Sinop alcançou importantes resultados no ranking nacional dos hospitais veterinários universitários. Os dados foram apresentados durante o 21º Fórum dos Dirigentes de Hospitais Veterinários Universitários (FORDHOV) realizado na Universidade Federal do Acre (UFAC). O evento reuniu representantes das 42 instituições federais que possuem este tipo de unidade em todo o Brasil.
Os dados consolidados no Fórum colocaram o Hovet Sinop em posições de destaque em diferentes categorias. No atendimento externo a grandes animais (até 100 km de distância), a unidade foi a primeira colocada entre todas as instituições, com 138 atendimentos realizados entre dezembro de 2023 a novembro de 2024, superando até hospitais de estados tradicionalmente mais estruturados.
Já na área de pequenos animais, o Hovet Sinop também obteve boa colocação. No total de consultas simples e complexas, a unidade somou aproximadamente 5,7 mil atendimentos, posicionando-se entre os dez melhores hospitais do Brasil nessa categoria.
“A gente teve destaque principalmente nos atendimentos clínicos, nas cirurgias e nos atendimentos de grandes animais a campo. Isso mostra o quanto nossa equipe está comprometida e como temos ampliado nosso alcance. Conseguimos um veículo, com o apoio da Reitoria, para atendimento externo de grandes animais, o que nos permite atender com mais frequência as demandas da região”, explicou o diretor do Hovet Sinop, professor Bruno Leonardo Mendonça Ribeiro.
A unidade passou por uma rigorosa auditoria em fevereiro deste ano, conduzida por avaliadores de outras universidades federais. O período compreendido e avaliado foi de dezembro de 2023 a novembro de 2024. “Todo ano a gente passa por essa auditoria. Eles analisam todas as informações previamente enviadas e, durante a visita, checam fichas de consultas, estrutura física, equipamentos e recursos humanos”.
O processo de auditoria não é apenas uma avaliação técnica, mas também tem um peso decisivo na distribuição de recursos do Ministério da Educação (MEC) destinados aos hospitais veterinários universitários. “Os resultados da auditoria influenciam diretamente na arrecadação de cada hospital. O MEC distribui os recursos com base em critérios como número de atendimentos, estrutura disponível, quantidade de profissionais e equipamentos”.
Além da divulgação dos resultados, o Fórum também funcionou como espaço de capacitação e troca de experiências entre os dirigentes dos hospitais veterinários. Durante uma semana, os participantes discutiram formas de melhorar a gestão hospitalar, processos de atendimento, preenchimento de fichas e integração com políticas do Ministério da Saúde e da Educação. “Esse intercâmbio com outras instituições nos traz novas ideias e práticas que podemos implementar aqui. Além disso, conseguimos mostrar o trabalho de qualidade que vem sendo feito em Sinop”.
Com os resultados da auditoria, o Hovet Sinop espera garantir um incremento nos recursos repassados pelo MEC para o próximo ano. Isso deve possibilitar a aquisição de novos equipamentos, ampliação de serviços e melhorias na infraestrutura, beneficiando ainda mais a comunidade acadêmica e a população regional.
Notícias dos Poderes
STF mantém prisão de morador de MT condenado por tentar explodir o aeroporto de Brasília
07 de Julho de 2025 as 20h07Decreto da Assembleia Legislativa suspende atividades da Capital Consig em MT
Empresa é alvo de denúncias por descontar juros abusivos das contas de servidores estaduais
07 de Julho de 2025 as 16h36China firma acordo para 'rasgar' Brasil com ferrovias
Acordo estuda a viabilidade de um corredor ferroviário, ligando o Brasil ao Oceano Pacífico
07 de Julho de 2025 as 15h54Juiz de MT sofre traumatismo craniano em acidente e vai para UTI
Veículo em que estava Cláudio Deodato Rodrigues Pereira teria capotado na região de Campo Verde
07 de Julho de 2025 as 15h51Turismo de guerra deve crescer quase 75% e valer US$ 927 mi até 2035
Especialistas explicam o que é esse tipo de turismo, quando ele é mais procurado e o motivo de estar em ascensão
07 de Julho de 2025 as 16h33