Venda de sentença
CNJ agenda julgamento de PAD contra desembargador de MT
Geral | 14 de Julho de 2025 as 11h 43min
Fonte: Gazeta Digital

O corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques agendou para a próxima sessão ordinária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o julgamento de pedido de abertura de processo administrativo disciplinar (PAD) contra o desembargador afastado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), João Ferreira Filho.
O julgamento ocorrerá na primeira sessão pós-recesso, marcada para o dia 5 de agosto, e após um ano da decisão do CNJ que o afastou do cargo, após análise do celular do advogado Roberto Zampieri, assassinado em dezembro de 2023. Nele, se descobriu uma série de conversas com fortes indícios de corrupção entre magistrados, que recebiam vantagens indevidas para conceder decisões judiciais, tendo Zampieri e lobista Andreson Gonçalves de Oliveira como operadores.
Recentemente em Cuiabá, durante abertura da inspeção do CNJ no Tribunal de Justiça mato-grossense, Mauro Campbell afirmou que sua missão é ‘expurgar’ magistrados corruptos que usam o cargo para manchar a imagem do Poder Judiciário brasileiro.
“Nós temos o dever de expurgar da Magistratura Nacional aqueles que se hospedaram indevidamente nela. A imensa maioria dos quadros da Magistratura Nacional é composta por pessoas, probas, corretas. E, incomparavelmente, nenhum magistrado no mundo inteiro, possui a responsabilidade social e técnica que o magistrado brasileiro possui”, disse Campbell na ocasião.
João Ferreira Filho foi afastado em 1º de agosto de 2024 juntamente com o desembargador Sebastião de Moraes Filho. Ambos foram alvos em novembro do ano passado de busca e apreensão. A Polícia Federal também passou a monitorá-los por tornozeleiras eletrônicas por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin.
Em um dos trechos da decisão que determinou o monitoramento eletrônico, Ferreira Filho, por exemplo, aponta que ele aceitou um relógio de luxo como ‘presente’. Em um dos diálogos, há uma troca de mensagens e imagens entre ambos acerca de um relógio da marca Patek Phillipe, cujo valor pode chegar a mais de R$ 300 mil.
O advogado chegou a mencionar que levaria o relógio para ele avaliar. ‘Eu vou levar esse para o senhor ver, amanhã ou sexta’, diz trecho divulgado pela PF. O presente seria referente a duas ações.
A defesa de João Ferreira Filho afirma desde o início das investigações, que ele nega as acusações.
Notícias dos Poderes
Idosa de MT descobre que estava oficialmente morta e tem aposentadoria bloqueada por erro do INSS
A situação só foi solucionada graças a um mutirão da Justiça realizado no distrito de Santa Clara do Monte Cristo, na região de fronteira do estado, entre os dias 1º e 9 de julho de 2025
14 de Julho de 2025 as 15h40Mulher mobiliza bombeiros ao descansar à beira da rodovia em Nova Mutum: 'Só estou tomando um solzinho'
Populares acionaram o Corpo de Bombeiros após verem mulher caída, mas ela estava apenas aproveitando a manhã tranquila
14 de Julho de 2025 as 15h37Morre no hospital motociclista ferido em acidente com duas motos em Sinop
14 de Julho de 2025 as 15h13Motociclista morre em grave acidente com caminhão em Sinop; condutor fugiu do local
14 de Julho de 2025 as 15h08Após espionar ministros do STF, coronel deixa MT e vai a prisão federal
Caçadini é suspeito de matar advogado Roberto Zampieri
14 de Julho de 2025 as 11h36Hovet Sinop oferece atendimento oftalmológico para animais
Hospital Veterinário do Campus Sinop oferece atendimento oftalmológico para animais de pequeno, grande porte e silvestres
14 de Julho de 2025 as 10h39Acidente entre duas motos deixa três feridos em Sinop
Uma passageira foi parar em valeta e quebrou perna
14 de Julho de 2025 as 09h33Concurso premiou fotos aéreas mais incríveis de 2025; confira 10 destaques
A estreia do “Fotógrafo Aéreo Internacional do Ano” mostrou que as imagens tiradas do alto se firmaram como uma forma poderosa de expressão artística e documentação ambiental
13 de Julho de 2025 as 19h52