Caso Renato Nery
Casal suspeito de ser mandante do assassinato de Renato Nery é preso em Primavera
Geral | 09 de Maio de 2025 as 09h 58min
Fonte: Unica News

O casal Cesar Jorge Sechi e Julinere Goulart Basto foi preso pela Polícia Civil na manhã desta sexta-feira (9). Eles são apontados como mandante do assassinato do advogado Renato Nery, executado a tiros em frente ao seu escritório em julho do ano passado.
Além dos dois mandados de prisão, também foram expedidos mandados de busca e apreensão pelo juízo do Núcleo de Inquéritos Policiais da Comarca de Cuiabá (NIPO). Os envolvidos respondem por homicídio qualificado.
As ordens judiciais foram cumpridas em Primavera do Leste, no condomínio onde o casal reside, no mesmo local alvo de buscas e prisões anteriores, e também em uma segunda casa que fica em outro endereço na cidade.
A determinação do juízo foi expedida após confirmação dos indícios que constam nos autos do inquérito, que segue para conclusão.
A Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa de Cuiabá teve acesso a informações e fatos relevantes, que confirmaram outras provas sobre a identificação dos autores da execução, dos intermediários e dos mandantes.
As investigações da Polícia Civil apontam que o homicídio foi motivado por disputa de terra.
Após cumprimento das buscas e das prisões temporárias, o casal será apresentado na audiência de custódia e posteriormente encaminhado até a sede da DHPP, em Cuiabá. A investigação está em fase final.
Essa não é a primeira vez que o casal é alvo de operação por conta da morte de Nery. Em novembro do ano passado eles foram alvos da Operação Office Crimes e já eram suspeitos de serem os mandantes do crime por disputa de terras. Em abril uma nova fase da operação foi deflagrada e eles passaram a ser monitorados por tornozeleira eletrônica.
Caso Renato Nery
Renato Nery morreu aos 72 anos, atingido por disparos de arma de fogo no dia 5 de julho do ano passado, na frente de seu escritório, localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, na Capital. O advogado chegou a ser socorrido e submetido a uma cirurgia em um hospital privado de Cuiabá, mas morreu horas após o procedimento médico.
Desde a ocorrência, a DHPP realizou inúmeras diligências investigativas, com levantamentos técnicos e periciais, a fim de esclarecer a execução do advogado.
Notícias dos Poderes
Com alta de 26% em dez anos, mortes com motos disparam em MT
Óbitos com motos representam 44% das mortes no trânsito no estado; país enfrenta novo ciclo de alta após estabilidade na pandemia
13 de Maio de 2025 as 21h49MT é o 3º estado com mais resgatados em trabalho análogo à escravidão
14 de Maio de 2025 as 06h25Quatro juízes se inscrevem para vaga de desembargador no TJMT; Juanita Clait é a favorita
13 de Maio de 2025 as 19h05Prefeitura muda o tom e busca anulação de concurso público
Advogados da prefeitura defendem a extinção do concurso realizado em 2020. Cerca de 170 servidores foram contratados
13 de Maio de 2025 as 18h37Novo secretário de Saúde tem ‘currículo’ preocupante
Processo criminal, condenação no TCE e ações no MP marcam o histórico do novo gestor da Saúde
13 de Maio de 2025 as 16h04