Investigação
Fraude milionária usou certidão de MS e envolve desembargador afastado
MP aponta que documento de Aparecida do Taboado gerou posse irregular em MT
Geral | 10 de Junho de 2025 as 16h 21min
Fonte: Campo Grande News

Certidão de nascimento emitida em Aparecida do Taboado, município sul-mato-grossense a 458 quilômetros de Campo Grande, foi usada na criação de uma identidade falsa que deu início a um esquema milionário de grilagem de terras no Estado de Mato Grosso.
A fraude, segundo o Ministério Público, resultou na posse de uma área de 6 mil hectares avaliada em mais de R$ 300 milhões no município de Sinop (MT), com possível participação do desembargador João Ferreira Filho, atualmente afastado do cargo no estado vizinho.
A denúncia foi enviada pelo MP ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e aponta que Edson Ramos Camargo, foragido desde 1972 e condenado por contrabando, usou a certidão sul-mato-grossense para assumir o nome falso de Edison Martins Gomes. Com essa identidade, o acusado conseguiu CPF, RG, título de eleitor, passaporte e outros documentos em diferentes estados.
A representação relata que, utilizando-se de uma matrícula de imóvel falsificada, a suposta identidade de Edison vendeu uma área de 2.420 hectares no local denominado Manitsauá Missu, por R$ 18 mil, para Pedro Pereira de Souza.
Pedro ajuizou a ação reivindicatória usando o nome falso como autor, sendo representado pelo filho, o advogado Diogo Luiz Biondo de Souza, que, segundo a denúncia, atuava sabendo da fraude e beneficiando diretamente o pai.
A denúncia também relaciona o caso ao advogado Roberto Zampieri, assassinado a tiros em Cuiabá (MT) em dezembro de 2023, e ao desembargador João Ferreira Filho, que teria mantido a decisão judicial mesmo após revelada a falsidade dos documentos.
Conforme o MP, há suspeita de que a decisão que concedeu a posse foi obtida mediante pagamento ilícito, envolvendo Zampieri e o desembargador relator do recurso. De acordo com a notícia de fato, a ação judicial foi movida em nome da identidade falsa, mas representada por Diogo. O Ministério Público sustenta que ele tinha conhecimento da fraude e "agiu em benefício do próprio pai".
O conteúdo do celular de Zampieri, apreendido após o assassinato, é considerado peça-chave nas investigações e motivou o afastamento do desembargador. O MP aponta "indícios de falsidade ideológica, uso de documento falso, corrupção, estelionato judicial, prevaricação e associação criminosa".
O pedido foi assinado pelo subprocurador-geral de Justiça Jurídico e Institucional, Marcelo Ferra de Carvalho, e está sob análise do CNJ.
O outro lado - O Campo Grande News entrou em contato com as partes envolvidas. O advogado que apresentou a denúncia ainda não respondeu aos contatos da reportagem. O espaço permanece aberto para manifestações futuras.
Notícias dos Poderes
Acompanhante relata tentativa de calote de vereador em Cuiabá
Thay Moura disse em podcast que precisou ir até a Assembleia Legislativa para cobrar o pagamento de programa de um parlamentar cuiabano
25 de Agosto de 2025 as 20h41Brasil tem menor número de queimadas em 12 anos; MT registra queda de 69%
Queda é atribuída a fim do El Niño e a ações de prevenção governamentais, que ampliaram brigadistas e equipamentos
26 de Agosto de 2025 as 07h23Motoristas devem quitar parcela do IPVA 2025 até sexta-feira (29)
Manter a regularidade evita cancelamento do parcelamento e acréscimos legais por atraso
25 de Agosto de 2025 as 17h07Casal de empresários mortos em acidente em Sinop faziam parte de clube de motociclistas em MT
25 de Agosto de 2025 as 14h58Advogada com deficiência tem preferência negada em audiência e OAB cobra mudança no TJMT
Márcia, que utiliza prótese mecânica devido à amputação da perna direita, solicitou prioridade tanto por sua condição física quanto pela necessidade de comparecer, em seguida, a uma audiência na Justiça do Trabalho
25 de Agosto de 2025 as 13h49Cuiabá recebe 1ª edição do maior congresso de comunicação política do país
25 de Agosto de 2025 as 10h38Sinop realiza 2ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires e show com Padre Reginaldo Manzotti
25 de Agosto de 2025 as 10h30Prefeitura prorroga inscrições para Romaria Fluvial até quarta-feira (27)
O percurso é estimado em duas horas e começará às 6h30, saindo da ponte da MT-220, seguindo pelo Rio Teles Pires, até à Praia do Cortado, onde haverá uma missa campal
25 de Agosto de 2025 as 09h48