'Índice da Pizza'
Explosão de pedidos de pizza próximos ao Pentágono acendem alerta de crise militar
Se pizzarias próximas ao centro nervoso das Forças Armadas americanas trabalham a mais, mundo está em perigo
Geral | 18 de Junho de 2025 as 07h 00min
Fonte: Noticias R7

Uma explosão de pedidos de pizza nos arredores do Pentágono, em Washington (EUA), acendeu mais uma vez os alertas informais sobre tensões geopolíticas globais.
Conhecido nas redes como “Índice da Pizza”, o fenômeno ganhou destaque nesta semana ao antecipar, com cerca de uma hora de antecedência, o ataque de Israel ao Irã — reforçando a teoria de que o apetite dos militares pode prever conflitos.
A movimentação inusitada foi detectada por internautas atentos, especialmente pelo perfil no X (antigo Twitter) chamado Pentagon Pizza Report, que se dedica a monitorar padrões de entrega em pizzarias localizadas próximas ao centro de comando militar dos Estados Unidos.
“As 18h59 (horário da costa leste), quase todas as pizzarias ao redor do Pentágono registraram um enorme aumento na atividade”, alertou o perfil em uma publicação, pouco antes das explosões em Teerã serem noticiadas pela televisão estatal iraniana.
O rastreamento incluiu o monitoramento via Google Maps de estabelecimentos como We, The Pizza, District Pizza Palace, Domino’s e Extreme Pizza. A segunda unidade da Domino’s mais próxima do Pentágono, segundo o post, estava “extremamente movimentada para uma quinta-feira às 23h”.
A coincidência logo gerou especulações nos comentários. “Vai ser uma madrugada longa, né?”, escreveu um usuário. Outro sugeriu com humor: “Deveriam abrir uma Domino’s secreta dentro do prédio”.
Apesar de parecer uma curiosidade cômica, o “Índice da Pizza” tem raízes históricas. Durante a Guerra Fria, a inteligência soviética já observava entregas de comida como forma de decifrar movimentações estratégicas dos Estados Unidos. A prática ficou conhecida como Pizzint, abreviação de “pizza intelligence”.
O padrão já se repetiu em outros momentos de tensão. Em 1989, antes da invasão americana no Panamá, pizzarias relataram dobrar o número de entregas. Em 1990, um franqueado da Domino’s notou um aumento expressivo em pedidos para prédios da CIA; no dia seguinte, o Iraque invadiu o Kuwait. Até o processo de impeachment de Bill Clinton, em 1998, foi marcado por um aumento incomum no consumo de pizza no centro de Washington.
Na opinião de especialistas e jornalistas veteranos, como o ex-correspondente da CNN Wolf Blitzer, é um detalhe que não deve ser ignorado. “O conselho para os repórteres: sempre fique de olho nas pizzas”, brincou ele em 1990.
Notícias dos Poderes
STF mantém prisão de morador de MT condenado por tentar explodir o aeroporto de Brasília
07 de Julho de 2025 as 20h07Decreto da Assembleia Legislativa suspende atividades da Capital Consig em MT
Empresa é alvo de denúncias por descontar juros abusivos das contas de servidores estaduais
07 de Julho de 2025 as 16h36China firma acordo para 'rasgar' Brasil com ferrovias
Acordo estuda a viabilidade de um corredor ferroviário, ligando o Brasil ao Oceano Pacífico
07 de Julho de 2025 as 15h54Juiz de MT sofre traumatismo craniano em acidente e vai para UTI
Veículo em que estava Cláudio Deodato Rodrigues Pereira teria capotado na região de Campo Verde
07 de Julho de 2025 as 15h51Turismo de guerra deve crescer quase 75% e valer US$ 927 mi até 2035
Especialistas explicam o que é esse tipo de turismo, quando ele é mais procurado e o motivo de estar em ascensão
07 de Julho de 2025 as 16h33