Raio -X no judiciário
CNJ fará 'pente-fino' no Tribunal de Justiça e cartórios extrajudiciais de Mato Grosso
Geral | 18 de Junho de 2025 as 10h 37min
Fonte: O documento

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizará, entre os dias 24 e 27 de junho, uma inspeção nos setores administrativos e judiciais do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), abrangendo o primeiro e o segundo graus de jurisdição, além de serventias extrajudiciais (cartórios) do Estado.
A medida foi determinada pela Portaria nº 28/2025, assinada pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques.
Segundo o CNJ, o objetivo é verificar o funcionamento dos serviços prestados pelo Judiciário mato-grossense, mesmo sem a existência de indícios prévios de irregularidades.
Durante o período da inspeção, os prazos processuais e os atendimentos forenses não serão suspensos.
As atividades ocorrerão das 9h às 18h, e cada setor deverá manter, no mínimo, um juiz e um servidor à disposição para prestar informações à equipe da Corregedoria Nacional de Justiça.
A portaria assegura à equipe do CNJ acesso irrestrito aos sistemas judiciais e administrativos do Tribunal desde a publicação do ato até o julgamento final do relatório de inspeção. Além disso, o TJMT deverá manter atualizados os dados na Base Nacional do Poder Judiciário (Datajud).
O CNJ também solicitou à Presidência do Tribunal a disponibilização de uma sala com estrutura mínima para nove pessoas e um espaço adicional para atendimento ao público. Órgãos como o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Procuradoria-Geral do Estado e a OAB-MT foram convidados a acompanhar os trabalhos.
A inspeção será conduzida inicialmente pelo desembargador Arnoldo Camanho de Assis e pelo juiz Lizandro Garcia Gomes Filho, ambos do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Os demais membros da equipe serão designados por ofício próximo ao início da vistoria. O procedimento tramitará sob segredo de Justiça.
Notícias dos Poderes
Decreto da Assembleia Legislativa suspende atividades da Capital Consig em MT
Empresa é alvo de denúncias por descontar juros abusivos das contas de servidores estaduais
07 de Julho de 2025 as 16h36China firma acordo para 'rasgar' Brasil com ferrovias
Acordo estuda a viabilidade de um corredor ferroviário, ligando o Brasil ao Oceano Pacífico
07 de Julho de 2025 as 15h54Juiz de MT sofre traumatismo craniano em acidente e vai para UTI
Veículo em que estava Cláudio Deodato Rodrigues Pereira teria capotado na região de Campo Verde
07 de Julho de 2025 as 15h51Turismo de guerra deve crescer quase 75% e valer US$ 927 mi até 2035
Especialistas explicam o que é esse tipo de turismo, quando ele é mais procurado e o motivo de estar em ascensão
07 de Julho de 2025 as 16h33