Emendas na SEAF
Governador manda Sesp investigar vazamento de relatório que cita 14 deputados em esquema
Geral | 27 de Junho de 2025 as 15h 28min
Fonte: O documento

O governador Mauro Mendes (União Brasil) determinou, nesta quinta-feira (26), que a Secretaria de Estado de Segurança Pública abra investigação imediata para apurar o vazamento de um relatório sigiloso da Polícia Civil que envolve deputados estaduais em um suposto esquema de superfaturamento na aquisição de kits agrícolas com recursos oriundos de emendas parlamentares.
A ordem foi endereçada ao secretário de Segurança, coronel César Roveri, após o governador receber um ofício do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi (PSB), cobrando providências. Mendes fez a solicitação de próprio punho no documento: “Ao Secretário de Segurança, para providências urgentes para identificação do vazamento”.
O conteúdo sigiloso, que veio a público por meio de reportagem do portal UOL, aponta 14 deputados estaduais, além de um prefeito e um secretário de Estado, como possíveis envolvidos na destinação de emendas parlamentares utilizadas para compras com indícios de sobrepreço, intermediadas pela Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf). A apuração faz parte da Operação Suserano, deflagrada em setembro de 2024, que estima um prejuízo superior a R$ 28 milhões aos cofres públicos.
Max Russi alertou, no ofício encaminhado ao Executivo, que a divulgação indevida do documento compromete o devido processo legal e a segurança das investigações. Ele destacou que a exposição pública dos parlamentares pode afetar o direito à ampla defesa e comprometer o equilíbrio entre os Poderes.
“Referido documento, de natureza sigilosa, passou a circular de maneira irregular, expondo parlamentares e colocando em risco o trâmite legal da apuração”, diz trecho do documento assinado por Russi. O parlamentar também exigiu a identificação dos responsáveis pelo vazamento e a adoção de medidas que evitem novas ocorrências semelhantes.
O relatório da Polícia Civil teria se baseado em informações preliminares da Controladoria Geral do Estado (CGE). No entanto, o controlador-geral, Paulo Farias Nazareth Neto, esteve na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira e negou que o órgão tenha mencionado nomes de deputados nos documentos técnicos enviados aos órgãos de investigação.
Entre os parlamentares citados no relatório estão o ex-presidente da ALMT, José Eduardo Botelho (União), além de Dilmar Dal Bosco (União), Faissal Calil (Cidadania), Ondanir Bortolini “Nininho” (PSD), Julio Campos (União), Alan Kardec (PSB), Carlos Avalone (PSDB), Gilberto Cattani (PL), Thiago Silva (MDB), Wilson Santos (PSD), Dr. Eugênio (PSB), Fabio Tardin (PSB), Doutor João José (MDB) e Juca do Guaraná (MDB), além do atual prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira (PL), que à época era deputado estadual.
Todos os parlamentares negaram envolvimento no suposto esquema e demonstraram indignação com o vazamento do relatório. O deputado Diego Guimarães (Republicanos) também é mencionado no documento, mas não chegou a efetuar o pagamento de emendas.
Notícias dos Poderes
Ele viu o pai ser morto e 12 anos depois atuou no júri que condenou assassinos
Geraldo Xavier de Faria Júnior presenciou o crime em 2013, formou-se em direito e conseguiu Justiça
06 de Julho de 2025 as 13h38Em 2025, penduricalhos de juízes já superam custo de 5 programas sociais
Em 2025, 18,9 mil magistrados recebem mais em “penduricalhos” do que 5,37 milhões de famílias que ganham o Auxílio-Gás do governo
07 de Julho de 2025 as 07h35Peão de 21 anos morre após ser pisoteado por touro durante rodeio em MT
06 de Julho de 2025 as 13h01Ponte do Juruena é maior do que as 5 pontes entre Cuiabá e Várzea Grande juntas
Localizada na MT-208 entre Cotriguaçu e Nova Bandeirantes, a ponte sobre o Rio Juruena terá 1.360 metros de extensão
06 de Julho de 2025 as 13h02Inundações no Texas deixam 43 mortos e dezenas de crianças desaparecidas
06 de Julho de 2025 as 08h05Sema deflagra 127 operações contra crimes ambientais e aplica R$ 1,3 bilhão em multas
06 de Julho de 2025 as 00h49Condutor de carro morre ao colidir contra carreta na BR-163 em Sinop
05 de Julho de 2025 as 14h30Corpo de Bombeiros combate suspeita de incêndio criminoso em residência
Militares impediram que o fogo se alastrasse por toda a edificação; ninguém ficou ferido
05 de Julho de 2025 as 14h19