Proposta
Governo sanciona Lei de Dilmar Dal Bosco e transporte de cavaco deixa de ser tributado em Mato Grosso
Geral | 12 de Agosto de 2025 as 19h 14min
Fonte: Assessoria

Você já se perguntou por que produtores de Mato Grosso, que atuam dentro da legalidade, pagavam mais caro pelo transporte de resíduos florestais do que em qualquer outro Estado? Essa desigualdade, que há anos dificultava a vida de quem produz e gera empregos aqui, finalmente chegou ao fim com a sanção do governador da Lei Complementar 826, de 2024, na Assembleia Legislativa.
Governador Mauro Mendes sancionou e publicou no Diário Oficial a Lei de autoria do Deputado Dilmar Dal Bosco (UB), e a partir de agora, o transporte de resíduos e cavacos de origem nativa passa a ser feito com guia florestal não tributável, o que significa que os madeireiros deixam de arcar com uma cobrança que só existia no Estado, tornando o transporte de resíduos e cavacos mais justo e acessível.
Isso representa alívio no custo para quem trabalha corretamente, estimula o uso de energia renovável, favorece a competitividade das empresas locais e incentiva o crescimento econômico, sem abrir mão do controle e da rastreabilidade ambiental.
“Em resumo, é uma medida que equilibra justiça fiscal, desenvolvimento sustentável e valorização de quem produz, e como presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, sempre defendi que não faz sentido criar obstáculos para quem está investindo, inovando e apostando no uso responsável dos nossos recursos naturais e essa alteração na Lei, aprovada pelos deputados, atende uma demanda histórica dos produtores, estimula o uso de energia renovável e cria um ambiente mais competitivo para Mato Grosso”, disse Dal Bosco.
A lei preserva o controle e a rastreabilidade exigidos pelo Estado, mantendo o compromisso com a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente. Dal Bosco salientou que não se trata de abrir mão da fiscalização, mas de criar regras mais justas e equilibradas para quem trabalha certo.
“Essa conquista representa avanço real na política florestal, impulsiona a geração de empregos, movimenta a economia e mostra que é possível crescer sem abrir mão da responsabilidade ambiental. Em Mato Grosso, estamos tornando o setor da base florestal mais produtivo, mais forte, justo e preparado para o futuro”, disse Dilmar.
Segundo Dilmar, o CIPEM (Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso), enfrenta desafios que vão muito além da produção, como altos custos tributários e burocracia excessiva que dificulta a vida de quem trabalha de forma legal.
Além disso, a concorrência com outros mercados, onde as exigências são menores, coloca os madeireiros de MT em desvantagem. Não bastasse tudo isso, a falta de incentivos e a instabilidade nas políticas públicas dificultam o planejamento, freiam investimentos e prejudicam a geração de empregos, renda e inovação no setor.
"Minha luta é para que o setor da base florestal, os madeireiros de Mato Grosso tenham respeito, incentivo e condições de crescer. Valorizar quem trabalha é fortalecer a economia, criar oportunidades e construir um futuro sustentável para todos. Estou ao lado de quem faz o nosso Estado avançar de verdade”, finalizou Dal Bosco.
Notícias dos Poderes
Mulher relembra ataque de girafa que a deixou paraplégica e matou filha de 1 ano
Animal estava tentando proteger o seu filhote em parque na África do Sul
13 de Agosto de 2025 as 11h36Padre 'exorcista' e faixa preta em jiu-jítsu é acusado de agredir idosa durante missa em São Paulo
13 de Agosto de 2025 as 10h01Pastor é flagrado de calcinha e peruca e diz que fazia investigação
12 de Agosto de 2025 as 19h34Sérgio Ricardo articula acordo para restabelecer rodeio cutiano em todos municípios do estado
O presidente do TCE-MT mediou diálogo entre representantes do rodeio cutiano e da ALMT, nesta terça-feira (12)
13 de Agosto de 2025 as 07h17Mala trocada, pneu furado e passagem errada livram amigas de acidente com 11 mortes e mais de 40 feridos em MT
Acidente ocorreu na noite de sexta-feira (8), em uma curva da BR-163, em Lucas do Rio Verde (MT), após o motorista do ônibus invadir a faixa contrária, onde a carreta estava
12 de Agosto de 2025 as 18h10Sesi MT inaugura unidade moderna em Sinop
Inauguração ocorre na próxima sexta-feira (15), às 18h, na Travessa Manacás, nº 45, no Setor Industrial de Sinop
12 de Agosto de 2025 as 16h36PF aponta 'laranja' de desembargador para ocultar R$ 1,8 milhão
Alice Terezinha Artuso teria atuado como intermediária em um repasse milionário na compra de um imóvel
12 de Agosto de 2025 as 16h14Terra indígena alvo de operação que investiga venda ilegal de ouro e pedras preciosas é líder nacional de alertas de garimpo
A região é lar do povo Nambikwara e frequentemente alvo de operações e conflitos entre garimpeiros e forças de segurança
12 de Agosto de 2025 as 15h22