PEC 66/2023
Bancada federal e AMM debatem dívidas com gestores, em MT, nesta segunda
Geral | 06 de Junho de 2025 as 23h 53min
Fonte: Assessoria

Nesta próxima segunda-feira (09.06), será realizado em Cuiabá, no auditório da Associação Mato-Grossense dos Municípios, Seminário estadual sobre a Proposta de Emenda à Constituição - PEC 66/2023 -, que está em tramitação no Congresso Nacional. A proposta permite que os municípios possam parcelar dívidas previdenciárias em até 300 vezes e estabelece limites para o pagamento de precatórios. A medida é considerada prioritária pelo movimento municipalista.
O evento - sob a coordenação da Comissão Especial da Câmara dos Deputados -, está aberta a prefeitos, vices, secretários, vereadores e técnicos e contará com a participação de parlamentares estaduais e federais, em especial, com a deputada federal Gisela Simona (União Brasil), integrante da Comissão da PEC, da senadora Margareth Buzetti(PSD), coordenadora da bancada de Mato Grosso, no Congresso, e do presidente em exercício da AMM, Hemerson Maninho.
Para Gisela Simona, esta discussão se faz necessária até porque a PEC foi tema principal dos debates, este ano, da XXVI Marcha a Brasília, em Defesa dos Municípios. Na busca de abrir um novo prazo de parcelamento para débitos dos municípios, com seus regimes próprios de previdência social.
"É muito importante esse seminário, pois seu objetivo é claro: facilitar a participação dos gestores municipais de Mato Grosso, seja prefeito, vice, ou secretários envolvidos com as finanças das cidades. Afinal, a PEC 66/2023 foi a principal pauta do movimento municipalista de 2025. Assim, muitos destes gestores foram à Brasília, buscar saídas exequíveis de manter o equilíbrio fiscal de suas administrações, com o parcelamento especial de débitos previdenciários e também da definição dos tetos para pagamentos de precatórios".
Gisela ainda aponta que dos 142 municípios mato-grossenses, 121 enfrentam sérias dificuldades com dívidas previdenciárias acumuladas e decisões judiciais que já comprometem seus orçamentos. Desta forna, a medida é considerada fundamental para garantir a sustentabilidade financeira e a continuidade dos serviços públicos essenciais.
"É muito importante que estes gestores participem, inclusive, para se atualizarem com relação ao tema. E o que podemos criar de emendas ao texto, pois a Câmara dos Deputados pretende votar esta PEC ainda nesse primeiro semestre de 2025. Então, como membro da Comissão Especial, a nossa intenção é exatamente facilitar o acesso dos nossos municípios nessa discussão que pode se tornar o divisor de água para muitas prefeituras de Mato Grosso".
Igualmente, para a senadora Margareth Buzetti, a proposta pode assegurar 'um respiro financeiro aos municípios', assim, precisa ser aprovada.
"Essa PEC é fundamental para prefeituras que estão sufocadas por dívidas previdenciárias e precatórios. Sem esse fôlego fiscal, muitos geestores simplesmente não conseguem manter os serviços públicos funcionando. A proposta não tira dinheiro de ninguém, ela apenas dá condições reais para que as prefeituras possam pagar o que devem sem quebrar", ainda defendeu a senadora.
Serviço
Evento: Seminário sobre a PEC 66/23
Data: Segunda-feira, 9 de junho
Horário: Às 9 horas
Local: Auditório da sede da Associação Mato-Grossense dos Municípios - AMM – Cuiabá (MT)
Notícias dos Poderes
TJ-MT avalia pagamento bilionário de adicional retroativo a 2,4 mil servidores
A medida segue autorização do corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, publicada no último dia 22 de agosto
27 de Agosto de 2025 as 07h16MPF abre procedimento para acompanhar impactos socioambientais da Usina Hidrelétrica de Colíder
Medida foi motivada pelo rebaixamento emergencial do reservatório da usina, iniciado em 15 de agosto.
27 de Agosto de 2025 as 07h27Mutirão em Sinop vai trabalhar CAR Digital
Sema e parceiros farão atendimentos sobre regularização ambiental e incentivos financeiros
26 de Agosto de 2025 as 15h56Governo suspende leilão de lote de rodovias após pedido do TCE
Trechos são importantes na escoação da produção; Corte atendeu de uma das empresas interessadas
26 de Agosto de 2025 as 14h58TCE-MT aponta falhas na segurança do transporte escolar de Sinop
Foram fiscalizados 32 veículos durante a Operação Ordenada Transporte Escolar Seguro
26 de Agosto de 2025 as 14h56Festeja Sinop: Confira programação institucional do aniversário de 51 anos
26 de Agosto de 2025 as 14h53Ação solidária da Semana de Enfermagem garante doação de materiais à Apae
26 de Agosto de 2025 as 11h03Conversas no Whats revelam esquemas em recuperações judiciais em MT
Estadão começa revelar 9 mil conversas achadas no celular de advogado morto
26 de Agosto de 2025 as 10h11