Gestão Integrada
Corpo de Bombeiros de Mato Grosso ativa Sala de Situação Central
Solenidade marca o começo das ações coordenadas entre instituições para evitar e combater incêndios florestais no estado
Geral | 03 de Junho de 2025 as 15h 31min
Fonte: Assessoria – CBMMT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, na segunda-feira (2.6), uma solenidade que marcou o início das operações da Sala de Situação Central (SSC), estrutura criada para reforçar as ações de monitoramento, prevenção e combate aos incêndios florestais no estado.
O evento foi realizado no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá, e reuniu autoridades estaduais, federais e representantes da sociedade civil.
A Sala de Situação Central foi instituída por meio do Decreto nº 1.403/2025, que declarou estado de emergência ambiental em Mato Grosso e definiu o período proibitivo do uso e manejo do fogo em áreas rurais. No Pantanal, a restrição vigora de 1º de junho a 31 de dezembro. Já nas regiões da Amazônia e do Cerrado, o período vai de 1º de julho a 30 de novembro.
Instalada no BEA, a SSC tem caráter consultivo e deliberativo. Seu objetivo é reforçar as ações de monitoramento, análise técnica, otimização de recursos e resposta rápida às ocorrências, de forma integrada entre os diferentes níveis de governo.
Durante a cerimônia, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, destacou a importância da inauguração e do planejamento antecipado.
“Estamos aqui para marcar o início oficial do período proibitivo contra queimadas em nosso estado. Mas é importante reforçar que este marco é apenas a ponta visível de um trabalho que já vem sendo construído há muitos meses, com base em dados técnicos, planejamento estratégico e, principalmente, integração entre diferentes instituições. Obrigado a todos que tornam esse trabalho possível. Seguimos juntos, com responsabilidade e compromisso com o nosso território.” afirmou o coronel.
A Sala de Situação Central dispõe de 30 assentos, entre titulares e suplentes, destinados a representantes de órgãos públicos e entidades de proteção ambiental convidadas a compor o núcleo de coordenação operacional. A coordenação geral das atividades está a cargo da Diretoria Operacional do CBMMT.
Na ocasião, o deputado estadual Carlos Avallone reforçou o comprometimento do Legislativo e a importância do esforço coletivo das instituições.
“Temos feito um esforço coletivo importante para fortalecer nossas brigadas, apoiar a Defesa Civil e garantir mais segurança ambiental para a população. As reuniões semanais, o envolvimento das forças armadas têm sido fundamentais nesse processo. O combate ao fogo exige preparo e presença no território, e é por isso que estamos investindo em estrutura, equipamentos e, principalmente, em gente comprometida com a preservação.” disse Avallone.
A secretária de Meio Ambiente Mauren Lazzaretti também presente, destacou a capacidade de articulação do Estado e os avanços obtidos ao longo do ano.
“A presença de tantas instituições aqui demonstra a capacidade do Estado de Mato Grosso de atuar de forma integrada, cooperativa e técnica. Ao longo deste ano, aprofundamos o diálogo com o governo federal, fortalecemos parcerias e aperfeiçoamos nossos planejamentos, sempre com foco na eficiência do uso de recursos e na efetividade das ações no território. O estado está preparado.” afirmou a secretária.
A solenidade também marcou o início de uma nova etapa na estratégia de gestão ambiental do estado, que aposta na união entre prevenção, tecnologia e cooperação entre instituições para enfrentar os desafios impostos pelo período de estiagem e pelo agravamento das mudanças climáticas.
Entre os órgãos que integram o núcleo estão, além do CBMMT, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a Secretaria Adjunta de Integração Operacional (Saiop) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), a Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil, a Polícia Militar, a Polícia Judiciária Civil e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
Também participaram como entidades convidadas: o Exército Brasileiro, a Marinha do Brasil, a Força Aérea Brasileira, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/Prevfogo), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Sesc Pantanal.
Notícias dos Poderes
Investimentos bilionários podem impulsionar produção de etanol de milho em 50% até 2027
28 de Agosto de 2025 as 21h53Justiça recupera R$ 5,7 milhões em multas ambientais para Mato Grosso
29 de Agosto de 2025 as 07h27Metanol importado para empresas de MT era desviado e adulterado em SP
Investigações apontam que metanol importado para empresas de MT era desviado
28 de Agosto de 2025 as 16h23Brasil tem 15 cidades com mais de 1 milhão de habitantes
Apenas Guarulhos e Campinas não são capitais
28 de Agosto de 2025 as 15h16Preso por esquema bilionário em SP tem fazenda de R$ 17 milhões em MT
Propriedade está em Chapada dos Guimarães
28 de Agosto de 2025 as 15h14Inscrições para Torneio de Pesca encerram no domingo (31)
28 de Agosto de 2025 as 13h45Festeja Sinop: banho na Praia do Cortado será permitido apenas nos dias do Festival de Praia
Banho não será autorizado durante a Romaria Fluvial e o Torneio de Pesca
28 de Agosto de 2025 as 13h23Show do Padre Reginaldo Manzotti e abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, será domingo (31) às 19h30
O show nacional será logo após a cerimônia de abertura dos 33º Jogos Olímpicos e 2º Jogos Paralímpicos
28 de Agosto de 2025 as 13h21