Roda de palestras
Em Campo Verde, Gisela debate segurança alimentar, ao falar da cadeia produtiva da carne
Geral | 28 de Junho de 2025 as 11h 56min
Fonte: Assessoria

a noite desta última quinta-feira(26.06), a deputada federal Gisela Simona (União Brasil) - também conhecida como 'Gisela do Procon'-, participou em Campo Verde (136 km distante de Cuiabá), de uma roda de palestras com o tema 'Carne Segura'.
Para a parlamentar, esta é uma pauta importantíssima, porque fala sobre segurança alimentar, mais do que isto, debate como esta proteina chega no prato das pessoas. "A carne, ao lado do arroz e feijão são pratos que estão tradicionalmente presentes na mesa do brasileiro. E em um estado que possui o maior rebanho bovino do Brasil e, igualmente, é seu maior exportador, debater esta cadeia desde sua produção, distribuição, comercialização até o consumidor, é objetivamente resguardar a qualidade desta proteina e como ela precisa chegar na mesa da família mato-grossense".
"Assim, esta é uma discussão importantíssima porque estamos falando não só da carne bovina, mas também de outras proteinas como a suína e a do frango. E, graças a Deus, em um Estado que realiza uma inspeção muito forte sobre estes produtos. Assim, realizamos uma roda de conversa ampliada com especialistas, produtores e profissionais desta cadeia para falar de rastreabilidade, qualidade da carne e a confiança do consumidor por meio da excelência na produção".
A deputada unista ainda parabenizou a gestão do município pela ações propositivas, no sentido de garantir qualidade do alimento à população.
*Quero parabenizar o prefeito de Campo Verde, Alexandre Lopes de Oliveira e a vice-prefeita Edna Queiroz da Silva, igualmente, secretária municipal de Saúde, por estarmos aqui debatendo o campo - com a produção da proteina -, e a cidade a partir do comerciante e do consumidor final. Assim, uma excelente oportunidade para atualização de conhecimentos, troca de experiências e alinhamento das boas práticas já exigidas pela legislação".
O evento em parceria com o Procon do município, foi realizado pelas secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária. E mirou a produção, processamento e distribuição da carne, desde a criação até o consumo final. Uma cadeia complexa que interliga diversos setores, incluindo a produção de insumos, a criação e engorda dos animais, abate, processamento, comercialização e a distribuição.
Entenda
A roda de conversa desta quinta, foi uma das fases da Operação 'Carne Segura', iniciada em março de 2025, de olho em transformar a forma com que a carne é comercializada em Campo Verde, e, assim, garantir maior segurança aos consumidores.
De acordo com o diretor do Procon, no município, Pedro Marins, a operação tem três etapas. Uma primeira com comerciantes, onde profissionais que atuam nas várias etapas da cadeia produtiva da carne - desde a origem até a venda ao consumidor - detalham a legislação. Uma segunda com fiscalização e ações integradas entre as equipes do Procon e da Vigilância Sanitária, com objetivo de prevenir problemas de saúde pública decorrentes da ingestão de produtos contaminados ou malconservados.
E uma outra junto aos feirantes que atuam no município com a comercialização de carnes in-natura, assegurando orientações quanto a correta conservação do produto e da importância de práticas seguras para manter a qualidade dos alimentos e prevenir a circulação de carne clandestina.
Notícias dos Poderes
Inundações no Texas deixam 43 mortos e dezenas de crianças desaparecidas
06 de Julho de 2025 as 08h05Sema deflagra 127 operações contra crimes ambientais e aplica R$ 1,3 bilhão em multas
06 de Julho de 2025 as 00h49Condutor de carro morre ao colidir contra carreta na BR-163 em Sinop
05 de Julho de 2025 as 14h30Corpo de Bombeiros combate suspeita de incêndio criminoso em residência
Militares impediram que o fogo se alastrasse por toda a edificação; ninguém ficou ferido
05 de Julho de 2025 as 14h19Mulher é internada para operar fêmur e sai de hospital com pinos na perna errada
04 de Julho de 2025 as 16h14Justiça Federal de Sinop tem 2,4 mil processos esperando sentença há mais de 30 dias
Destes, 587 estão prontos para receber a sentença do juiz há mais de 180 dias
04 de Julho de 2025 as 16h05Motociclista italiano é morto por ursa após tirar selfie com os animais em famosa estrada da Romênia
Omar Farang Zin foi arrastado por mais de 55 metros de uma ravina íngreme e não resistiu aos ferimentos
04 de Julho de 2025 as 14h44Energisa explica como vai funcionar a Nova Tarifa social
Mais famílias poderão ser beneficiadas com descontos nas contas que podem chegar a 100% do consumo de energia
04 de Julho de 2025 as 14h34