Inspeção no TJMT
CNJ tem dever de 'expurgar' maus magistrados, afirma ministro
Corregedor nacional de Justiça está em Cuiabá para comandar inspeção no Tribunal de Justiça
Geral | 24 de Junho de 2025 as 11h 04min
Fonte: Mídia News

O corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, afirmou que o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) tem o dever constitucional de expulsar da Magistratura brasileira quem mancha a imagem dela.
“Não preciso de representação de ninguém para dar início a uma investigação contra qualquer magistrado ou magistrada brasileira. Nós temos o dever de expurgar da Magistratura nacional aqueles que se hospedaram indevidamente nela”, disse Campbell durante solenidade na manhã desta terça-feira (24) no Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
O corregedor está em Cuiabá para realizar, até a próxima sexta-feira (27), uma inspeção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Tribunal de Justiça para avaliar o funcionamento dos setores administrativos e judiciais.
Campbell ainda ressaltou a boa conduta da ampla maioria dos magistrados e afirmou que as investigações devem ser responsáveis.
“Não nos cabe nenhum protagonismo político e não nos cabe fazer qualquer proselitismo político. Não nos cabe brincar com a honra de ninguém, sobretudo com a honra da Magistratura nacional”.
“O país possui 18 mil juízes e juízas. E ao longo desses 20 anos não chegamos na casa de 150 magistrados punidos pelo Conselho Nacional de Justiça”, encerrou.
✅Siga o canal do GC Notícias no WhatsApp.
📷Siga nosso perfil no Instagram.
Estremecimento
A inspeção já estava prevista e integra o programa de fiscalização do CNJ nos tribunais brasileiros, visando garantir a qualidade e a transparência do sistema de Justiça. Segundo o Conselho, a inspeção busca assegurar a regularidade e a eficiência dos serviços prestados pelo Judiciário mato-grossense e pelos cartórios extrajudiciais.
O TJMT enfrentou recentemente escândalos, como do Vale-Peru, de repercussão nacional, e tem dois desembargadores afastados desde agosto de 2024. Os magistrados Sebastião Moraes Filho e João Ferreira Filho são suspeitos de envolvimento no esquema de pagamentos ilícitos intermediados pelo advogado Roberto Zampieri.
Além disso, outros dois juízes foram afastados das funções. Anderson Candiotto, da 4ª Vara Cível de Sorriso, foi afastado pela Corregedoria, e Ivan Lúcio Amarante, da 2ª Vara da Comarca de Vila Rica (MT), por determinação do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal.
Em todos os casos, eles são apenas suspeitos, não havendo condenação até o momento.
“Aqueles que se hospedaram na Magistratura brasileira para enodoar-la, nós da Corregedoria possuímos o dever constitucional de expurgá-los, para que tenhamos cada vez mais a credibilidade que o Judiciário brasileiro possui”, completou.
Notícias dos Poderes
Ele viu o pai ser morto e 12 anos depois atuou no júri que condenou assassinos
Geraldo Xavier de Faria Júnior presenciou o crime em 2013, formou-se em direito e conseguiu Justiça
06 de Julho de 2025 as 13h38Em 2025, penduricalhos de juízes já superam custo de 5 programas sociais
Em 2025, 18,9 mil magistrados recebem mais em “penduricalhos” do que 5,37 milhões de famílias que ganham o Auxílio-Gás do governo
07 de Julho de 2025 as 07h35Peão de 21 anos morre após ser pisoteado por touro durante rodeio em MT
06 de Julho de 2025 as 13h01Ponte do Juruena é maior do que as 5 pontes entre Cuiabá e Várzea Grande juntas
Localizada na MT-208 entre Cotriguaçu e Nova Bandeirantes, a ponte sobre o Rio Juruena terá 1.360 metros de extensão
06 de Julho de 2025 as 13h02Inundações no Texas deixam 43 mortos e dezenas de crianças desaparecidas
06 de Julho de 2025 as 08h05Sema deflagra 127 operações contra crimes ambientais e aplica R$ 1,3 bilhão em multas
06 de Julho de 2025 as 00h49Condutor de carro morre ao colidir contra carreta na BR-163 em Sinop
05 de Julho de 2025 as 14h30Corpo de Bombeiros combate suspeita de incêndio criminoso em residência
Militares impediram que o fogo se alastrasse por toda a edificação; ninguém ficou ferido
05 de Julho de 2025 as 14h19